Ginástica Laboral: principais objetivos e benefícios
Saiba mais sobre a ginástica laboral, investimento que pode trazer benefícios para os colaboradores e refletir nos resultados da empresa
18 de Dezembro de 2024
Leitura de 5 min
A ginástica laboral é uma prática de exercícios físicos realizada no ambiente de trabalho, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Pesquisas diversas ao longo do tempo demonstram e comprovam que a prática de atividades físicas traz uma série de benefícios para o corpo e para a mente e isso não é diferente no trabalho.
Desde as profissões que requerem movimentação corporal constante até as que precisam que o trabalhador passe o dia sentado executando atividades em um computador podem se beneficiar da ginástica laboral. Por isso, cada vez mais empresas vêm adotando essa prática no dia a dia de trabalho. Neste artigo, você vai entender mais sobre como funciona a ginástica laboral e as vantagens que ela oferece aos colaboradores. Continue lendo!
Índice:
Onde surgiu a ginástica laboral?
Os primeiros registros sobre a ginástica laboral remontam a 1925, quando foi publicado, na Polônia, o livro intitulado Ginástica de Pausa Destinada aos Operários. Esse marco inicial serviu de base para a introdução da prática em outros países, como Holanda e Rússia. Durante a década de 1960, a ginástica laboral começou a se espalhar por nações como Alemanha, Suécia e Japão, ganhando maior notoriedade.
No Japão, em 1960, a ginástica laboral compensatória, que vamos explicar mais adiante, foi oficialmente consolidada e tornou-se obrigatória. O foco principal dessa implementação era reduzir os acidentes de trabalho, melhorar o bem-estar dos funcionários e aumentar a produtividade nas empresas.
No Brasil, as primeiras iniciativas relacionadas à ginástica laboral surgiram entre as décadas de 1970 e 1980. Um exemplo significativo foi o projeto desenvolvido pela FEEVALE (Federação de Ensino Superior do Vale dos Sinos), que implantou a Ginástica Laboral Compensatória em 1978, em cinco empresas da região.
Nos anos 1990, a ginástica laboral começou a se consolidar de fato no país, impulsionada pelo crescente interesse das empresas em promover a qualidade de vida dos seus colaboradores. Veja outros benefícios desta prática a seguir!
Qual é o principal objetivo da ginástica laboral?
A ginástica laboral tem como objetivos principais prevenir lesões musculoesqueléticas, melhorar a postura e o condicionamento físico, aumentar a produtividade e a concentração, reduzir o estresse e a tensão muscular, promover o bem-estar geral, fortalecer a integração e a motivação da equipe, além de estimular a conscientização corporal para prevenir desconfortos e problemas de saúde.
Quais são os benefícios da ginástica laboral?
O retorno que a ginástica laboral pode trazer para os funcionários e para as empresas é muito valioso. Alguns dos benefícios incluem:
1. Aumento da produtividade
Ao relaxar a musculatura e aliviar a tensão causada pela rotina de trabalho, o colaborador consegue focar melhor em suas tarefas e tomar decisões estratégicas com mais clareza. Além disso, ao perceber seu próprio rendimento positivo, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e satisfatório para todos.
2. Prevenção de doenças
A ginástica laboral é uma excelente aliada na prevenção de doenças decorrentes de má postura e do sedentarismo no ambiente de trabalho. Ao estimular a prática de atividades físicas, ajuda a evitar problemas como dores nas articulações, obesidade e complicações cardiovasculares.
3. Redução das faltas no trabalho
Reduzindo o sedentarismo e a chance da evolução de problemas de saúde com exercícios físicos na ginástica laboral, os funcionários tendem a se ausentar menos. Isso garante maior presença dos colaboradores e continuidade nas atividades da empresa.
4. Maior interação entre os membros da equipe
A ginástica laboral, ao introduzir momentos de descontração durante o expediente, cria oportunidades para que os colaboradores se conheçam melhor e troquem experiências. Essa integração fortalece as relações interpessoais e desperta o espírito de trabalho em equipe, promovendo um ambiente mais colaborativo e melhorando o clima organizacional.
5. Fortalecimento da autoestima
Além dos benefícios físicos, a ginástica laboral promove maior consciência corporal. Oferecer essa prática no ambiente de trabalho também faz com que os funcionários se sintam valorizados. Como resultado, há um fortalecimento da autoestima, que contribui para maior confiança e motivação em suas atividades diárias.
Quais são as três fases da ginástica laboral?
A ginástica laboral é composta por três fases principais: preparatória, compensatória e de relaxamento.
- Fase preparatória: Realizada antes do início do expediente, tem como objetivo ativar e preparar os músculos para as atividades do dia.
- Fase compensatória: Executada durante o horário de trabalho, essa etapa busca aliviar tensões e compensar os músculos que estão sendo sobrecarregados nas
- Fase de relaxamento: Feita ao final do expediente, tem o propósito de reparar os efeitos do desgaste acumulado durante a jornada de trabalho. Promove relaxamento muscular, redução de tensões e contribui para um maior bem-estar geral.
Quais são os exercícios da ginástica laboral?
Vários exercícios podem ser executados durante a ginástica laboral e eles podem mudar a cada dia de prática, com focos diferentes em cada aula. Alguns exemplos de exercícios são:
- Alongamento de antebraços e costas
- Alongamento do pescoço
- Flexão de quadril
- Rotação de tronco
- Elevar as pernas e os pés
- Alongar a coluna
- Exercícios para melhorar a circulação
- Extensão de peitos e ombros
A ginástica laboral é um excelente benefício corporativo para oferecer aos funcionários que, como você pode ver, beneficia a empresa de diversas formas. O iFood Benefícios pode ajudar a deixar seus colaboradores ainda mais satisfeitos com um cartão de benefícios flexíveis exclusivo. Saiba como!