Projeto da Sanofi mira diversidade e oferece bolsas de estudo

Farmacêutica Sanofi criou projeto que oferece bolsas de estudo superior para pessoas negras

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

14 de Outubro de 2025

Leitura de 3 min

A atuação de uma empresa que já tem pilares de ESG bem desenvolvidos vai além de olhar apenas para o negócio, mas encara também o setor em que está inserida e como ele pode ser mais útil para a população. Foi com essa ideia que a farmacêutica Sanofi decidiu entender como os grupos minorizados experienciam o sistema de saúde. 

Para isso, a corporação rodou uma pesquisa em cinco países (Brasil, França, Japão, Reino Unido e Estados Unidos) e coletou a opinião de 11.500 pessoas sobre o acesso à saúde. Como resultado, ela descobriu que 80% das pessoas de grupos étnicos minorizados (no caso do Brasil, principalmente, a população negra) tiveram experiências que prejudicaram a sua confiança na área da saúde. 

Entre os entrevistados, 44% afirmaram que o que contribuiu para a perda de confiança foi o fato de o profissional de saúde não explicar bem o que estavam fazendo ou recomendando, 42% receberam serviços de má qualidade e 34% não se sentiram ouvidos. 

“Analisando os dados, descobrimos que a maioria das pessoas teve sua confiança no sistema de saúde abalada devido a experiências negativas. A falta de confiança é um dos principais motores das desigualdades na esfera da saúde, por isso acreditamos que podemos ter um impacto tangível”, explica Neila Lopes, Head de Diversidade e Cultura da Sanofi Brasil.

Segundo ela, muitas pessoas de grupos minorizados desconfiam do sistema de saúde e de seus profissionais e não se sentem representados, e isso limita o envolvimento com pesquisas clínicas, a aceitação de intervenções médicas e o envolvimento com o sistema de saúde.

Índice:

O caminho

Para começar a resolver esses problemas, a Sanofi criou o projeto “Um Milhão de Diálogos”, uma iniciativa global cujo objetivo é promover maior confiança dos grupos minorizados na área da saúde. Até 2030, serão investidos 50 milhões de euros no projeto.

Dentro dele, foi lançada a “Bolsa Sanofi Geração de Futuro”, que promove 10 bolsas de estudos para pessoas negras estudarem Direito, Publicidade e Propaganda ou Administração. Para a execução, a empresa fez uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, que, em conjunto com a própria Sanofi, seleciona os candidatos para as bolsas. 

O projeto também prevê que os selecionados passem pelo estágio da Sanofi. Ao longo dessa jornada, eles recebem suporte no desenvolvimento, orientação e oportunidade de vagas efetivas. Como benefício, também têm integração com bolsistas dos outros quatro países participantes do programa. 

Dentro da Sanofi, o projeto é liderado pela área de Diversidade, Equidade e Inclusão, tanto a nível local quanto global. Mas, para que ele dê certo, outros departamentos são envolvidos, como o Jurídico, o RH, o Compliance, entre outros. 

“Estamos aprendendo conforme compreendemos melhor as necessidades dos grupos minorizados. Decidimos, por exemplo, buscar a parceria com a Zumbi dos Palmares para viabilizar a bolsa de estudos. Além disso, prevemos rodas constantes de diálogos, para ampliar o conhecimento das lacunas de confiança na área de saúde, que já identificamos na pesquisa”, conta Neila.

Resultados

A percepção do projeto internamente é bastante positiva. Segundo Neila, a Sanofi tem feito rodas de diálogos com pessoas que fazem parte dos grupos minoritários da organização para que eles participem da iniciativa.

“Até o momento, o feedback sobre a bolsa de estudos tem sido de muito orgulho e de senso de propósito da companhia. Acredito que, conforme os bolsistas entrem e comecem a participar do dia a dia, devemos ter mais reconhecimento da iniciativa”, explica.

Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 19 de julho de 2023 com o título “Projeto da Sanofi mira diversidade e oferece bolsas de estudo”. Atualizado em 7 de agosto de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.

Diversidade e inclusão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Mais sobre: Diversidade e inclusão