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Entenda tudo sobre sustentabilidade empresarial

Confira a importância da sustentabilidade empresarial, seus benefícios, desafios e aprenda estratégias práticas para implantá-la.

Por Equipe iFood Benefícios

Nos últimos anos, muitas pessoas têm se preocupado mais com o meio ambiente, e isso reflete no mundo corporativo através da sustentabilidade empresarial

Essa prática, além de gerar diversos benefícios para a empresa, ainda colabora para um mundo melhor e consolida a imagem da companhia como responsável e moderna, característica essencial para agradar os consumidores mais jovens e conscientes.

Ao adotar práticas sustentáveis, é possível reduzir custos, captar clientes, motivar a equipe e, principalmente, trabalhar a imagem da sua marca perante seus clientes e a sociedade em geral. 

Isso porque reciclar o lixo, utilizar embalagens biodegradáveis, energia limpa e outras medidas passaram a ser uma preocupação de muitos, e essas atitudes também são bastante valorizadas quando ocorrem nas empresas.

Ou seja, uma empresa sustentável é melhor vista e mais procurada pelos consumidores.

Porém, não se engane: por muito tempo o conceito de sustentabilidade empresarial esteve ligado unicamente ao meio ambiente, mas o desenvolvimento sustentável vai muito além. 

Neste artigo você vai entender como adotar práticas mais sustentáveis e, com isso, colher ótimos resultados na sua empresa. 

Índice:

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de práticas adotadas pelas empresas com o objetivo de respeitar o meio ambiente e apoiar o desenvolvimento sustentável da sociedade. 

Para uma empresa ser considerada sustentável, ela precisa praticar ações que garantam o seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente, além de colaborar com o desenvolvimento da sociedade.

Vale lembrar que a sustentabilidade empresarial não se resume a ações superficiais, com propósitos exclusivamente “marqueteiros”, o chamado greenwashing

A empresa deve buscar resultados concretos e visíveis para o meio ambiente e a sociedade.

Os pilares de uma gestão sustentável

Dois homens segurando lâmpadas.

Podemos dizer que a sustentabilidade empresarial se apoia em três pilares: os âmbitos social, econômico e ambiental

Para o desenvolvimento sustentável ser atingido, estes três pilares devem interagir entre si harmoniosamente. Entenda melhor:

1. Sustentabilidade social

O foco aqui são as pessoas e não somente os seus colaboradores, mas todos que estão envolvidos nos processos da companhia, como clientes, fornecedores, parceiros, comunidade ao redor da empresa e toda a sociedade.

As ações socialmente sustentáveis devem proporcionar um ambiente que favoreça a conexão entre as pessoas, estimulando as relações e favorecendo o desenvolvimento pessoal e coletivo de todos.

2. Sustentabilidade econômica

Aqui o intuito é manter uma competitividade justa no mercado. 

Além de sobreviver, gerar lucro e crescer, a empresa deve se esforçar para manter o equilíbrio de todo o ecossistema econômico, para que toda a sociedade saia ganhando com a sustentabilidade empresarial.

Uma companhia que obtém seu lucro a partir da exploração de sua equipe ou de outras empresas, por exemplo, não é economicamente sustentável.

3. Sustentabilidade ambiental

O desenvolvimento sustentável se refere às condutas que impactam o meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazo, de forma direta ou indireta. 

A tentativa deve ser de minimizar ao máximo os impactos causados pela produção e preservar a natureza.

Principais vantagens da sustentabilidade nas empresas

Várias maquetes de aerogeradores em uma mesa.
Empresas ecologicamente sustentáveis são mais reconhecidas no mercado.

Adotar as práticas de uma gestão empresarial sustentável oferece diversos benefícios à sua empresa e ao mundo, já que empresas ecologicamente corretas são mais reconhecidas. Veja os principais:

  • Melhora a imagem da empresa junto à sociedade;
  • É possível economizar nos custos de produção;
  • Preserva o meio ambiente;
  • Eleva a motivação e felicidade dos colaboradores;
  • Pode gerar uma valorização na Bolsa de Valores.

Maiores desafios da empresa

Mudar sempre é difícil, mas as barreiras enfrentadas por quem decide implantar uma gestão sustentável são certamente superadas pelos benefícios. 

Veja os principais desafios a serem superados para implementar projetos de sustentabilidade ambiental nas empresas.

Investimento inicial

De início, pode ser necessário fazer investimentos na troca de equipamentos, busca por matérias-primas alternativas, assim como fornecedores e parceiros que também adotem sustentabilidade empresarial.

No entanto, é preciso ter em mente que esse investimento inicial vai se pagar com os resultados positivos ao longo do tempo. Ótimos exemplos são as lâmpadas LED e a energia solar.

Apoio dos colaboradores

Uma parte importante na hora de implantar a gestão sustentável é contar com o apoio dos colaboradores. 

Pode haver um pouco de resistência no começo, por conta das mudanças em alguns processos e velhos hábitos, mas é importante que todos tenham o mesmo objetivo.

Para isso, é necessário o apoio da gestão com a realização de palestras e reuniões, a fim  de explicar o objetivo das mudanças e os resultados positivos esperados, além de constantes treinamentos. 

Assim, os colaboradores ficarão mais engajados em realizar e manter as mudanças necessárias.

Prática diária

Para que projetos de sustentabilidade nas empresas sejam realmente efetivos, é preciso que as atividades da empresa tenham essa dinâmica diariamente. 

Todos os setores da empresa devem realizar seus procedimentos com a sustentabilidade em mente, desde a escolha de fornecedores até as campanhas de marketing.

Como as práticas sustentáveis auxiliam no crescimento da empresa?

Um homem analisando um gráfico em um papel.
Empresas com uma gestão sustentável possuem resultados lucrativos.

Entenda, com mais detalhes, como a gestão empresarial sustentável pode ajudar no crescimento de uma empresa.

1. Destaque em meio aos concorrentes

Além de ter uma melhor imagem junto à sociedade, as empresas com práticas sustentáveis também conseguem ter mais competitividade de mercado, já que comumente reduzem os seus custos, melhoram seus processos e têm acesso a mercados exclusivos e rentáveis. 

Nesse sentido, a empresa também fica em maior evidência para investidores que estão interessados em negócios sustentáveis no longo prazo.

2. Redução de riscos

A lei tenta acompanhar as mudanças ambientais, exigindo mais comprometimento das empresas, e a redução dos riscos legais de operação é uma das vantagens da sustentabilidade empresarial.

Além disso, a empresa sustentável tem um maior horizonte de atuação e mais longevidade, visto que estará sempre preparada para as novas exigências do mercado e da sociedade como um todo.

3. Aumento dos lucros

Ao otimizar seus processos, a empresa diminui o desperdício e reduz seus custos

Redução do consumo de energia elétrica e água, reciclagem de lixo, redução do consumo de combustível e otimização da cadeia de suprimentos são exemplos de ações sustentáveis que permitem a redução de custos e, consequentemente, aumento nos lucros da empresa.

O papel do gestor

Uma mão artificial simbolizando o meio ambiente cumprimentando uma mão humana.
Saiba como planejar um ambiente sustentável na sua corporação.

Em uma empresa sustentável, o gestor tem o papel de promover um ambiente favorável para que ações sustentáveis aconteçam no cotidiano. 

Para isso, é fundamental conhecer todos os processos da empresa, além de ouvir e conversar com os stakeholders, como clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, comunidade, imprensa, governo etc.

Além disso, o gestor deve ter habilidade para lidar com conflitos e ser capaz de interligar todas essas esferas para, então, enxergar os problemas a corrigir e as oportunidades a aproveitar.

Por fim, o gestor precisa zelar pela imagem da empresa como se ela fosse a sua própria, com atenção para que o discurso esteja alinhado com as práticas. 

Desse modo, o gestor e a empresa ganham a confiança dos stakeholders com relação à sustentabilidade empresarial.

Como desenvolver a sustentabilidade empresarial

Para aplicar projetos de sustentabilidade na empresa, é preciso integrar a sustentabilidade à cultura organizacional. Veja algumas dicas para fazer isso.

1. Envolva-se com seus públicos

Quando você se envolve ativamente com os principais interessados e afetados pelo seu negócio, torna-se mais fácil identificar problemas, oportunidades e traçar suas estratégias relacionadas a sustentabilidade empresarial.

2. Faça o planejamento

É necessário planejar e pensar nas políticas possíveis de serem implantadas na sua empresa para alcançar seus objetivos

Reflita sobre o potencial, dificuldades, impactos, custos e recursos necessários para cada ação.

3. Tenha uma equipe

É necessário incluir pessoas de todas as áreas, níveis e lugares para implementar as ações de sustentabilidade. 

Essa equipe será responsável por definir metas, estabelecer processos e engajar os públicos, além de medir e analisar resultados.

4. Faça treinamentos

É necessário promover treinamentos para que os colaboradores da empresa aprendam a realizar corretamente os novos processos e ações voltados para a redução do impacto ambiental.

5. Analise os resultados

Análises periódicas são fundamentais para avaliar se as ações adotadas estão surtindo efeito. 

Para isso, as iniciativas da empresa precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Ações práticas e efetivas para adotar a sustentabilidade empresarial

Uma caixa de papelão com várias garrafas pets.

Veja alguns exemplos de ações práticas que podem ser adotadas na sua empresa com o objetivo de promover a sustentabilidade:

  • Adoção de contratos justos e claros junto a clientes e parceiros;
  • Adoção de logística reversa para produtos que necessitam de descarte adequado;
  • Comunicação clara e adequada nos produtos;
  • Criação de projetos de conscientização sobre o meio ambiente;
  • Cuidado com o solo;
  • Descarte correto de esgoto ou resíduos químicos;
  • Desenvolvimento educacional e cultural da comunidade;
  • Disponibilidade de um serviço de atendimento ao consumidor eficiente;
  • Eliminação dos copos descartáveis;
  • Prevalência da ética em todas ações da empresa;
  • Promoção à saúde dos consumidores e clientes;
  • Promoção da segurança no trabalho;
  • Reciclagem do lixo;
  • Redução do volume das embalagens;
  • Respeito às leis trabalhistas e ambientais;
  • Reutilização de sobras de matéria-prima;
  • Tratamento e reaproveitamento da água;
  • Uso de cotas raciais e sociais na contratação de funcionários;
  • Uso de energia limpa e renovável;
  • Uso de filtros de poluentes;
  • Uso de materiais recicláveis nas embalagens;
  • Uso de sacolas biodegradáveis;
  • Uso racional da água e da energia elétrica;
  • Utilização de documentos digitais, para evitar impressões;
  • Utilização de lâmpadas de baixo consumo, como as do tipo LED;
  • Utilização de transportes alternativos e coletivos.

Leia também: “Empresas humanizadas: como elas se destacam 

Indicadores de sustentabilidade

Os principais indicadores utilizados para medir os resultados da gestão sustentável na sua empresa são divididos de acordo com os pilares da sustentabilidade, já elencados e explicados anteriormente. 

Confira os indicadores recomendados para analisar cada um dos três âmbitos:

Sustentabilidade econômica

Para a avaliação da sustentabilidade econômica de uma empresa, são recomendados os seguintes indicadores:

  • Dívida Financeira / EBITDA;
  • EBITDA / Gastos Financeiros;
  • EBITDA;
  • Endividamento (%) e estrutura de endividamento (%);
  • Fundo de maneio e respectivas necessidades;
  • Liquidez geral e reduzida;
  • Rentabilidade dos capitais próprios;
  • Rentabilidade líquida e operacional de vendas;
  • Rentabilidade operacional do ativo;
  • Valor Acrescentado Bruto;
  • Volume de negócios/passivo.

Sustentabilidade ambiental

Já para avaliar a sustentabilidade ambiental de uma organização, os indicadores a seguir são os mais utilizados:

  • Ciclo de vida do produto;
  • Qualidade do produto;
  • Saúde ambiental;
  • Uso de equipamentos;
  • Quantidade de água usada;
  • Quantidade de energia usada;
  • Quantidade de materiais usados e reutilizados/reciclados;
  • Pegada carbônica;
  • Necessidades de transporte (medidas em emissões de CO?).

Sustentabilidade social

Por fim, os principais indicadores utilizados para medir a sustentabilidade social de uma empresa:

  • Ações voluntárias;
  • Diversidade dos colaboradores;
  • Grau de satisfação dos colaboradores;
  • Impacto social das intervenções (SROI);
  • Iniciativas de apoio às famílias dos colaboradores;
  • Investimento em intervenção na comunidade;
  • Número de benefícios sociais e frequência de uso pelos colaboradores;
  • Postos de trabalho gerados;
  • Programas de apoio à comunidade.

Ferramentas para mensuração das ações adotadas

Conheça, agora, algumas ferramentas que podem ajudar a medir os resultados das ações de sustentabilidade empresarial adotadas:

  • FVTool (Financial Valuation Tool for Sustainability Investments) – identifica melhores oportunidades de investimentos em empresas sustentáveis;
  • SEAT (sigla de Ferramenta Para Avaliação Socioeconômica) – avalia impactos socioeconômicos da gestão sustentável;
  • InVEST (Integrated Valuation of Ecosystem Services and Tradeoffs) – utilizado para mapear e valorizar bens e serviços da natureza;
  • Trucost – fornece dados, ferramentas e ideias.

Tecnologia: a grande aliada da sustentabilidade na sua empresa.

Uma sacola de papel e um celular com o símbolo da reciclagem.

A tecnologia é fundamental para aumentar a sustentabilidade de uma empresa

A modernização da estrutura e seus processos para economia de energia e água, o tratamento apropriado do lixo, a manutenção preventiva de equipamentos e da digitalização de bancos de dados e documentos são exemplos dessa relação.

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Cultura Organizacional

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 12 min