Objetivos SMART: como definir e alcançar resultados mais produtivos
Saiba como os objetivos SMART podem alavancar os resultados da sua empresa e deixar as equipes alinhadas.
Por Equipe iFood Benefícios
Toda empresa deseja melhorar seus resultados e crescer constantemente, não é mesmo? Para isso, é necessário definir metas para que esse crescimento seja alcançado. Uma forma de colocar esse processo em prática é através dos objetivos SMART, uma metodologia criada para definir metas mais assertivas.
A partir dos conceitos presentes dentro da sigla SMART, a sua organização consegue definir objetivos alcançáveis e fáceis de mensurar. Para entender melhor como isso funciona, continue a leitura deste artigo.
A seguir vamos mostrar detalhadamente como essa metodologia pode ser aplicada no contexto do seu negócio. Boa leitura!
Índice:
- O que são Objetivos SMART?
- Quais são as metas SMART?
- 9 passos para você implementar os Objetivos Smart na sua empresa
- Por que investir nos Objetivos SMART?
- Exemplo prático de objetivo SMART
O que são Objetivos SMART?
A sigla SMART condensa os seguintes conceitos: Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Alcançável), Realistic (Realista) e Time-bound (Temporal). Esse acrônimo foi criado pelo consultor George T. Doran, em 1981, em seu artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives”.
Podemos dizer, então, que os Objetivos SMART são critérios ou, também, uma metodologia, criada para auxiliar na condução de projetos e definição de objetivos.
Assim, a função dessa metodologia é ajudar os gestores e líderes a traçarem com mais precisão seus objetivos dentro dos projetos de uma organização. Vale ressaltar que nem todos os itens da sigla serão necessários para todos os contextos. Entretanto, a metodologia SMART ajuda a direcionar os esforços.
Quais são as metas SMART?
A seguir, vamos entrar no detalhe de cada item dos objetivos SMART e explicar como eles ajudam nesse processo de definição de objetivos. Confira!
S – Specific (Específico)
Como o próprio nome diz, a intenção é reforçar a objetividade. Dessa forma, os tomadores de decisão precisam ser mais específicos e ir direto ao ponto ao definir seus objetivos.
O ideal é evitar terminologias e conceitos muito vagos e amplos, como: “aumentar o número de seguidores do Instagram”. Segundo a SMART, o correto seria: “aumentar o número de seguidores em X%, em X meses”.
Todo esse movimento ajuda a deixar o objetivo mais simples de ser compreendido, alinhando as expectativas em relação ao trabalho da equipe.
M – Measurable (Mensurável)
Afinal, como saber se o objetivo foi alcançado? O primeiro passo é saber se as metas foram atingidas e, para isso, é preciso contar com um objetivo mensurável.
Para que isso aconteça, a primeira fase (Específico), precisa acontecer. Quanto mais preciso for o objetivo, mais fácil será a definição dos KPIs (Indicadores-chave de Sucesso). Dessa forma, no momento de definir os objetivos, pense em como ocorrerá a mensuração dos resultados. Esse aspecto pode mudar o rumo das decisões.
A – Attainable (Alcançável)
Os objetivos podem ser arrojados, porém, acima de tudo, precisam ser atingíveis. Não adianta estipular uma meta que seja impossível de ser alcançada, pois isso gerará frustração e o sentimento de fracasso.
Portanto, busque entender a dinâmica do negócio, a produtividade da equipe, a comparação de resultados com a concorrência, entre outros aspectos, para saber como definir um objetivo palpável. Tente ousar dentro das suas limitações e possibilidades.
R – Realistic (Realista)
Este item está muito relacionado ao item anterior. Para que uma meta seja alcançável, ela precisa ser realista também. Como falamos anteriormente, conhecer bem o negócio, a equipe e suas limitações, é essencial para estabelecer uma meta real, dentro do que acontece no dia a dia.
O idealismo nem sempre é a melhor opção, pois pode levar a caminhos que não se concretizarão. Ao ser realista, há um alinhamento de expectativas sobre o que deseja ser alcançado versus o que atrapalha esse resultado.
T – Time-based (Tenha prazo)
Definir prazos ao longo do projeto é essencial para que a equipe meça os esforços necessários e consiga dividir as tarefas de maneira saudável e eficiente.
Quando um projeto se alonga muito e não tem prazo definido, ou este prazo é sempre estendido, há uma fadiga na equipe, que se esgota após tanto trabalho sem resultado.
Portanto, defina um prazo, meça os resultados e veja como seguir adiante. Caso as metas não tenham sido atingidas, reveja o planejamento e elabore um novo plano de ação, com novos prazos. Se necessário, retome o primeiro item e crie novos objetivos.
9 passos para você implementar os Objetivos Smart na sua empresa
Se a metodologia de objetivos SMART faz sentido com o que você busca para a sua empresa, confira como aplicá-la no dia a dia!
Seleção da Equipe Responsável
Todo projeto precisa de um líder de projetos, ou seja, uma pessoa referência que terá a responsabilidade de definir e monitorar os objetivos SMART. Para além dessa pessoa, é preciso uma equipe que irá auxiliar nessa tomada de decisão, já que os objetivos sempre envolvem interesses e perspectivas diferentes.
Portanto, defina qual será a equipe responsável pela definição dos objetivos. O ideal é que ela seja composta por líderes e gestores de áreas que dependem uma da outra dentro do negócio. Assim os objetivos farão mais sentido e serão compartilhados.
Definição do Objetivo Geral
Após a definição da equipe responsável, chegou o momento de definir o objetivo geral do negócio. Para isso, identifique a área ou aspecto da empresa que precisa ser melhorado e que faz sentido para o futuro da organização.
Dessa forma, o objetivo geral pode envolver diversas competências, como vendas, atendimento ao cliente, produção, inovação, desenvolvimento de produtos, entre outros. Portanto, defina prioridades acima de tudo.
Objetivo específico
O objetivo específico chega para lapidar e refinar o objetivo geral, deixando-o com mais detalhes e mais específico. Por exemplo:
Se o objetivo geral é aumentar as vendas, defina exatamente o que será aumentado: aumentar as vendas em 20% nos próximos 3 meses.
Assim, o objetivo se torna mais palpável e fácil de mensurar. Se o objetivo é muito abstrato, fica difícil entender se ele está sendo cumprido ou não.
Objetivo mensurável
Com o objetivo SMART bem definido e detalhado, chega o momento de estipular os critérios para medir o progresso e sucesso do projeto.
Se a meta é aumentar as vendas em 20%, quais métricas são necessárias para saber se há um crescimento? Por quais canais isso será medido? Com qual frequência? Todos esses aspectos precisam ser discutidos para tornar o objetivo mensurável.
Objetivo alcançável
Ao definir o objetivo específico e a forma de mensuração dos resultados, chega o momento de saber se os combinados são alcançáveis ou não.
Para isso, confira se o histórico de vendas da empresa mostra uma tendência positiva de crescimento ou oportunidades para que isso aconteça. Certifique-se de que as equipes possuem as ferramentas necessárias para conseguir atingir os resultados esperados, além das habilidades e capacidades para que a execução aconteça.
Objetivo relevante
O objetivo precisa estar em concordância com a cultura organizacional e com as metas gerais da organização. Portanto, busque um objetivo que converse com a missão e visão da empresa e com a expectativa de futuro dos diretores e CEOs.
Além disso, considere o impacto do objetivo nas operações e se não haverá uma sobrecarga inicial. Caso isso aconteça, reduza as expectativas e realize novas contratações para montar uma equipe capaz de atingir os objetivos de sucesso da organização.
Defina os prazos
Com o objetivo definido, chegou o momento de estipular os prazos. O objetivo geral pode permanecer ativo por mais tempo, mas o objetivo específico precisa de um prazo bem delimitado.
Portanto, voltando ao exemplo anterior, se o objetivo específico é aumentar as vendas em 20%, defina em quanto tempo isso deverá ocorrer. Para estipular um prazo realista, estudo o comportamento de consumo de seus clientes, as ferramentas das áreas de vendas e marketing, o processo de atendimento ao cliente, entre outros aspectos.
A partir desse estudo, obtenha um cenário alcançável e realista, e defina o tempo de prazo: 3 meses, 6 meses, 1 ano e assim por diante.
Faça a comunicação e o monitoramento
Os executores precisam saber qual é o objetivo SMART para que a adesão e engajamento aconteça. Para ajudar nessa comunicação, faça encontros periódicos para divisão de tarefas e repasse do andamento do projeto.
Em seguida, realize regularmente o monitoramento a partir das métricas definidas. Assim será possível medir o avanço do objetivo e realizar ajustes, caso seja necessário.
Avalie e faça adaptações
Como falamos anteriormente, é essencial medir os resultados ao longo do processo para evitar quedas nos resultados. Portanto, avalie constantemente o que está e não está funcionando, realize alterações e refaça o plano de ação para garantir que o objetivo seja alcançado dentro do prazo estabelecido.
Por que investir nos Objetivos SMART?
Afinal, o que torna os objetivos SMART uma metodologia atraente para as empresas investirem? Os motivos são inúmeros, confira alguns deles!
- Eficiência de recursos ao definir objetivos mais claros;
- Foco e concentração nas metas organizacionais;
- Facilidade de adaptação e progresso, por conta do acompanhamento constante dos resultados;
- Senso de responsabilidade pelos resultados, a partir de uma visão mais clara das metas;
- Colaboração e trabalho em equipe, a partir dos objetivos compartilhados;
- Comunicação aberta e clara, a fim de evitar mal entendidos e manter o alinhamento constante;
- Processo de melhoria contínua e ajustes ao longo do tempo, identificando pontos fortes e fracos para definir a melhor estratégia.
Exemplo prático de objetivo SMART
Para finalizar, exemplificamos a aplicação do objetivo SMART:
Objetivo SMART: Aumentar a taxa de retenção de clientes em 15% até o final do próximo trimestre.
Específico: O objetivo é claro e específico, focando na taxa de retenção de clientes.
Mensurável: O sucesso será medido pela taxa de retenção de clientes, que deve aumentar em 15%.
Alcançável (Achievable): A equipe de atendimento ao cliente está bem treinada e há recursos disponíveis para implementar estratégias de retenção.
Relevante (Relevant): Aumentar a retenção de clientes está alinhado com a meta de melhorar a satisfação do cliente e aumentar a receita.
Temporal (Time-bound): O prazo para alcançar o objetivo é até o final do próximo trimestre.
Para alcançar esse objetivo, a empresa pode implementar estratégias como melhorar a comunicação com os clientes, oferecer descontos exclusivos para clientes fiéis, fornecer suporte rápido e eficiente e solicitar feedback regular dos clientes para identificar áreas de melhoria. A equipe responsável deve monitorar regularmente a taxa de retenção de clientes e ajustar as estratégias conforme necessário para atingir a meta de aumento de 15%.
Gostou de saber mais sobre os objetivos SMART? Eles são uma ótima forma de manter os colaboradores alinhados com a cultura da empresa e motivados a darem o seu melhor.
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