Hypera Pharma incentiva o engajamento dos funcionários

O PLIN (Programa Livre Para Ideias Novas) busca aumentar a participação dos funcionários na concepção de projetos e produtos da empresa

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

29 de Maio de 2025

Leitura de 2 min

Em 2021, a Hypera Pharma decidiu que era hora de estruturar um novo programa de ideias entre seus funcionários, estimulando a participação ativa na missão da empresa.

Como uma das unidades da companhia já tinha uma iniciativa nesse sentido, o time de Pessoas da Hypera percebeu que era preciso expandir para toda a empresa. Nasceu assim o PLIN, Programa Livre Para Ideias Novas.

O conceito é estimular os trabalhadores a darem opiniões criativas para solucionar problemas ou aproveitar oportunidades para o negócio. O plano era reforçar a cultura de inovação, a meritocracia e a indignação corporativa.

Índice:

Caminho

Em novembro de 2021, a Hypera estreou a plataforma do PLIN, pensada pelo time de Gestão de Pessoas e pelas áreas de TI, Projeto e Pesquisa & Desenvolvimento, entre outras.

O sistema fica disponível na intranet da empresa, no portal de Gente & Gestão do grupo, acessível a todos os funcionários.

Lá, todo mundo pode dar ideias, que ficam visíveis para qualquer um curtir e comentar, além de contar com um espaço para a avaliação e comentários dos gestores, incentivando a transparência.

O funcionamento é semelhante a uma rede social, organizando ideias, autores, comentários, curtidas e compartilhamentos e estimulando a interação entre os usuários.

Os avaliadores podem, pelo sistema, pedir pareceres técnicos, ajustes, contribuições de outras pessoas ou justificar aprovações e reprovações.

Na hora de escolher quais sugestões serão levadas para a prática, a empresa avalia se haveria uma mudança concreta em algo que já existe ou em algum processo. As propostas também passam por uma avaliação em termos de originalidade, aplicabilidade e coerência com normas.

O PLIN aceita sugestões em 90 áreas temáticas, como Atração & Seleção, Controle de Qualidade, Contabilidade, Logística e Sustentabilidade.

Periodicamente, a organização também propõe desafios sobre temas específicos, como “água” e “resíduos sólidos”, incentivando um brainstorm de pontos-chave para a companhia naquele momento.

A Hypera recompensa insights dos funcionários de dois modos. Nos ciclos de reconhecimento, que acontecem duas vezes por ano, ela premia os trabalhadores com brindes com a logomarca do PLIN, menções em comunicações internas e destaque em eventos corporativos. Além disso, existe também o Programa de Fidelização da Hypera, que utiliza pontos ganhos a partir das ideias dadas para a troca por itens e produtos. 

Resultados

Cerca de 11 meses após o lançamento da plataforma, a empresa registrou 28.000 acessos, com 2.700 curtidas e 12.000 visualizações em ideias dos funcionários. 

Nos primeiros seis meses de PLIN, 460 ideias foram recebidas e 40 delas começaram a ser implementadas. 

As lideranças também se mantêm engajadas, participando diariamente como avaliadores e incentivando seus times a usarem a plataforma. 
 

Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 15 de março de 2023 com o título “PLIN, da Hypera Pharma, incentiva o engajamento dos funcionários”. Atualizado em 17 de abril de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.

Cultura Organizacional

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Hackeando a liderança

Hackeando a liderança
Descubra como os estilos de liderança impactam o RH, os times e o futuro do trabalho. Baixe o conteúdo exclusivo do Insider.Leia mais

Mais sobre: Cultura Organizacional