Demissão por justa causa: como fica a carteira de trabalho?

Ser demitido por justa causa pode ser um desafio, mas não significa o fim da trajetória profissional. Confira como fica a carteira de trabal...

13 de Novembro de 2024

Leitura de 3 min

demissão por justa causa está entre as punições mais temidas pelos trabalhadores. Isso porque as consequências dessa forma de desligamento são várias: além de perder diversos benefícios financeiros garantidos em uma "demissão normal”, há um medo muito grande da possibilidade de não conseguir um novo emprego.

Muitas pessoas acreditam que suas carteiras de trabalho ficaram "manchadas”, impactando negativamente as oportunidades futuras. Afinal, é pouco provável que outro empregador se interesse por um candidato que tenha cometido uma falta grave em sua ocupação anterior. 

Esse temor é válido, afinal, ninguém quer ser demitido sem as garantias previstas na CLT e ainda ter que enfrentar dificuldades para se recolocar no mercado e poder arcar com a própria subsistência e de sua família. Mas será que isso realmente acontece? Nós explicamos no artigo de hoje!

Índice:

O empregador pode registrar o motivo da demissão na carteira?

Apesar de a demissão por justa causa ser uma medida severa que limita o acesso do trabalhador a certos direitos, como explicamos previamente, sua razão não pode ser divulgada pelo empregador. Justamente porque registrar na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que o empregado foi demitido por justa causa pode prejudicá-lo significativamente, especialmente em futuras tentativas de emprego.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que é "vedado ao empregador efetuar anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social."

Assim, o motivo da dispensa não pode ser incluído na carteira de trabalho do funcionário, pois esse tipo de registro é considerado depreciativo e ilegal. Além disso, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) compreende que a anotação da justa causa na CTPS pode gerar o direito do trabalhador a uma indenização por danos morais.

Vale lembrar que a justa causa deve ser aplicada somente em casos de condutas graves, como furto, agressão física, assédio moral ou sexual, entre outros casos previstos na legislação trabalhista. Portanto, é essencial que o empregador siga todos os procedimentos legais ao aplicar essa medida, evitando abusos e injustiças.

Quem é demitido por justa causa consegue outro emprego?

A demissão por justa causa pode ser uma experiência difícil e desafiadora, mas não significa que o trabalhador está completamente excluído do mercado por causa dela. É possível conquistar uma nova oportunidade de emprego, desde que a pessoa esteja aberta a refletir sobre os próprios erros, desenvolver suas competências e agir com transparência durante as entrevistas de trabalho. Veja algumas dicas a seguir!

O que falar em uma entrevista após ser demitido por justa causa?

Ser demitido é uma situação complicada em qualquer estágio da carreira, mas, no caso de uma demissão por justa causa, responder a perguntas sobre o ocorrido em uma entrevista de emprego pode ser especialmente intimidador. 

No entanto, com a abordagem adequada e uma comunicação aberta, é possível transformar essa experiência em uma oportunidade para mostrar amadurecimento e aprendizado. Para conquistar um novo emprego, é essencial estar preparado para abordar a demissão de forma honesta e demonstrar disposição para aprender com as falhas passadas.

Anote e coloque em prática:

  • Se perguntado, explique de forma clara e objetiva as razões que levaram à demissão, sem se alongar em justificativas ou detalhes desnecessários. Seja direto e transparente ao compartilhar apenas os pontos essenciais;
  • Mostre comprometimento com seu desenvolvimento, destacando como suas atitudes e comportamentos mudaram desde a demissão;
  • Apresente exemplos específicos de mudanças positivas que você implementou na sua vida profissional e pessoal;
  • Controle o nervosismo e a insegurança, focando nas oportunidades futuras e enfatizando seu aprendizado e evolução após os erros;
  • Seja honesto ao abordar a demissão por justa causa, mas mantenha a diplomacia, evitando comentários negativos sobre o antigo empregador ou colegas de trabalho;
  • Mantenha uma postura profissional, com foco em seu crescimento pessoal e profissional.

Mantenha-se sempre atualizado sobre as Leis Trabalhistas aqui no Acrescenta, nosso hub de conteúdo, e não deixe de conhecer como o iFood Benefícios pode fazer a diferença na sua empresa!

Legislação

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook