Desafios e estratégias do RH na atração e retenção de talentos
Confira as tendências e inovações que contribuem para o setor
Por Carolina Martins
O capital humano é o ativo mais importante de uma empresa: esse foi um conceito desenvolvido pelo economista Theodore Schultz e, como recrutadora e especialista em RH, concordo fortemente.
Pensando nisso, é necessário que o profissional que cuida da gestão de pessoas em uma corporação tenha os olhos atentos às novas tendências e antecipe os desafios que virão.
A pandemia mudou a forma com que as pessoas lidam com o trabalho e exigiu das empresas novos hábitos com foco na saúde mental e física dos colaboradores, o que se tornou um grande desafio para muitos profissionais de RH.
Hoje, os desafios são outros: o profissional que cuida da gestão de pessoas tem tido dificuldades com os novos comportamentos trazidos pelas gerações mais novas que estão entrando no mercado de trabalho.
E não para por aí: o avanço tecnológico também tem sido uma barreira em diversos setores. Porém, ter os olhos atentos para a inteligência artificial é um dos fatores que vai impulsionar os resultados do profissional de RH. O uso de plataformas e softwares são importantes para automatizar o operacional, assim o profissional de RH consegue ter um papel mais estratégico dentro da empresa.
Na minha opinião, o desafio mais evidente no mercado de trabalho é a contratação dos melhores profissionais. Se você trabalha com recrutamento e seleção, provavelmente vai concordar comigo. Os melhores colaboradores sempre são os mais cobiçados pelas empresas.
Por isso, é importante implementar estratégias que vão cooperar com a atração e retenção desses talentos.
Dentre essas estratégias, existe uma tendência que tem ganhado força no mercado corporativo: o Employer Branding, que nada mais é que a marca empregadora de uma empresa. Ou seja, ter um bom Employer Branding significa não só atrair talentos, como também retê-los.
Para ter uma marca empregadora forte, além de uma boa cultura organizacional, é preciso oferecer aquilo que os funcionários buscam.
Segundo um estudo feito pela Randstad, 94% dos profissionais desejam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Nos processos seletivos fica cada vez mais claro que os profissionais têm buscado por qualidade de vida. Felizmente, as empresas conseguem proporcionar mais qualidade de vida ao oferecer alguns benefícios quando se tem clareza do que é prioridade para o colaborador e dá a liberdade para que ele escolha como usar esses benefícios.
Analisando os milhares de processos seletivos que conduzi, percebi que o vale-alimentação e o vale transporte são fortes aliados na atração de bons profissionais. É comum que candidatos neguem a vaga, mesmo após serem aprovados, porque surgiram oportunidades que oferecem benefícios melhores.
A verdade é que os benefícios fortalecem a percepção de valor da empresa e geram força competitiva no mercado.
Essa é uma prática que tem ganhado força dentro das empresas e é necessário que o profissional de RH a domine com maestria, para aumentar o Employer Branding e diminuir a taxa de turnover.
Para que o profissional de RH ocupe essa cadeira estratégica, ele precisa estar por dentro das tendências de mercado e entender o comportamento do colaborador. Só assim é possível fazer um planejamento de longo prazo com mais segurança.
Um lugar onde gosto de buscar por materiais e referências quando o assunto é RH, que permite que eu me mantenha atualizada com as novidades do setor, é no HUB de Conteúdos do iFood Benefícios: o Acrescenta. Você vai encontrar desde artigos com diversos temas de RH, até webinars e E-books sobre tendências, estratégias e ferramentas práticas. E o melhor: é tudo gratuito e de fácil acesso.
Falando em tendências e estratégias para reter talentos, a pauta sobre “People Analytics" tem ganhado força em 2024. A análise dos fatores que mais influenciam o engajamento dos funcionários e até mesmo a previsão de quais colaboradores estão insatisfeitos com a empresa são extremamente importantes para a aplicação de estratégias eficientes com foco na retenção dos colaboradores. Esse é um exemplo prático de como a Inteligência Artificial pode facilitar (e muito) o trabalho dos profissionais de RH.
Eu realmente acredito que se manter atualizado, prever tendências e se preparar para desafios futuros é o que diferencia os melhores profissionais da área. Além disso, estar por dentro das novidades do mercado é uma segurança para o profissional de RH, permitindo que as práticas da empresa estejam alinhadas com as melhores estratégias e inovações do mercado.
Sobretudo, o conhecimento de estratégias eficientes, com base no desejo dos profissionais, segue sendo o elemento principal para atrair e reter talentos.
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Carolina Martins é a especialista em RH com maior número de seguidores no LinkedIn e fala sobre carreira em sua página, auxiliando profissionais a se destacarem na rede de contatos com o Programa Autoridade Executiva. Com 10 anos de experiência, já esteve ao lado de quem contrata e também de quem quer ser contratado. É criadora do Programa Trocando de Empregos, 1º treinamento do país a ajudar profissionais na transição de carreira.