Onboarding: o que é e a importância em uma empresa

O que os colaboradores falam dos locais de trabalho é essencial para o crescimento das empresas
25 de Abril de 2025
Leitura de 6 min
A estratégia de marketing que transforma os colaboradores em defensores de uma marca se chama Employee Advocacy.
Quando se tornam “advogados” de onde trabalham, eles divulgam, protegem, elogiam e engajam publicamente a empresa de diversas formas, especialmente em ambientes digitais.
Essa tática faz com que as companhias enxerguem o próprio pessoal como aliados de crescimento que vão além do dia a dia operacional, colocando-os no centro da conversa quando o assunto é construção de notoriedade e credibilidade no mercado.
Índice:
O Employee Advocacy traz vários benefícios para os negócios, como:
O Employee Advocacy faz parte do Advocate Marketing, ou Marketing de Defensores. Como o próprio nome já indica, o objetivo é que as pessoas sejam apoiadoras de uma marca específica.
Além dos colaboradores, existem mais dois tipos de defensores:
Os números mostram que o Employee Advocacy é uma estratégia que pode gerar muitos frutos. Veja o que dizem as estatísticas:
Os dados mostram por que Employee Advocacy pode ser vantajoso para as empresas em diversas frentes. Para não perder esses benefícios, veja algumas dicas de como implementar essa técnica na sua empresa!
Colaboradores insatisfeitos não têm motivo para falar bem das empresas. É exatamente por isso que uma boa cultura organizacional é tão importante.
Alguns elementos são indispensáveis: respeito, empatia, comunicação saudável, regras bem definidas, valorização e remuneração/benefícios justos.
Isso não apenas aumenta a vontade que os colaboradores têm de defender e se manter na empresa, mas também afeta diretamente o desenvolvimento dos negócios. Um estudo da Universidade de Warwick, da Inglaterra, aponta que equipes felizes são 12% mais produtivas, enquanto os times comerciais vendem 37% mais.
Toda estratégia de negócios precisa de metas. Antes de implementar um programa de Employee Advocacy, é importante estabelecer alguns objetivos, como aumentar o alcance orgânico e o engajamento digital, encontrar novos talentos ou fazer a credibilidade da marca crescer.
É claro que tudo isso é importante, mas algumas metas podem ganhar mais ou menos prioridade conforme o período e as necessidades da empresa.
Para se certificar de que os esforços gerem resultados ou se vale fazer alguns ajustes, é interessante criar métricas que auxiliem esses processos, como hashtags ou links rastreáveis (UTMs) exclusivos às publicações dos colaboradores.
Quanto mais autêntico e voluntário o post de um colaborador, melhor. No entanto, criar guias de conteúdo serve para garantir que as postagens não associem a empresa a elementos que não a representam.
Isso ajuda a proteger informações sensíveis e a evitar possíveis dores de cabeça com os times de Recursos Humanos e Relações Públicas.
O guia precisa ter algumas regras básicas:
O guia de conteúdo para os funcionários deve ser de fácil compreensão, com linguagem clara e exemplos visuais. Também é importante existir um canal ativo para tirar dúvidas e enviar sugestões.
Se nada interessante acontece, os colaboradores não têm por que se tornarem defensores da empresa.
Oferecer elementos que façam com que as equipes sintam orgulho de onde trabalham a ponto de compartilhar em suas redes é algo fundamental para o Employee Advocacy.
Além de fatores essenciais de qualquer organização, como liderança empática, cultura saudável e bons benefícios, existem inúmeras formas de fazer isso: eventos, iniciativas de bem-estar, parcerias, patrocínios, atividades e presentes especialmente dedicadas aos colaboradores, entre outros.
É sempre bom que os colaboradores decidam falar sobre o lugar onde trabalham por livre e espontânea vontade, mas também não há nenhum mal em pedir que eles sigam, comentem ou repostem conteúdos relacionados à empresa.
Isso não deve ser obrigatório, mas um empurrãozinho pode fazer com que as pessoas se empolguem mais. Como forma de recompensa, a empresa pode oferecer alguns mimos, incluindo brindes, vale-compras, descontos em lojas ou até dias de folga e bônus em dinheiro.
Também vale apostar em competições saudáveis – as estratégias de gamificação são ótimas para engajar as equipes e inflar os resultados. Por exemplo: o colaborador que trouxer mais curtidas para determinado post da empresa ganha um presente especial.