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Confira exemplos práticos de como a gamificação pode beneficiar os colaboradores
21 de Maio de 2025
Leitura de 6 min
Em 2025, o mercado de gamificação é estimado em pouco mais de US$ 29 bilhões, devendo chegar em US$ 92,5 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 26,02% dentro desse período. Os dados são da Mordor Intelligence, especialista em consultoria e inteligência de mercado.
Esses números impressionantes são a prova de que empresas de mundo todo estão adotando a gamificação como uma ferramenta de crescimento através do engajamento de clientes e colaboradores.
No RH, esse método pode ser aplicado em atividades de treinamento, onboarding e conquista de metas de forma descontraída, envolvente e que traz resultados que fazem a diferença.
Índice:
A gamificação aplica elementos presentes em jogos em diferentes atividades e contextos do dia a dia, usando componentes lúdicos para criar uma experiência mais imersiva e cativante.
Embora tenha grande associação com jogos, a gamificação não significa, necessariamente, criar um jogo no sentido literal da palavra – ainda que seja possível. Recursos como níveis, rankings, desafios e recompensas vêm dos games, mas podem ser incluídos em tarefas baseadas em competição sem que se transformem em brincadeira.
Apesar de ser uma tática leve e descomplicada para alcançar objetivos, é levada muito a sério por marcas globais, implementada no acúmulo de pontos incentivado por operadoras de cartão de crédito e programas de fidelidade em redes de fast food, por exemplo.
O Duolingo é um grande exemplo de gamificação. Ao transformar o processo de aprendizagem de um novo idioma mais fácil e divertido por meio de tarefas diárias, recebimento de prêmios ao cumprir desafios, evolução de níveis e da famosa ofensiva, os usuários se mantém consistentemente engajados.
O conceito de gamificação como conhecemos hoje foi estabelecido no século XXI, mas estratégias desse gênero vêm sendo utilizadas há mais de cem anos.
Um dos registros mais antigos é dos selos verdes da S&H, uma empresa norte-americana que vendia selos para supermercados, postos de gasolina e lojas em geral.
Como forma de incentivar a lealdade dos clientes e aumentar as vendas, os estabelecimentos distribuíam selos a cada compra. Depois de coletar uma determinada quantidade, os consumidores podiam trocá-los por produtos totalmente gratuitos. Esse plano de fidelização durou por muito tempo, de 1896 até o final dos anos 1980.
Mas o termo gamification (em inglês) surgiu apenas em 2002. Foi usado pela primeira vez pelo desenvolvedor de jogos Nick Pelling, cuja missão era criar uma interface semelhante a de videogames para otimizar a operação de caixas-eletrônicos.
A AmplifAI, empresa de soluções tecnológicas baseadas em IA (Inteligência Artificial), reuniu algumas estatísticas que comprovam os benefícios da gamificação.
A pesquisa também mostra que 61% dos colaboradores tendem a ficar mais entediados quando realizam treinamentos convencionais, enquanto 78% nem ao menos percebem os elementos de gamificação em suas atividades.
Em relação ao funcionamento operacional, os dados da AmplifAI mostram que as empresas observam uma alta de 60% no engajamento de treinamentos e onboarding.
Processos longos e tediosos são suavizados e simplificados pela gamificação, como avaliações em processos seletivos, treinamentos e integração.
Além de tornar as coisas mais rápidas e menos custosas, a estratégia também prende o interesse e ajuda na absorção de informações.
Veja a seguir alguns exemplos reais de gamificação no RH de várias empresas diferentes!
Nos Estados Unidos, a maior franquia de pizzas do mundo levou a gamificação ao pé da letra em seu processo seletivo.
O jogo de simulação Pizza Hero, da Domino’s, permitia que os consumidores pedissem suas pizzas ao criá-las virtualmente, personalizando massa, molho e demais ingredientes. Os clientes comiam as próprias criações e podiam até mesmo receber um convite para que se candidatassem a empregos nas cozinhas da Domino’s.
Além da diversão e interatividade no processo de compra – que gerou mais de US$ 1 milhão em apenas uma semana –, o setor de Recursos Humanos também foi favorecido porque aproveitou a oportunidade para avaliar o desempenho dos usuários e encurtar o processo seletivo.
Para a Domino’s, pensando especificamente no RH, as vantagens foram atração de talentos simplificada, recrutamento de baixo custo e exposição dos valores e da personalidade da marca.
Para estimular a cultura de colaboração e o compartilhamento de conhecimento, os colaboradores da empresa de consultoria Accenture ganham pontos ao completar seus perfis on-line na plataforma de comunicação interna, escrever artigos úteis e publicar documentos reutilizáveis.
Dependendo dos pontos, as recompensas incluem reconhecimento público nos materiais de comunicação interna, selos de verificação nas páginas virtuais e e-cards de US$ 100.
Na Deloitte, expert em consultoria, auditoria e gestão de riscos, os novos colaboradores aprendem sobre privacidade, compliance, éticas e procedimentos diversos por meio de um onboarding digitalizado e gamificado.
Uma das tarefas é responder um quiz individualmente, cujas respostas são discutidas com o time para que apenas uma solução seja escolhida coletivamente.
Também há visitas virtuais aos escritórios de Pequim, Xangai e Hong Kong. Os colaboradores começam a tour no cenário interativo de um aeroporto, onde devem selecionar o destino e “voar” até o local desejado para iniciar a visita.
Atendentes do McDonald’s treinam com a ajuda do McDonalds POS Training Simulator, um jogo de simulação para que os colaboradores aprendam a usar o sistema operacional do restaurante.
O jogo pede que os usuários registrem pedidos, solicitem personalizações nos lanches e processem pagamentos com o máximo de qualidade e rapidez. Pontuações, feedbacks e rankings são atualizados a cada jogada.
De acordo com o site oficial do programa, o game é importante para o desenvolvimento de habilidades, retenção de informações e engajamento dos novos colaboradores.
O McDonalds POS Training Simulator está disponível para download em dispositivos Android e iOS, o que significa que qualquer pessoa pode jogá-lo. Inclusive, o treinamento viralizou no TikTok em 2023.
Relatórios indicam que o esquema de gamificação ajudou o McDonald’s a economizar £ 1,5 milhões em custos de treinamento para mais de 50 mil colaboradores.
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