Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Benefícios como diferencial competitivo

Como uma estratégia de benefícios bem definida pode ser a chave para se destacar no mercado e reter os melhores talentos

Por Equipe iFood Benefícios

Por Milena Branques

Diante das exigências do atual cenário corporativo, a atração e retenção de talentos se tornaram fatores cruciais para o sucesso de qualquer negócio. Mais do que oferecer salários competitivos, é necessário investir em um programa de benefícios corporativos para construir um ambiente de trabalho positivo e destacar a empresa. Neste artigo, trouxe exemplos de como a oferta de benefícios pode impactar diretamente a atração e retenção de talentos.

Índice:

Para começar, vamos entender a importância dos benefícios

Os benefícios são mais do que remuneração indireta. Eles contribuem para a satisfação e percepção do colaborador quanto à sua valorização, além de demonstrar a preocupação da empresa com seu bem-estar. Benefícios corporativos como plano de saúde e vale-alimentação, por exemplo, são muito valorizados pelos colaboradores e contribuem significativamente na tomada de decisão pelo emprego.

Lembro-me de um caso específico em que um candidato altamente qualificado, que atendia a todos os requisitos necessários para a posição, optou por continuar na empresa em que estava ao invés de mudar para a empresa da minha cliente por conta do programa de benefícios. Ele estava especialmente interessado no plano de saúde, que também cobria seus dois filhos pequenos, e no valor do vale-alimentação que o ajudava nas compras mensais da família, o que fez toda a diferença em sua decisão, mesmo recebendo uma oferta salarial maior. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor em 2023, cerca de 57% dos trabalhadores consideram o pacote de benefícios uma prioridade na busca de um novo emprego. Além disso, no mesmo ano, um estudo da Willis Towers Watson revelou que 75% dos colaboradores que possuem bons benefícios são mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo.

Agora vamos aprofundar o assunto e entender como os benefícios podem ser uma estratégia na atração de talentos.

Dados recentes de 2023 da Society for Human Resource Management (SHRM) mostram que empresas que oferecem um pacote de benefícios atraente conseguem reduzir o tempo de contratação em até 25%, destacando-se e atraindo profissionais mais qualificados.

pra-sua-empresa-ja-sair-fazendo.jpg

Na minha experiência como Headhunter, percebo que benefícios bem estruturados são frequentemente mencionados pelos candidatos como um diferencial significativo. Eles valorizam não apenas o aspecto financeiro, mas também o cuidado que a empresa demonstra ter com o bem-estar de seus colaboradores. 

Benefícios mais valorizados pelos colaboradores incluem: 

  • Plano de saúde: favorece a saúde física do colaborador, além de poder ser estendido a seus familiares.
  • Vale-refeição: valor para ser usado em restaurantes ou padarias, por exemplo.
  • Vale-alimentação: fornecido ao colaborador para comprar alimentos e itens em supermercados e outros estabelecimentos que vendem itens alimentícios.
  • Auxílio home office: cobertura de despesas como internet, equipamentos de trabalho ou até uma ajuda de custo mensal para despesas gerais do home office.
  • Programas de bem-estar: incentivos à prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde mental.

E como isso impacta na retenção de talentos?

Os benefícios impactam diretamente na decisão do colaborador de permanecer na empresa. Por isso, é necessário se atentar aos interesses dos profissionais, escolher uma parceira estratégica para adesão dos melhores benefícios e que se adapte à realidade da empresa. Realize pesquisas internas para entender suas necessidades e preferências em termos de benefícios. Assim, os desafios dessa retenção serão mais fáceis de serem enfrentados pelos RHs das empresas, gerando mais lealdade, fortalecendo o vínculo e reduzindo a rotatividade. 

Lembrando que o melhor benefício para a sua empresa será aquele que não só atrai talentosmas também esteja alinhado com a cultura organizacional, valores e objetivos corporativos.

Segundo a Harvard Business Review, empresas que investem em benefícios têm uma taxa de turnover 20% menor do que aquelas que não o fazem.

A contratação de uma empresa que ofereça as melhores soluções, tanto para a própria empresa quanto para o colaborador, contribui para o sucesso da parceria. Entre os principais pontos de atenção, estão: gestão, flexibilidade e praticidade.

Em tempos onde atrair e reter talentos é um verdadeiro desafio, oferecer benefícios deixou de ser um luxo e passou a ser fundamental. Mais do que cifras no holerite, benefícios mostram que a empresa se importa com o bem-estar dos colaboradores. 

Então, se você quer que sua empresa brilhe e mantenha os melhores talentos por perto, pense em benefícios que realmente façam diferença no dia a dia. Afinal, colaboradores felizes e bem cuidados são a base de qualquer sucesso!

Milena Branques é Heahdunter especialista em atração de talentos, mentora de novos Headhunters e fundadora da PriorizaRH Capital Humano, consultoria especializada em R&S Digital.

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Benefícios corporativos

Equipe iFood Benefícios

16 de Agosto de 2024

Leitura de 4 min