Assistente Administrativo: o que faz e quanto ganha?

Descubra tudo sobre Vale-Alimentação e como o iFood Benefícios pode ajudar a sua empresa
12 de Junho de 2024
Leitura de 10 min
Não é de hoje que o Vale-Alimentação se destaca como um dos benefícios mais importantes para os colaboradores. Antes, o foco era em salários e estabilidade, mas hoje, os colaboradores enxergam os benefícios como um importante diferencial.
Segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, funcionários felizes são 31% mais produtivos, três vezes mais criativos, além de venderem 37% a mais em comparação com os outros. E, certamente, políticas de benefícios assertivas podem influenciar nesse sentido.
Além disso, um estudo da Robert Half de 2023 revelou que o Vale-Refeição e o Vale-Alimentação estão entre os três benefícios mais valorizados pelos colaboradores, logo após a assistência médica. Isso mostra que as empresas estão cada vez mais atentas à saúde e ao bem-estar dos seus colaboradores.
Pensando nisso, resolvemos criar um guia completo com o que você, enquanto colaborador ou gestor de empresa, precisa saber sobre o vale-alimentação. Fique aqui com a gente e confira todos os detalhes desse benefício.
Índice:
O Vale-Alimentação é um benefício destinado à compra de produtos alimentícios em supermercados, padarias, açougues e outros estabelecimentos que vendem alimentos. Ele permite que os trabalhadores adquiram uma variedade de itens para consumir ou preparar refeições em casa, como mantimentos e produtos frescos, garantindo uma alimentação mais adequada.
Na maioria dos casos, esse benefício é entregue todos os meses por meio de um cartão eletrônico, como, por exemplo, o iFood Benefícios. Portanto, na hora de pagar pelas compras, basta fazer o pagamento utilizando o cartão. É prático, simples e seguro.
Além disso, as organizações que fornecem o Vale-Alimentação e aderem ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) recebem incentivos fiscais e financeiros. Isso faz uma grande diferença no orçamento anual da empresa, pois reduz os encargos fiscais, previdenciários e trabalhistas.
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma política pública focada em promover alimentação nutritiva, qualidade de vida e saúde aos trabalhadores. É uma iniciativa do Governo que visa incentivar as empresas a oferecerem alimentação de qualidade aos seus colaboradores.
Atualmente, o PAT está regulamentado pelo Decreto nº 11.678/2023, de 31 de agosto de 2023. Além de garantir uma alimentação de qualidade aos colaboradores e seus familiares, as empresas que aderem ao programa e que são optantes pela tributação com base no lucro real podem deduzir parte das despesas do imposto sobre a renda. Isso resulta em benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
As empresas precisam preencher um formulário disponível na página do Ministério do Trabalho e Previdência (MTE). Clique aqui para acessar.
O cadastro no PAT não possui data de validade nem prazo para expiração. Sendo assim, não é necessário renová-lo com o passar dos anos, a menos que haja determinação de recadastramento pelo MTE.
O vale-alimentação é complementar ao vale-refeição, são benefícios diferentes. O vale-alimentação é utilizado em mercearias, supermercados e atacadistas e seu objetivo é melhorar a qualidade dos alimentos consumidos em casa, para toda a família.
No caso do vale-refeição, o valor mensal deve ser utilizado em estabelecimentos que oferecem refeições prontas. Já o vale-alimentação é específico para a aquisição de ingredientes e insumos.
Ajuda os colaboradores a cobrir parte das despesas com alimentação, garantindo mais tranquilidade e segurança financeira.
Ao oferecer o Vale-Alimentação, as empresas demonstram um compromisso com a saúde e o bem-estar dos colaboradores. A possibilidade de ter acesso a uma alimentação mais completa e nutritiva contribui para a saúde física e mental dos funcionários.
Colaboradores mais saudáveis e com menos preocupações financeiras tendem a ser mais produtivos e engajados no trabalho.
Oferecer um Vale-Alimentação atrativo pode ser um diferencial competitivo na hora de atrair e reter os melhores profissionais.
O Vale-Alimentação é um benefício versátil que pode ser utilizado em diversos estabelecimentos, como:
Essa flexibilidade permite que os colaboradores escolham os produtos que mais atendem às suas preferências e necessidades alimentares.
O Vale-Alimentação se torna ainda mais relevante em um cenário de trabalho híbrido ou remoto, pois permite que os colaboradores preparem suas refeições em casa, garantindo uma alimentação mais saudável e econômica.
A lei não obriga as empresas a oferecer o Vale-Alimentação, porém, se estiver previsto em contratos, acordos de trabalho ou convenções coletivas, ele se torna um direito do colaborador.
Colaboradores com carteira assinada (CLT) que trabalham em empresas que oferecem o benefício. Colaboradores que trabalham em regime de home office também têm direito ao benefício, pois, mesmo trabalhando remotamente, precisam cumprir os horários e condições contratuais, incluindo os intervalos para alimentação.
A empresa precisa cumprir com suas obrigações e conceder os benefícios previstos até o último dia de trabalho de cada colaborador. No entanto, após a rescisão de contrato, seja por pedido de demissão ou desligamento por parte da organização, o funcionário perde o direito do vale-alimentação e deixa de receber seus benefícios.
Caso a pessoa não tenha utilizado todo o seu saldo do cartão de Vale-Alimentação, por exemplo, o dinheiro permanece disponível para seu uso. Mas, dependendo da empresa fornecedora do benefício, pode existir um prazo limite para utilizar o saldo restante.
Por isso, atente-se sempre a essas questões burocráticas.
Cada empresa define o valor do Vale-Alimentação a ser oferecido aos seus colaboradores. De acordo com a CLT, o valor total dos benefícios referentes a refeição e alimentação não pode ultrapassar 20% do salário do colaborador.
De acordo com a legislação trabalhista, o Vale-Alimentação não pode ser usado para comprar:
Sim! Caso o colaborador ainda tenha saldo do último mês, na próxima recarga o valor antigo soma-se ao atual, podendo ser utilizado normalmente.
Essa é uma pergunta muito recorrente por parte dos colaboradores, mas a venda de vale-alimentação é proibida por lei. Vender esse benefício é considerado um crime, pois representa um desvio de finalidade, uma vez que o colaborador está se beneficiando financeiramente por meio de uma prática fraudulenta.
Um dado importante do estudo da Robert Half é que 81% dos colaboradores gostariam de ter a oportunidade de escolher os benefícios que mais atendem às suas necessidades. Essa demanda por personalização nos benefícios exige que as empresas se adaptem e ofereçam soluções mais flexíveis.
Sim! Dentre os aplicativos que aceitam Vale-Alimentação como forma de pagamento, o iFood é um deles. Com um sistema inovador e tecnológico, o aplicativo oferece diversas formas de pagamento.
No caso das empresas que usam o Vale-Alimentação do iFood Benefícios, os profissionais podem pedir seus alimentos sem preocupação, utilizando o cartão físico em mais de 4 milhões de mercados e restaurantes e em mais de 270 mil estabelecimentos pelo app do iFood. Tudo isso diretamente pelo sistema de pagamentos do aplicativo, sem precisar fazer o pagamento pela maquininha no momento da entrega.
Investir em um Vale-Alimentação de qualidade é um investimento estratégico que pode gerar benefícios a longo prazo para a empresa. Colaboradores mais satisfeitos, saudáveis e engajados contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, impactando diretamente os resultados da empresa.
Para saber mais sobre como implementar um programa de Vale-Alimentação eficiente e atrativo, converse com especialistas em gestão de benefícios. Eles podem ajudar a encontrar soluções personalizadas que atendam às necessidades da sua empresa e dos seus colaboradores.
O iFood Benefícios é moderno, acompanha as mudanças do mercado e está sempre buscando levar inovação e vantagens para os beneficiários.
Com os avanços da tecnologia, sua empresa já não precisa enfrentar os mesmos modelos burocráticos de benefícios. Por isso, iFood Benefícios descomplica e auxilia o seu negócio a se adequar a novos hábitos e necessidades!
E para trazer ainda mais vantagens para o colaborador, temos uma parceria com o maior delivery de comida e mercado do país. Quem tem iFood Benefícios tem o Clube iFood com assinatura gratuita. Isso significa:
O vale-alimentação e refeição do iFood contribui para uma economia inteligente, pois seu custo é zero e não há cobrança de taxas. Sua empresa só paga as recargas do seu time e nada mais: sem nenhuma taxa, é custo zero. E não tem pegadinha, é uma conta a menos para se preocupar:
Outra vantagem é a gestão on-line. Por meio da plataforma de iFood Benefícios, você tem acesso a diversas informações que são disponibilizadas em relatórios fáceis de personalizar, aumentando sua capacidade de decidir baseado em fatos. Para completar, o vale-refeição é um benefício regulamentado e permite o cadastro da sua empresa no Programa de Alimentação do Trabalhador.
Esperamos que o texto de hoje tenha tirado as suas principais dúvidas sobre a implementação do benefício de vale-refeição para os seus colaboradores.
Quer saber como funciona o iFood Benefícios? Acesse a nossa página e fale com um consultor.