Quais doenças a ginástica laboral previne?
A ginástica laboral pode ajudar os trabalhadores a manterem uma rotina de exercícios e melhorarem sua saúde física e mental
14 de Janeiro de 2025
Leitura de 3 min
Entre 2011 e 2021, a Previdência Social registrou a concessão de 632.578 benefícios acidentários relacionados às LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Esses números abrangem uma variedade de condições que afetam o sistema musculoesquelético, sendo causadas, agravadas ou mantidas por atividades laborais.
Apesar disso, as estatísticas não contemplam trabalhadores informais, servidores públicos e casos subnotificados, o que indica que o impacto real pode ser ainda maior. A boa notícia é que é possível prevenir problemas como LER e DORT e transformar essa realidade.
Medidas eficazes incluem a promoção da saúde por meio da conscientização sobre a prática de atividades físicas, como a ginástica laboral, conduzida por profissionais de Educação Física, como uma estratégia preventiva e de melhoria do bem-estar dos trabalhadores. Veja quais doenças a prática de exercícios laborais pode prevenir!
Índice:
- Como funciona a ginástica laboral
- Doenças prevenidas pela ginástica laboral
- Ginástica laboral no home office
Como funciona a ginástica laboral
A ginástica laboral tem como foco principal a prevenção de patologias relacionadas às atividades laborais, além de incentivar os colaboradores a adotar a prática de atividades físicas.
Ao destacar a importância dessas ações, promove-se a melhoria da qualidade de vida e a manutenção da saúde. Realizada no ambiente de trabalho, a atividade consiste em sessões diárias de 15 a 20 minutos, com uma abordagem lúdica, educativa e preventiva, contribuindo para o bem-estar e o fortalecimento das relações interpessoais.
Além da prevenção de problemas de saúde, a prática também valoriza o colaborador e melhora o clima organizacional, alinhando-se aos princípios de qualidade de vida e preservação da saúde, e fazendo o funcionário sentir-se valorizado. Dessa forma, o trabalho é transformado em uma experiência menos desgastante, preservando a funcionalidade física e mental dos indivíduos.
Doenças prevenidas pela ginástica laboral
Ao pensar em LER/DORT, é comum associá-las a dores nos pulsos, ombros ou pescoço. No entanto, é importante lembrar que essas condições podem atingir qualquer parte do corpo. Por exemplo, elas podem se manifestar na coluna lombar, caso haja sobrecarga nessa região, ou no tendão de Aquiles, especialmente em pessoas que caminham ou correm grandes distâncias.
Nesse contexto, a ginástica laboral pode trazer diversos benefícios para os colaboradores, entre eles, a prevenção dessas doenças. Veja algumas delas a seguir:
- Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT): isso inclui tendinites, bursites e síndrome do túnel do carpo. A ginástica laboral alivia a tensão muscular e melhora a postura, prevenindo lesões por esforços repetitivos e movimentos inadequados.
- Lesões por Esforço Repetitivo (LER): exercícios de alongamento e fortalecimento muscular reduzem o impacto de movimentos repetitivos comuns em atividades laborais.
- Problemas posturais: má postura no trabalho pode levar a dores crônicas na coluna, pescoço e ombros. A ginástica laboral corrige desequilíbrios musculares que contribuem para esses problemas.
- Doenças cardiovasculares: ao reduzir o estresse, melhorar a circulação sanguínea e combater o sedentarismo, a ginástica laboral diminui o risco de hipertensão e outras doenças cardíacas.
- Estresse e ansiedade: a prática regular de ginástica laboral melhora o bem-estar emocional, reduzindo sintomas de estresse e ansiedade.
- Obesidade e sedentarismo: atividades físicas leves ajudam a combater o sedentarismo, prevenindo o ganho de peso excessivo e doenças associadas, como diabetes tipo 2.
Ginástica laboral no home office
A transição para o trabalho remoto trouxe um aumento expressivo de problemas relacionados à ergonomia e à saúde mental. Muitos profissionais enfrentaram a falta de um ambiente adequado para trabalhar, somada à intensificação das demandas. Isso resultou em complicações nas articulações, músculos, tendões e ligamentos, além de uma sobrecarga mental, que frequentemente levou a episódios de ansiedade, irritabilidade e ao crescimento desses distúrbios.
Para alcançar equilíbrio físico e mental, garantindo mais qualidade de vida e produtividade no trabalho, é fundamental alternar tarefas repetitivas com pausas regulares, incorporar atividades físicas e alongamentos à rotina, respeitar os limites do corpo e da mente, além de criar um espaço de trabalho ergonomicamente adequado. Essas práticas ajudam a prevenir problemas decorrentes dessas condições.
A ginástica laboral é um excelente benefício corporativo para oferecer aos funcionários que favorece não só os funcionários, como também a empresa, aumentando a produtividade e diminuindo os índices de absenteísmo. Conheça o Colab+ e saiba como levar mais saúde e bem-estar ao seu time!