Employee Advocacy: transformando colaboradores em embaixadores da marca

O que os colaboradores falam dos locais de trabalho é essencial para o crescimento das empresas

25 de Abril de 2025

Leitura de 6 min

A estratégia de marketing que transforma os colaboradores em defensores de uma marca se chama Employee Advocacy.

Quando se tornam “advogados” de onde trabalham, eles divulgam, protegem, elogiam e engajam publicamente a empresa de diversas formas, especialmente em ambientes digitais.

Essa tática faz com que as companhias enxerguem o próprio pessoal como aliados de crescimento que vão além do dia a dia operacional, colocando-os no centro da conversa quando o assunto é construção de notoriedadecredibilidade no mercado.

Índice:

Benefícios do Employee Advocacy

O Employee Advocacy traz vários benefícios para os negócios, como:

  • Brand awareness: maior reconhecimento da marca no mercado
  • Employer branding: processo estratégico de desenvolver e manter a reputação da empresa como um bom lugar para se trabalhar
  • Atração de talentos: a exposição positiva faz com que mais profissionais se interessem pela empresa
  • Humanização: a evidência de pessoas reais faz com que a empresa se aproxime do público de forma mais íntima e autêntica
  • Cultura organizacional: a cultura da empresa se torna mais leve e amigável quando os colaboradores estão satisfeitos com suas posições
  • Atração de clientes: as pessoas tendem a comprar mais de empresas que tratam bem seus colaboradores
  • Aumento de lucros: mais clientes, profissionais competentes e credibilidade no mercado significam mais lucros 

Advocate Marketing

O Employee Advocacy faz parte do Advocate Marketing, ou Marketing de Defensores. Como o próprio nome já indica, o objetivo é que as pessoas sejam apoiadoras de uma marca específica.

Além dos colaboradores, existem mais dois tipos de defensores:

  • Clientes: consumidores muito satisfeitos com os produtos/serviços da empresa. Os clientes defensores são usuários que não apenas se mantêm fiéis à marca, mas que também divulgam e intercedem em favor dela.
  • Entusiastas: os entusiastas não são clientes ou colaboradores, mas têm grande admiração pela empresa e a defendem com fervor. Marcas de luxo de diferentes setores, como Chanel e Ferrari, são ótimas em gerar e manter entusiastas.

O que dizem as estatísticas?

Os números mostram que o Employee Advocacy é uma estratégia que pode gerar muitos frutos. Veja o que dizem as estatísticas:

  • 75% das pessoas que procuram emprego consideram o employer branding antes de se candidatarem (via LinkedIn)
  • 69% dos profissionais se recusam a trabalhar com empresas que não são bem vistas pelos colaboradores (via PostBeyond)
  • Empresas que contam com colaboradores defensores são até 20% mais propícias a reter talentos (via LinkedIn)
  • 30% do engajamento no LinkedIn de uma empresa é proveniente de posts feitos/compartilhados por seus colaboradores (via LinkedIn)
  • 52% dos consumidores acreditam mais nos colaboradores do que na própria empresa (via Edelman)
  • 87% dos profissionais afirmam que expandiram suas redes de contato após participarem de programas de Employee Advocacy (via Hinge Marketing e Social Media Today)
  • 91% das vendas de empresas B2B (business to business) são influenciadas, de alguma maneira, pelo boca-a-boca (via Demandbase)
  • Vendedores com boa presença nas redes sociais aumentam suas chances de bater metas em 45% (via LinkedIn)
  • O Employee Advocacy pode encurtar o ciclo de vendas em 11% (via Hinge Marketing e Social Media Today)
  • Os custos com marketing podem cair em até 17% a partir de estratégias de Employee Advocacy (via Hinge Marketing e Social Media Today)

Engajando o Employee Advocacy

Os dados mostram por que Employee Advocacy pode ser vantajoso para as empresas em diversas frentes. Para não perder esses benefícios, veja algumas dicas de como implementar essa técnica na sua empresa!

Cultura organizacional positiva

Colaboradores insatisfeitos não têm motivo para falar bem das empresas. É exatamente por isso que uma boa cultura organizacional é tão importante.

Alguns elementos são indispensáveis: respeito, empatia, comunicação saudável, regras bem definidas, valorização e remuneração/benefícios justos.

Isso não apenas aumenta a vontade que os colaboradores têm de defender e se manter na empresa, mas também afeta diretamente o desenvolvimento dos negócios. Um estudo da Universidade de Warwick, da Inglaterra, aponta que equipes felizes são 12% mais produtivas, enquanto os times comerciais vendem 37% mais.

Estabeleça metas

Toda estratégia de negócios precisa de metas. Antes de implementar um programa de Employee Advocacy, é importante estabelecer alguns objetivos, como aumentar o alcance orgânico e o engajamento digitalencontrar novos talentos ou fazer a credibilidade da marca crescer.

É claro que tudo isso é importante, mas algumas metas podem ganhar mais ou menos prioridade conforme o período e as necessidades da empresa.

Para se certificar de que os esforços gerem resultados ou se vale fazer alguns ajustes, é interessante criar métricas que auxiliem esses processos, como hashtags ou links rastreáveis (UTMs) exclusivos às publicações dos colaboradores.

Guia de conteúdo para os colaboradores

Quanto mais autêntico e voluntário o post de um colaborador, melhor. No entanto, criar guias de conteúdo serve para garantir que as postagens não associem a empresa a elementos que não a representam.

Isso ajuda a proteger informações sensíveis e a evitar possíveis dores de cabeça com os times de Recursos Humanos e Relações Públicas.

O guia precisa ter algumas regras básicas:

  • Termos a serem evitados
  • Tom de voz
  • Estilização de conteúdo (maneira certa de escrever o nome da empresa, como usar o logo, quais emojis podem ser utilizados, evitar cores de concorrentes, etc.)
  • Incluir hashtagslinks, termos e slogans específicos
  • Não usar expressões ofensivas e preconceituosas
  • Não compartilhar dados que podem comprometer a empresa de qualquer forma
  • Apenas compartilhar informações verdadeiras e verificadas

O guia de conteúdo para os funcionários deve ser de fácil compreensão, com linguagem clara e exemplos visuais. Também é importante existir um canal ativo para tirar dúvidas e enviar sugestões.

Crie situações dignas de compartilhamento

Se nada interessante acontece, os colaboradores não têm por que se tornarem defensores da empresa.

Oferecer elementos que façam com que as equipes sintam orgulho de onde trabalham a ponto de compartilhar em suas redes é algo fundamental para o Employee Advocacy.

Além de fatores essenciais de qualquer organização, como liderança empática, cultura saudável e bons benefícios, existem inúmeras formas de fazer isso: eventos, iniciativas de bem-estarparceriaspatrocínios, atividades e presentes especialmente dedicadas aos colaboradores, entre outros.

Recompense a participação dos colaboradores

É sempre bom que os colaboradores decidam falar sobre o lugar onde trabalham por livre e espontânea vontade, mas também não há nenhum mal em pedir que eles sigam, comentem ou repostem conteúdos relacionados à empresa.

Isso não deve ser obrigatório, mas  um empurrãozinho pode fazer com que as pessoas se empolguem mais. Como forma de recompensa, a empresa pode oferecer alguns mimos, incluindo brindes, vale-compras, descontos em lojas ou até dias de folga e bônus em dinheiro.

Também vale apostar em competições saudáveis – as estratégias de gamificação são ótimas para engajar as equipes e inflar os resultados. Por exemplo: o colaborador que trouxer mais curtidas para determinado post da empresa ganha um presente especial.

 

Gente e gestão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Últimas publicações

Mais sobre: Gente e gestão