Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Empresas Sustentáveis: invista na sustentabilidade na sua empresa e fortaleça sua marca

Saiba a importância de tornar a sua organização uma empresa sustentável, que contribui ativamente para o meio ambiente.

Por Equipe iFood Benefícios

Nos últimos tempos, a questão ambiental virou uma pauta urgente para a sociedade. E as empresas estão cada vez mais percebendo o gigantesco papel que possuem nesse tema. Por isso, segundo o Google Trends, em 2022 a procura sobre o termo empresas sustentáveis alcançou o pico máximo de popularidade. 

Com esse selo, você pode melhorar a imagem e reputação da sua empresa no mercado, ter um crescimento nos lucros, e claro, ter credibilidade e compromisso com a preservação do meio ambiente.  

Índice:

O que define uma Empresa Sustentável?

O selo de empresa sustentável é dado para aquelas instituições que possuem processos sustentáveis como parte da missão e valores da corporação. Ou seja, elas realizam diversas ações ecológicas, tanto de maneira institucional como organizacional. 

Adotar a estratégia de empresa sustentável garante-lhe o importante rótulo de responsabilidade ambiental. Isso significa atuar diariamente na diminuição dos impactos da indústria na natureza e reduzir qualquer desperdício de riquezas naturais. 

Uma maneira de medir essas ações é através do ESG, sigla para o termo “environmental, social and governance”. Através dele, é possível saber quais práticas ambientais, sociais e de governança a empresa tem feito. Isso significa que a instituição procura construir um mundo mais justo e sustentável, através dos seus processos corporativos. 

Ele também ajuda não apenas a conseguir o selo de empresa verde, mas também a destacar os índices financeiros para investidores

Ao cuidar do meio ambiente, possuir responsabilidade social corporativa e adotar boas práticas de governança, a empresa tem um aumento financeiro. E, por isso, diversos investidores procuram se relacionar com essas empresas. 

Selo Empresa Verde: saiba como funciona!

O selo de empresa verde pode ser usado mundialmente, dando inclusive destaque internacional para a sua instituição. Mas, por ser um diferencial e oferecer tantas vantagens corporativas, o processo de obtenção do selo é um pouco burocrático. 

Primeiramente, sua empresa precisa solicitar um laudo técnico, feito por instituições de pesquisas cadastradas, e apresentar um percentual de reaproveitamento ou reciclagem de insumos. 

De acordo com os IMAs estaduais, os números que esses materiais devem ter é de, no mínimo, 82% para papelão, 54% para plástico, 89% para papel e 80% de matéria-prima com recursos sólidos provenientes da construção civil.

Após possuir a aprovação do laudo, a empresa precisa apresentar documentos comprobatórios para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) da sua região.  Além disso, é importante a instituição realizar ações de cunho institucional, como a plantação de árvores, o desenvolvimento de trabalhos naturais, entre outros. 

Qual a importância das Empresas Sustentáveis?

Como foi visto, não é tão simples conseguir o selo de empresa sustentável. Porém, ele é extremamente benéfico, tanto para o meio ambiente como para a corporação. As vantagens no mercado são inúmeras. Por isso, todo o esforço para conquistar o selo é válido. 

E, como a urgência de ajudar o meio ambiente está cada vez maior, é muito importante as empresas buscarem fazer a sua parte. Assim, você terá resultados ainda mais positivos, além de ajudar na preservação do planeta. Algumas vantagens de se ter o selo de empresa verde são:

Corporação mais humanizada

Em uma sociedade capitalista, precisamos tomar certos cuidados para que as organizações não se tornem órgãos que somente exploram o ambiente para continuar produzindo. É necessário ter uma consciência socioambiental para equilibrar receita com preservação do ecossistema, tornando a empresa mais sustentável e humanizada.

Engajamento com causas ambientais

A preocupação com o meio ambiente é uma pauta em alta nos dias de hoje. Dessa forma, empresas que se esforçam para serem sustentáveis acabam atraindo uma gama de consumidores e aumentando sua relevância no mercado.

E o principal: passam a fazer parte de uma rede de apoio e construção de um planeta e um futuro melhor.

Fortalecimento da marca

Toda empresa deve procurar manter sempre a sua marca com credibilidade e ética. Isso fortalece o nome da corporação, atraindo mais clientes e passando confiança para quem consome. 

Cada vez mais, os consumidores afirmam que a sustentabilidade empresarial é muito ou extremamente importante para comprarem. E é através da empresa verde que você consegue potencializar positivamente a sua imagem e mostrar sensibilidade e comprometimento com a causa ambiental.

Redução de custos

Pode parecer que para ser uma empresa sustentável, precise de muito investimento. E, visto pela perspectiva de curto prazo, pode ser necessário um gasto a mais. Mas, para o médio e longo prazo, sua empresa conseguirá reduzir, e muito, os gastos. 

Isso porque, os processos corporativos serão de desperdício zero, e assim é possível poupar nos custos de energia, água, insumos, e outros fatores. Além disso, sua empresa recebe incentivos fiscais governamentais para realizar práticas sustentáveis no dia a dia. Tudo isso somado, resulta em uma grande economia criativa ao longo dos anos. 

Exemplos de sustentabilidade em empresas sustentáveis

Afinal, o que torna uma empresa sustentável? Certamente algumas práticas no dia a dia. Confira algumas delas!

Incentivar à economia de água, energia e materiais descartáveis

Realizar campanhas de conscientização sobre reciclagem e economia de recursos naturais internamente, junto aos colaboradores. Além disso, investir em adaptações no ambiente de trabalho para economizar água, luz e outros materiais.

Se engajar em projetos sociais

Se a empresa não consegue mudar tanto os seus recursos para torná-los sustentáveis, uma opção é apoiar projetos sociais que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade. Pode ter relação direta com o seu produto ou segmento, mas não é regra. O importante é ajudar!

Usar fontes de energia sustentáveis

Confira alternativas sustentáveis para aplicar nos processos de produção da sua empresa, como o uso de fontes renováveis de energia, reaproveitamento de materiais, entre outros. A energia solar costuma ser uma opção bastante procurada pelas pessoas ultimamente.

Promover palestras e treinamento sobre sustentabilidade

Traga profissionais e pessoas envolvidas com a área de sustentabilidade para mostrar a importância dessas questões no mundo corporativo. Crie uma área ou um comitê responsável por aplicar ações sustentáveis na empresa.

Conheça as empresas sustentáveis que possuem selo verde no Brasil

A indústria brasileira tem buscado crescer em causas verdes, pois os investidores internacionais veem essa prática como essencial para os próximos anos. Essa é uma demanda que, para aquelas instituições que sãoempresa verde, totalizou uma captação de US $8,1 bilhões. E isso apenas no setor de valores mobiliários. 

Por isso, cada vez mais instituições brasileiras estão investindo em projetos que geram impacto ambiental positivo. E isso acontece principalmente nas áreas de redução de exploração florestal e de geração de energia renovável. 

Bradesco

Um bom exemplo disso é o Bradesco, que realiza um trabalho de reflorestamento na Amazônia, conservando mais de 10 milhões de hectares.

Santander

Além dele, o Santander também realiza processos corporativos sustentáveis de grande impacto, o que lhe dá um destaque nacional na obtenção do selo empresa verde. 

IBM Brasil

A IBM Brasil, empresa de inovação e tecnologia, promove um programa chamado Smarter Planet, que oferece sustentabilidade aos clientes através da tecnologia. Além disso, eles também procuram fazer o reúso de água na construção civil e possuem uma política de consumo consciente de energia. 

Natura

Com 80% dos produtos de origem vegetal, a Natura utiliza recursos naturais sustentáveis da Amazônia. Também investe em compostos verdes, como polietileno verde, e reciclagem de garrafas PET e papel para produção das embalagens da linha “Ekos”.

Por isso, trabalhar e investir em empresas que possuem a sustentabilidade como um de seus pilares ideológicos é fundamental. Isso fortalece o mercado, valoriza o crescimento das instituições parceiras e ainda ajuda na preservação do planeta. 

O iFood sabe dessa importância e, por isso, é a primeira empresa de delivery brasileira a ter 100% das suas entregas neutras em CO2 de forma antecipada. Além disso, também possui diversos outros projetos ligados ao iFood Regenera

Então, na hora de implementar ações para obter seu selo de empresa verde, procure os serviços do iFood. Aqui, nossos benefícios ajudam não só a sua empresa como também a sustentabilidade. Saiba mais sobre, clicando aqui

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Cultura Organizacional

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 7 min