Gamificação no RH: motivando e engajando colaboradores

Confira exemplos práticos de como a gamificação pode beneficiar os colaboradores

21 de Maio de 2025

Leitura de 6 min

Em 2025, o mercado de gamificação é estimado em pouco mais de US$ 29 bilhões, devendo chegar em US$ 92,5 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 26,02% dentro desse período. Os dados são da Mordor Intelligence, especialista em consultoria e inteligência de mercado.

Esses números impressionantes são a prova de que empresas de mundo todo estão adotando a gamificação como uma ferramenta de crescimento através do engajamento de clientes e colaboradores.

No RH, esse método pode ser aplicado em atividades de treinamentoonboardingconquista de metas de forma descontraída, envolvente e que traz resultados que fazem a diferença.

Índice:

O que é gamificação?

A gamificação aplica elementos presentes em jogos em diferentes atividades e contextos do dia a dia, usando componentes lúdicos para criar uma experiência mais imersiva e cativante.

Embora tenha grande associação com jogos, a gamificação não significa, necessariamente, criar um jogo no sentido literal da palavra – ainda que seja possível. Recursos como níveis, rankings, desafios e recompensas vêm dos games, mas podem ser incluídos em tarefas baseadas em competição sem que se transformem em brincadeira.

Apesar de ser uma tática leve e descomplicada para alcançar objetivos, é levada muito a sério por marcas globais, implementada no acúmulo de pontos incentivado por operadoras de cartão de crédito e programas de fidelidade em redes de fast food, por exemplo.

Duolingo é um grande exemplo de gamificação. Ao transformar o processo de aprendizagem de um novo idioma mais fácil e divertido por meio de tarefas diárias, recebimento de prêmios ao cumprir desafios, evolução de níveis e da famosa ofensiva, os usuários se mantém consistentemente engajados.

Como surgiu a gamificação?

O conceito de gamificação como conhecemos hoje foi estabelecido no século XXI, mas estratégias desse gênero vêm sendo utilizadas há mais de cem anos.

Um dos registros mais antigos é dos selos verdes da S&H, uma empresa norte-americana que vendia selos para supermercados, postos de gasolina e lojas em geral.

Como forma de incentivar a lealdade dos clientesaumentar as vendas, os estabelecimentos distribuíam selos a cada compra. Depois de coletar uma determinada quantidade, os consumidores podiam trocá-los por produtos totalmente gratuitos. Esse plano de fidelização durou por muito tempo, de 1896 até o final dos anos 1980.

Mas o termo gamification (em inglês) surgiu apenas em 2002. Foi usado pela primeira vez pelo desenvolvedor de jogos Nick Pelling, cuja missão era criar uma interface semelhante a de videogames para otimizar a operação de caixas-eletrônicos.

Benefícios da gamificação (em números)

AmplifAI, empresa de soluções tecnológicas baseadas em IA (Inteligência Artificial), reuniu algumas estatísticas que comprovam os benefícios da gamificação.

Colaboradores

  • 90% se sentem mais produtivos
  • 83% se sentem mais motivados
  • Crescimento de 50% na produtividade da força de trabalho
  • Mais engajamento em até 60%

A pesquisa também mostra que 61% dos colaboradores tendem a ficar mais entediados quando realizam treinamentos convencionais, enquanto 78% nem ao menos percebem os elementos de gamificação em suas atividades.

Empresas

  • 7x mais rentabilidade
  • Crescimento dos lucros em até 700%
  • Desempenho de vendas 3.5x maior
  • Aumento de 25,3% em conversões
  • Aumento de 50% em conversões de vendas

Em relação ao funcionamento operacional, os dados da AmplifAI mostram que as empresas observam uma alta de 60% no engajamento de treinamentos e onboarding

Gamificação no RH

Processos longos e tediosos são suavizados e simplificados pela gamificação, como avaliações em processos seletivos, treinamentos e integração.

Além de tornar as coisas mais rápidas e menos custosas, a estratégia também prende o interesse e ajuda na absorção de informações.

Veja a seguir alguns exemplos reais de gamificação no RH de várias empresas diferentes!

Domino’s

Nos Estados Unidos, a maior franquia de pizzas do mundo levou a gamificação ao pé da letra em seu processo seletivo.

O jogo de simulação Pizza Hero, da Domino’s, permitia que os consumidores pedissem suas pizzas ao criá-las virtualmente, personalizando massa, molho e demais ingredientes. Os clientes comiam as próprias criações e podiam até mesmo receber um convite para que se candidatassem a empregos nas cozinhas da Domino’s.

Além da diversão e interatividade no processo de compra – que gerou mais de US$ 1 milhão em apenas uma semana –, o setor de Recursos Humanos também foi favorecido porque aproveitou a oportunidade para avaliar o desempenho dos usuários e encurtar o processo seletivo.

Para a Domino’s, pensando especificamente no RH, as vantagens foram atração de talentos simplificadarecrutamento de baixo custoexposição dos valores e da personalidade da marca.

Accenture

Para estimular a cultura de colaboração e o compartilhamento de conhecimento, os colaboradores da empresa de consultoria Accenture ganham pontos ao completar seus perfis on-line na plataforma de comunicação interna, escrever artigos úteis e publicar documentos reutilizáveis.

Dependendo dos pontos, as recompensas incluem reconhecimento público nos materiais de comunicação interna, selos de verificação nas páginas virtuais e e-cards de US$ 100.

Deloitte

Na Deloitteexpert em consultoria, auditoria e gestão de riscos, os novos colaboradores aprendem sobre privacidade, compliance, éticas e procedimentos diversos por meio de um onboarding digitalizado e gamificado.

Uma das tarefas é responder um quiz individualmente, cujas respostas são discutidas com o time para que apenas uma solução seja escolhida coletivamente.

Também há visitas virtuais aos escritórios de Pequim, Xangai e Hong Kong. Os colaboradores começam a tour no cenário interativo de um aeroporto, onde devem selecionar o destino e “voar” até o local desejado para iniciar a visita.

McDonald’s

Atendentes do McDonald’s treinam com a ajuda do McDonalds POS Training Simulator, um jogo de simulação para que os colaboradores aprendam a usar o sistema operacional do restaurante.

O jogo pede que os usuários registrem pedidos, solicitem personalizações nos lanches e processem pagamentos com o máximo de qualidade e rapidez. Pontuações, feedbacksrankings são atualizados a cada jogada.

De acordo com o site oficial do programa, o game é importante para o desenvolvimento de habilidadesretenção de informaçõesengajamento dos novos colaboradores.

O McDonalds POS Training Simulator está disponível para download em dispositivos Android e iOS, o que significa que qualquer pessoa pode jogá-lo. Inclusive, o treinamento viralizou no TikTok em 2023.

Relatórios indicam que o esquema de gamificação ajudou o McDonald’s a economizar £ 1,5 milhões em custos de treinamento para mais de 50 mil colaboradores.

 

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