Sabin forma supervisores e supera desafio de contratação

Alunos do Monitoria & Carreira demonstram maior comprometimento, conexão com a cultura, proatividade e senso de propósito

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

7 de Abril de 2025

Leitura de 5 min

O setor de recursos humanos do Grupo Sabin, organização que atua na área de saúde e diagnósticos, enfrentava desafios nos processos de contratação para vagas de supervisão, tanto internos quanto externos. 

A empresa, que emprega mais de 7 mil trabalhadores, tinha dificuldade de achar pessoas que atendessem aos dois requisitos principais: altas competências técnicas, com experiência em gestão, e alinhamento com a cultura organizacional do Grupo.

Em 2019, o departamento de RH identificou a necessidade de preparar internamente os funcionários que ocupariam esses cargos. “Nossa missão era ganhar tempo e recursos, desenvolvendo pessoas internamente para ocupar essas posições estratégicas. E queríamos encontrar profissionais com grande desejo de crescer dentro do grupo”, conta Aline Vargas, especialista de educação da Universidade Corporativa do Grupo Sabin e uma das responsáveis pelo projeto, ao lado de Marly Vidal, diretora administrativa e de pessoas do grupo. 

Índice:

O caminho

Em 2020, o Grupo Sabin começou a estruturar o Programa de Monitoria & Carreira, com o objetivo de formar profissionais para futuros cargos de supervisão. A área de pessoas e talentos se uniu ao time da Universidade Corporativa e a supervisores de atendimento para criar e testar o programa ao longo do ano, com oferta de algumas trilhas de conhecimento.

Assim nasceu o Monitoria & Carreira, que oferece formação técnica, gerencial e comportamental aos funcionários selecionados, além de proporcionar oportunidades de promoção a cargos de supervisão em unidades da Sabin Diagnóstico e Saúde.

Para serem elegíveis ao programa, os funcionários devem ter no mínimo um ano de empresa (excluindo tempo de estágio ou jovem aprendiz), ter realizado as trilhas obrigatórias de integração e integridade na Universidade Corporativa, ter notas superiores a 80 na análise de desempenho do último ano e serem indicados por um líder imediato. 

Após a conferência dos requisitos, um comitê analisa a performance, entrega e resultados dos últimos seis meses dos candidatos, aprovando os participantes finais.

Com duração de 12 meses, o Monitoria & Carreira prevê dois encontros mensais. As atividades incluem reuniões entre participantes e gestores, aulas à distância e workshops, com desafios práticos e entregas de projetos. Cada atividade é avaliada por um sistema de pontos.

Os conteúdos abordados nas aulas incluem comportamento, gestão, competências técnicas, negociação e relacionamento com o mercado, gestão de conflitos, diversidade e inclusão, cultura organizacional, captação de clientes, eficiência operacional, gestão de resultados, inteligência emocional, controle de estoque e análise de indicadores.

Aqueles que finalizam o ano de atividades e atingem a pontuação necessária podem assumir um cargo de monitor de atendimento, conforme as demandas de vagas. 

Ao se tornar monitor, o profissional trabalha durante um ano na posição, passando por avaliações mensais do coordenador da área. Após um ano, se não houver pontos a melhorar, passa a atuar como supervisor de atendimento.

Quem não está pronto para virar supervisor recebe feedback e seu coordenador desenha um Plano de Desenvolvimento Individual. O funcionário pode continuar evoluindo como monitor ou optar por voltar ao seu cargo anterior, sem prejuízos.

“Trabalhamos sempre com a ideia de que o programa não garante que haverá vagas e que eles serão promovidos, mas ressaltamos que aquele investimento que fazemos é porque acreditamos em suas carreiras e no potencial de cada um para crescer dentro da companhia. Se não há promoção, sem dúvida há aprendizado e crescimento pessoal, algo que levarão para a vida toda”, explica Aline. 

A primeira turma do Monitoria & Carreira teve início no início de 2021, em Brasília, com 20 participantes. Após um ano de aulas e atividades, 15 foram promovidos a monitores de atendimento. A segunda turma, formada por funcionários de diversas regiões do Brasil, contou com 32 participantes, dos quais 25 se tornaram supervisores. O terceiro grupo iniciou em março de 2023, com 37 integrantes.

Resultados

Após três turmas do Monitoria & Carreira, a empresa colheu dados de pesquisas para entender o impacto do projeto nos negócios. A primeira delas se tornou supervisora em 2023, após dois anos do curso, e o Grupo Sabin espera colher feedbacks de cada unidade e times após alguns meses com eles no cargo.

Embora ainda não haja números e estatísticas concretas, conversas com lideranças indicam pontos positivos, como aumento do comprometimento com entregas e com a equipe, maior conexão com a missão da empresa, entendimento do papel dentro da unidade, mais senso de propósito e espírito proativo. 

“Os coordenadores de área perceberam que as pessoas estão chegando mais preparadas em suas unidades. Antes, a pessoa trainee passava muito rapidamente da teoria para a prática, faltava esse tempo de desenvolvimento. Eles sentiam que a pessoa até sabia fazer algo, mas ainda não tinha muito aprofundamento teórico. Isso mudou desde o programa”, analisa Aline.

Já os colaboradores que passaram pelo Monitoria & Carreira e se tornaram supervisores relataram mudanças significativas em suas vidas pessoais e profissionais. Eles perceberam que a empresa apoia o desenvolvimento e a educação dos funcionários, incentivando a autonomia e a iniciativa para criar suas jornadas de aprendizagem.

“Outro acerto nosso foi investir em metodologias ativas, com variedade de conteúdo, de modo que cada um achasse a melhor maneira de estudar. Havia conteúdo em texto, mas também em formato de podcast, por exemplo. A ideia era que fizesse sentido para todos e os animasse”, finaliza.

*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 14 de outubro de 2024 com o título “Grupo Sabin forma supervisores internamente para resolver problema de contratação”. Atualizado em 03 de março de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.

Gente e gestão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Mais sobre: Gente e gestão