NR-1 Summit: Reescrevendo a saúde mental no trabalho

Descubra benefícios e melhores práticas para se comunicar assertivamente no trabalho
7 de Maio de 2025
Leitura de 4 min
Mais de 60% dos gestores já demitiram colaboradores por comportamento inadequado, aponta a pesquisa “Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, da The School of Life em parceria com a Robert Half.
Feito com 491 profissionais – 296 líderes e 195 liderados – o levantamento também mostra que quase 48% dos colaboradores já pediram demissão pelo mau relacionamento com colegas de equipe ou gestores.
Muito desses números falam sobre a maneira como as pessoas se comunicam. É exatamente por isso que a comunicação assertiva é tão importante, já que a capacidade de expressar ideais, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão ajuda a evitar ruídos.
No entanto, é preciso notar que a assertividade é atrelada ao respeito e à sensibilidade. Ainda que a clareza e a honestidade sejam indispensáveis, devem caminham lado a lado com a educação e o cuidado com as palavras.
Índice:
Assim como a comunicação não violenta, a comunicação assertiva traz uma série de benefícios para construir um ambiente profissional mais agradável e funcional.
A comunicação assertiva é importantíssima para instruir os colaboradores em relação a tarefas pontuais, processos operacionais ou as regras da empresa.
Quando a transmissão de informações é objetiva e compreensível, as chances de erros e retrabalhos caem drasticamente.
Um ambiente saudável não é isento de conflitos, mas é aquele capaz de resolvê-los de maneira pacífica e direta.
Com a comunicação certa, que permite a expressão de opiniões e sentimentos de maneira respeitosa, os embates do dia a dia podem ser resolvidos sem grandes problemas, guiando as partes envolvidas para soluções que possam satisfazer a todos.
No ambiente de trabalho, estabelecer limites entre a vida pessoal e profissional é fundamental para que não haja conflito de interesses e comportamentos inadequados que possam prejudicar os relacionamentos interpessoais e a produtividade.
A comunicação assertiva ajuda a impor barreiras de maneira firme e aberta, mas sem partir para a agressividade ou passividade.
Dar feedback pode ser mais difícil do que parece – ainda mais quando existem tópicos negativos.
Ao citar os pontos de melhoria, adotar uma postura prática, explicar os motivos da avaliação com o máximo de transparência possível e ter cuidado com as palavras são elementos essenciais para que a pessoa compreenda o que deve ser trabalhado sem se sentir constrangida ou ofendida.
Métodos de comunicação assertiva ajudam a criar uma cultura organizacional mais saudável, contribuindo para que os colaboradores se sintam respeitados, ouvidos, engajados e confortáveis o bastante para expressar seus próprios pensamentos.
Dessa forma, as relações interpessoais se tornam mais sólidas e positivas, algo que reflete diretamente na execução de tarefas rotineiras e na qualidade das entregas.
Aplicar a comunicação assertiva no trabalho é uma missão individual e coletiva, em que todos devem se esforçar e praticar a maneira como se expressam todos os dias.
Sem rodeios, sem joguinhos, sem palavras não ditas. A comunicação assertiva requer clareza e objetividade, sem nenhum espaço para dúvidas ou interpretações errôneas.
Ir direito ao ponto não significa ser grosseiro. É preciso encontrar o equilíbrio entre a assertividade e o bom senso.
Até mesmo conversas não muito agradáveis podem ser baseadas em respeito e educação. A empatia deve ser aplicada em todos os momentos – inclusive nos ruins.
Não hesite em pedir esclarecimentos caso existam dúvidas ou você simplesmente queira confirmar alguma informação.
Isso pode evitar falhas de comunicação, erros de execução e desperdício de tempo, esforços e recursos.
O corpo fala – e pode ser mais poderoso do que as palavras. Postura e entonação são essenciais para se comunicar de maneira eficiente.
A falta de contato visual, por exemplo, pode indicar nervosismo e até inverdade. Já os braços cruzados podem indicar uma atitude defensiva e não receptiva à conversa.
Certifique-se de que a sua linguagem corporal é compatível com as suas palavras e o seu tom de voz. Alguns livros podem ajudar nesse quesito, como “O Que Todo Corpo Fala” e “O Dicionário da Linguagem Corporal”, ambos escritos pelo ex-agente do FBI Joe Navarro.
Dependendo do conteúdo da conversa, alguns canais de comunicação são mais apropriados do que os outros.
Uma dúvida rápida sobre alguma tarefa operacional pode ser facilmente resolvida pelo WhatsApp ou chat interno. Um documento ou informação mais sensível, por sua vez, são mais adequadas para registro em e-mail, enquanto alguns assuntos de maior gravidade devem ser tratados pessoalmente.
Seja o que for, é importante encontrar o meio de comunicação adequado para assegurar firmeza e funcionalidade.
Comunicar-se bem transforma relações e resultados. Que tal começar hoje a praticar a comunicação assertiva e construir um ambiente de trabalho ainda mais saudável e produtivo? No Acrescenta, você encontra ainda mais conteúdos para desenvolver suas habilidades e crescer junto com o seu time. Vem conferir!