Saiba implementar o Anywhere Office e otimizar o trabalho remoto

criado em 29 de Agosto de 2023

última atualização 14 de Setembro de 2023

Leia em 7 min

O mercado de trabalho se renova a cada instante ao acompanhar o avanço da tecnologia e da sociedade como um todo. Dessa forma, vemos diversos modelos de trabalho ganhando força e notoriedade, como é o caso do Anywhere Office.

A seguir vamos contar como funciona esse modelo de trabalho, como surgiu, quais suas vantagens e como implementar em uma organização. Continue a leitura e confira!

Índice:

O que é e como funciona o Anywhere Office?

Anywhere office, em tradução livre, significa “escritório em qualquer lugar”. Dessa forma, é um termo utilizado para denominar quem trabalha de qualquer lugar, não ficando restrito ao escritório da empresa ou à própria casa da pessoa.

É comum encontrarmos com frequência o termo “home office”, porém ele ainda é restritivo, pois indica que o colaborador ou profissional autônomo trabalha apenas de sua casa. O anywhere office surge para aquelas pessoas que trabalham em qualquer lugar que tenha internet suficiente para que suas entregas sejam realizadas sem problemas. Com isso, os profissionais costumam buscar por coworkings, cafés e hospedagens que tenham essa estrutura.

Portanto, vemos muitos “nômades digitais” aproveitando a flexibilidade que esse modelo de trabalho tem para conseguir trabalhar e conhecer o mundo, ao mesmo tempo. O vínculo empregatício continua o mesmo, mas sem a obrigatoriedade de comparecer a um escritório.

Como surgiu esse modelo de trabalho?

Mulher usando máscara descartável, trabalhando no escritório

O modelo remoto de trabalho já é uma realidade em diversos países e começou a se tornar uma tendência também no Brasil. Entretanto, esse movimento se tornou bem mais forte por causa da pandemia do COVID-19, que obrigou as pessoas a trabalharem de casa e a experimentarem com mais afinco o home office.

Após tanto tempo em casa, muitas pessoas mudaram sua relação com o conceito de moradia e resolveram explorar outros lugares, deixando de lado uma residência fixa. Foi aí que o anywhere office virou um atrativo para essas pessoas que possuem uma maior liberdade no trabalho.

A partir disso, houve um movimento no mercado de trabalho em que as empresas passaram a adotar esse modelo de contrato remoto, deixando claro que as pessoas possuem essa liberdade e flexibilidade em sua jornada de trabalho.

Qual a diferença entre Anywhere Office e Home Office?

Como falamos acima, o Home Office é aquele modelo de trabalho em que o profissional realiza as tarefas da empresa diretamente da sua própria residência. Já o anywhere office é a modalidade que permite que o colaborador escolha de onde quer trabalhar, seja em casa, em um café, em um coworking, em um hotel e por aí vai.

Podemos dizer, portanto, que o anywhere office possui menos restrições que o home office, já que é um modelo 100% remoto. Já o home office pode ter, em alguns contextos, a necessidade de ida presencial na sede da empresa.

Implementando o Anywhere Office na prática

Afinal, o que é preciso para implementar o anywhere office em uma empresa? Confira a seguir algumas dicas.

Avalie a viabilidade e prepare a equipe

O primeiro passo é entender se a empresa consegue sustentar esse modelo de trabalho e se a equipe está preparada para essa mudança. Para isso, analise as funções e responsabilidades de cada colaborador para identificar se são adequadas para o trabalho remoto. Nem todas as funções conseguem se encaixar nesse modelo.

Identifique também se há a necessidade de algum treinamento e capacitação para que a equipe aprenda a trabalhar remotamente ou a usar as ferramentas necessárias para que o trabalho no dia a dia aconteça.

Defina políticas e diretrizes claras

Para que o trabalho remoto de qualquer lugar aconteça da melhor maneira possível, é preciso delimitar algumas regras e diretrizes. Dessa forma, busque deixar claro como funcionará certos aspectos, como:

  • horários de trabalho;
  • ferramentas de comunicação;
  • segurança de dados;
  • confidencialidade;
  • aplicação do ponto.

Além disso, deixe claro as expectativas sobre produtividade, prazos e resultados.

Implemente uma infraestrutura tecnológica adequada

Confira se os colaboradores possuem a estrutura necessária para realizar o trabalho remoto. Isso vai desde notebooks e computadores, até sistemas para diferentes finalidades. Caso algo não esteja em conformidade com o projeto, cabe à empresa fornecer os equipamentos necessários para cada colaborador.

Por fim, estabeleça também medidas de segurança cibernética para a proteção de dados tanto da empresa quanto dos colaboradores.

Comunique e engaje a equipe

É preciso mostrar que o trabalho remoto é uma mudança positiva e que trará benefícios para ambas as partes. Para isso, envolva a comunicação interna e a liderança para fazerem uma boa divulgação dessa novidade.

Assim será possível comunicar as expectativas com o trabalho anywhere office e os objetivos principais desta iniciativa. Além disso, busque orientar as equipes para que mantenham uma comunicação eficiente na rotina, com colaboração e trabalho em equipe,  mesmo à distância.

Para manter o time engajado, realize momentos de interação social através de reuniões virtuais, grupos de discussão e atividades de team building online.

Estabeleça métricas e acompanhe o desempenho

O trabalho anywhere office também exige a definição de métricas e KPIs para entender se os resultados da empresa estão positivos ou negativos. Dessa forma, um caminho é implementar ferramentas de monitoramento para acompanhar a performance e evolução dos colaboradores. A partir de relatórios de análise será possível identificar áreas de melhoria e atuar ativamente para mudar o cenário.

Além disso, é importante realizar estimativas de desempenho regularmente e rodadas de feedbacks construtivos para os colaboradores em modelo remoto.

Faça avaliações e se adapte

Por meio dos indicadores de desempenho será possível avaliar se a dinâmica online está funcionando da melhor forma possível. Caso não esteja, é importante identificar os desafios e dificuldades do dia a dia remoto. Assim, a empresa consegue se adaptar a cada contexto.

Para isso, solicite o feedback dos colaboradores remotos para saber o que precisa mudar, o que tem sido bom e o que não funciona. Por fim, esteja aberto a novas ideias e tecnologias que possam otimizar o trabalho remoto.

Por que a empresa deve investir no Anywhere Office?

Grandes empresas, com amplitude nacional e internacional, apostam no anywhere office. Mas por que essa é uma tendência no mercado? Vamos te mostrar a seguir as vantagens de se investir nesse modelo de trabalho tão atual.

Mulher trabalhando com o notebook no sofá da sua sala com seu gato no colo)

Flexibilidade e retenção de talentos

As empresas expandem suas possibilidades de contratação, já que não há nenhuma barreira geográfica que delimite esse processo, tendo uma diversificação dos talentos. Além disso, é um benefício para os colaboradores, já que eles têm a liberdade de trabalhar de onde quiserem, aumentando sua satisfação com o trabalho e a retenção de talentos.

Redução de custos operacionais

Não é preciso ter custos altos com locação de espaço para escritório, contas e manutenção de espaço, suprimentos e mais. A redução de custos para a empresa é alta, o que pode ser revertido em um benefício corporativo, como auxílio home office.

Aumento da produtividade

O anywhere office poupa tempo das pessoas, que não precisam gastar uma parte do seu dia com deslocamentos até o escritório. Além disso, também oferece uma maior flexibilidade de horários, em que o colaborador pode optar por trabalhar em períodos que ele se sente mais produtivo e focado. Isso aumenta a produtividade e eficiência do trabalho, além de contribuir com sua qualidade.

Continuidade dos negócios

As empresas que já adotavam o anywhere office sofreram muito menos com os adventos da pandemia. Uma organização que está preparada para o trabalho à distância consegue passar com mais tranquilidade por crises, desastres naturais e outras emergências, mantendo suas operações normalmente, mesmo quando o acesso físico ao trabalho é limitado.

Responsabilidade ambiental

É uma maneira de cuidar do meio ambiente, fazendo com que as pessoas precisem sair menos de onde estão para terem que trabalhar. Portanto, há a diminuição de usos de carros e transportes públicos, bem como de combustíveis e emissões de carbono.

Melhora do employer branding

O anywhere office é uma modalidade de trabalho bastante atual, que surgiu com a mudança de comportamento e de prioridades dos profissionais de todo o mundo. Com isso, uma empresa que adota o trabalho remoto se mostra uma organização atualizada e moderna, que segue tendências e prioriza o bem-estar de seus funcionários. Assim, a marca fica muito mais forte e mais valorizada no mercado.

O papel do RH na implementação do Anywhere Office

A equipe de Recursos Humanos tem o papel fundamental em implementar o anywhere office na empresa, já que são os responsáveis por cuidar das questões trabalhistas e de trazer novidades para a cultura organizacional.

Dessa forma, cabe ao time de RH estudar mais sobre o anywhere office e verificar se a empresa suporta esse modelo de trabalho e quais mudanças são necessárias. A partir daí, é possível traçar um plano de ação estratégico para colocar em prática, buscando sempre por uma comunicação clara e transparente com todos.

Para potencializar o anywhere office, contar com benefícios corporativos é essencial. O iFood Benefícios possui o cartão multibenefícios que permite essa flexibilidade que o trabalho remoto precisa. Através do saldo livre, o colaborador pode utilizar o seu benefício como quiser, seja contratando coworkings ou comprando acessórios para o seu ambiente de trabalho. Conheça mais sobre esse benefício!

Além disso, o iFood Benefícios também realiza parcerias, como com o Woba, uma plataforma que concentra diversas opções de coworkings por todo o Brasil. 

São inúmeras as vantagens para que o anywhere office aconteça de uma vez por todas em sua organização. Conte com o iFood Benefícios nesse processo!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida