Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Job Rotation: saiba o que é e engaje sua equipe com essa prática!

Conheça o Job Rotation, uma modalidade de trabalho que permite uma visão holística e 360º do negócio. Saiba como aplicar e seus principais b...

Por Equipe iFood Benefícios

O setor de RH das empresas sabe como é uma tarefa difícil manter os funcionários motivados, criativos e produtivos. E com o mercado cada vez mais competitivo, as corporações precisam se manter atualizadas para se destacar. Por isso, surge com força um movimento de nova estratégia para essas finalidades, chamado job rotation.

Índice:

O que é Job Rotation?

Job Rotation se traduz como “rotação de trabalho” e seu significado é exatamente esse: fazer um rodízio de funções entre os colaboradores. Dessa forma, os funcionários passam a experimentar e conhecer diversos setores e atividades que a empresa desenvolve, e assim eles têm uma visão 360º do negócio.

Como o Job Rotation impacta as empresas?

O job rotation é uma prática excelente para as empresas que procuram dinamismo e engajamento na equipe, já que foca em aprimoramento profissional para aproveitar ao máximo as habilidades de seus funcionários. 

A estratégia é comumente aplicada em programas de trainee. Nela, os colaboradores são realocados em vários setores da empresa, para que eles possam conhecer suas atividades e procedimentos específicos. Isso potencializa o aprendizado e conhecimento sobre diferentes áreas. 

Assim, os profissionais conseguem descobrir como funciona cada departamento e a engrenagem que faz a corporação acontecer, sendo benéfico para todo mundo. A empresa terá funcionários mais preparados e engajados. E então os colaboradores conseguirão se desenvolver profissionalmente e se tornar mais experientes. 

As consequências são uma equipe mais motivada e unida, além de uma corporação mais forte e concretizada. Os funcionários podem continuar nomeados em um determinado cargo, sem alterar sua carteira de trabalho. Porém, caso ao final da experiência note-se uma melhor performance em outro setor, é possível promover esse trabalhador. 

Conheça os benefícios dessa prática!

Acabar com o turnover tem se tornado uma alta necessidade das empresas. Então, desenvolver seus funcionários, dando a oportunidade deles crescerem e terem reconhecimento é a melhor maneira de mantê-los na equipe. E é nesse âmbito que surgem as diversas motivações para as empresas buscarem aderir ao job rotation. 

Funcionários adquirem visão holística da empresa

Humanizar os processos é ideal para os colaboradores se sentirem pertencentes. E através do job rotation, há uma integração da prática ao conhecimento, fazendo com que os funcionários tenham uma visão holística da empresa. Eles conseguem vê-la na totalidade, entendendo como os departamentos se complementam. 

Dessa forma, gera-se comprometimento, respeito e valorização do funcionário com todos os setores da empresa. E, consequentemente, uma melhor comunicação, produtividade e capacitação profissional. 

Melhora as habilidades dos colaboradores

Com o job rotation, é possível melhorar as habilidades comportamentais e profissionais dos colaboradores. Isso porque, com o conhecimento em novas funções, percepções diferentes sobre os trabalhos realizados se desenvolvem ao longo do tempo. 

Isso é capaz de dar mais maturidade profissional, execução com maior qualidade e até trabalhar o espírito de liderança. Tudo isso coopera para que o funcionário queira se dedicar mais e crescer profissionalmente, buscando aprimoramento de forma espontânea. 

Ocorre a retenção de talentos

Como foi falado, o mercado se encontra cada vez mais competitivo, e ter uma alta rotatividade de funcionários é prejudicial para a empresa. Por isso, reter talentos é primordial. E a estratégia de job rotation estimula os colaboradores a contribuírem com pensamentos e aprendizados que ainda não foram aproveitados. 

Os desafios e dinamismos das novas funções também ajudam a empresa a encontrar os funcionários que demonstram ser proativos e energéticos. Assim, a gestão pode realocar aqueles talentos que irão trazer melhores resultados. 

Aumento do engajamento e da produtividade

A vontade de ser valorizado e reconhecido faz com que os profissionais se engajem e produzam mais. O intuito é ser realocado em uma vaga que mais lhe agrade, ou então ser promovido. Isso beneficia tanto o trabalhador como o coletivo, gerando maior admiração dos colegas em geral. 

Além disso, o aprendizado faz com que o profissional se sinta mais seguro para trabalhar e tomar decisões, gerando assim maior produtividade. Por consequência, há melhores resultados para a empresa, já que o engajamento e qualidade do trabalho se tornam uma crescente. 

Proporciona maior desenvolvimento profissional

Além de tudo isso, o job rotation ainda contribui para o preparo do profissional para o mercado atual. Ele consegue ficar por dentro das inovações e tecnologias, se mantendo antenado na evolução dos setores. 

Isso aumenta o conhecimento do trabalhador e da equipe, fazendo com que todos acompanhem o ritmo e as informações. O resultado são colaboradores confiantes, preparados, e com sentimento de pertencimento. 

Saiba como implementar o Job Rotation na empresa

As formas para implementar o job rotation são diversas. Com elas, é possível gerar resultados a curto, médio e longo prazo. Mas, para funcionar, é necessária uma boa estratégia. Alguns exemplos que você pode colocar em prática, são:

Passo a passo para implementar o Job Rotation na empresa.
Passo a passo para implementar o Job Rotation na empresa.

Analise o perfil de cada membro do time

Antes de qualquer coisa, é preciso entender se os membros da equipe possuem um perfil compatível com esse estilo de trabalho. Faça uma segmentação de perfis, a fim de priorizar no Job Rotation aqueles que têm mais afinidade com a dinâmica.

Dialogue com os colaboradores

Em seguida, converse, explique e exemplifique como funcionará a experiência, mostrando que a empresa estará disponível para qualquer dificuldade ou dúvida durante o processo.

Avalie e selecione os colaboradores

Depois, saiba quais são aqueles profissionais que estão abertos para crescer, que lidam bem com mudanças e se darão bem na experiência.

Tenha um plano de ação baseado numa rotação lógica

Faça a rotação conforme o fluxo de trabalho. Isso é uma maneira mais lógica para os profissionais associarem cada etapa do processo e saber o que é necessário fazer até a entrega final.

Defina coordenadores para auxiliarem

Como haverá um rodízio entre funcionários, é preciso que eles tenham alguém como referência para orientação e para tirar dúvidas no dia a dia. Portanto, defina quem serão os colaboradores responsáveis por isso.

Analise os resultados e feedbacks

Por fim, meça quais foram os resultados dessa dinâmica e pergunte aos participantes o que acharam dessa experiência, considerando pontos positivos e negativos.

Essas são algumas formas de colocar em prática o job rotation, e que podem beneficiar muito! Essa estratégia de aprimoramento é excelente para trazer os colaboradores para perto da empresa, além de crescerem profissionalmente. 

E é possível potencializar ainda mais o sentimento de pertencimento e valorização. Quando a empresa oferece benefícios de qualidade, são gerados mais sorrisos. Se você quer saber mais como o iFood pode te ajudar nisso, é só clicar aqui!

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 6 min