Comunicação assertiva: o poder de falar e ouvir com clareza!

Descubra benefícios e melhores práticas para se comunicar assertivamente no trabalho

7 de Maio de 2025

Leitura de 4 min

Mais de 60% dos gestores já demitiram colaboradores por comportamento inadequado, aponta a pesquisa “Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, da The School of Life em parceria com a Robert Half.

Feito com 491 profissionais – 296 líderes e 195 liderados – o levantamento também mostra que quase 48% dos colaboradores já pediram demissão pelo mau relacionamento com colegas de equipe ou gestores.

Muito desses números falam sobre a maneira como as pessoas se comunicam. É exatamente por isso que a comunicação assertiva é tão importante, já que a capacidade de expressar ideais, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão ajuda a evitar ruídos.

No entanto, é preciso notar que a assertividade é atrelada ao respeito e à sensibilidade. Ainda que a clareza e a honestidade sejam indispensáveis, devem caminham lado a lado com a educação e o cuidado com as palavras.

Índice:

Benefícios da comunicação assertiva

Assim como a comunicação não violenta, a comunicação assertiva traz uma série de benefícios para construir um ambiente profissional mais agradável e funcional.

Instruções claras

A comunicação assertiva é importantíssima para instruir os colaboradores em relação a tarefas pontuais, processos operacionais ou as regras da empresa.

Quando a transmissão de informações é objetiva e compreensível, as chances de erros e retrabalhos caem drasticamente.

Resolução de conflitos

Um ambiente saudável não é isento de conflitos, mas é aquele capaz de resolvê-los de maneira pacífica e direta.

Com a comunicação certa, que permite a expressão de opiniões e sentimentos de maneira respeitosa, os embates do dia a dia podem ser resolvidos sem grandes problemas, guiando as partes envolvidas para soluções que possam satisfazer a todos.

Estabelecimento de limites

No ambiente de trabalho, estabelecer limites entre a vida pessoal e profissional é fundamental para que não haja conflito de interesses e comportamentos inadequados que possam prejudicar os relacionamentos interpessoais e a produtividade.

A comunicação assertiva ajuda a impor barreiras de maneira firme e aberta, mas sem partir para a agressividade ou passividade.

Feedback eficiente

Dar feedback pode ser mais difícil do que parece – ainda mais quando existem tópicos negativos.

Ao citar os pontos de melhoria, adotar uma postura prática, explicar os motivos da avaliação com o máximo de transparência possível e ter cuidado com as palavras são elementos essenciais para que a pessoa compreenda o que deve ser trabalhado sem se sentir constrangida ou ofendida.

Cultura organizacional positiva

Métodos de comunicação assertiva ajudam a criar uma cultura organizacional mais saudável, contribuindo para que os colaboradores se sintam respeitados, ouvidos, engajados e confortáveis o bastante para expressar seus próprios pensamentos.

Dessa forma, as relações interpessoais se tornam mais sólidas e positivas, algo que reflete diretamente na execução de tarefas rotineiras e na qualidade das entregas.

Como estabelecer a comunicação assertiva no trabalho?

Aplicar a comunicação assertiva no trabalho é uma missão individual e coletiva, em que todos devem se esforçar e praticar a maneira como se expressam todos os dias.

Comunique-se de forma clara e objetiva

Sem rodeios, sem joguinhos, sem palavras não ditas. A comunicação assertiva requer clareza e objetividade, sem nenhum espaço para dúvidas ou interpretações errôneas.

Tenha respeito, educação e empatia

Ir direito ao ponto não significa ser grosseiro. É preciso encontrar o equilíbrio entre a assertividade e o bom senso.

Até mesmo conversas não muito agradáveis podem ser baseadas em respeito e educação. A empatia deve ser aplicada em todos os momentos – inclusive nos ruins.

Esclareça informações

Não hesite em pedir esclarecimentos caso existam dúvidas ou você simplesmente queira confirmar alguma informação.

Isso pode evitar falhas de comunicaçãoerros de execuçãodesperdício de tempo, esforços e recursos. 

Trabalhe a linguagem corporal

O corpo fala – e pode ser mais poderoso do que as palavras. Postura e entonação são essenciais para se comunicar de maneira eficiente

A falta de contato visual, por exemplo, pode indicar nervosismo e até inverdade. Já os braços cruzados podem indicar uma atitude defensiva e não receptiva à conversa.

Certifique-se de que a sua linguagem corporal é compatível com as suas palavras e o seu tom de voz. Alguns livros podem ajudar nesse quesito, como “O Que Todo Corpo Fala”“O Dicionário da Linguagem Corporal”, ambos escritos pelo ex-agente do FBI Joe Navarro.

Selecione os canais adequados

Dependendo do conteúdo da conversa, alguns canais de comunicação são mais apropriados do que os outros.

Uma dúvida rápida sobre alguma tarefa operacional pode ser facilmente resolvida pelo WhatsApp ou chat interno. Um documento ou informação mais sensível, por sua vez, são mais adequadas para registro em e-mail, enquanto alguns assuntos de maior gravidade devem ser tratados pessoalmente.

Seja o que for, é importante encontrar o meio de comunicação adequado para assegurar firmeza e funcionalidade.

 

Comunicar-se bem transforma relações e resultados. Que tal começar hoje a praticar a comunicação assertiva e construir um ambiente de trabalho ainda mais saudável e produtivo? No Acrescenta, você encontra ainda mais conteúdos para desenvolver suas habilidades e crescer junto com o seu time. Vem conferir!

Gente e gestão

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