Como tratar o absenteísmo no trabalho? Conheça 7 práticas
Altos índices de absenteísmo requerem mudança nas práticas do dia a dia da empresa. Confira algumas dicas do que você pode fazer!
25 de Dezembro de 2024
Leitura de 4 min
O absenteísmo refere-se à ausência frequente de um colaborador em seu local de trabalho, o que pode se manifestar por meio de atrasos, saídas antecipadas ou faltas não justificadas. Essa questão representa um grande desafio tanto para o departamento pessoal, que precisa buscar maneiras de entender os motivos que estão levando ao absenteísmo para não deixar o problema afetar os resultados.
Vale destacar, antes de começarmos, que eliminar completamente o absenteísmo é praticamente impossível, já que cada colaborador possui características únicas e enfrenta questões pessoais, que podem interferir em sua performance no trabalho. Mesmo assim, é possível adotar medidas para amenizar essa questão consideravelmente, a fim de reduzir os prejuízos que podem ser causados.
Veja algumas formas de tratar o absenteísmo no trabalho a seguir!
Índice:
- 1 - Entenda as causas dos atrasos e faltas de cada colaborador
- 2 - Estabeleça uma frequência para feedbacks individuais
- 3 - Faça pesquisas e acompanhe o clima organizacional
- 4 - Implemente planos de carreira
- 5 - Invista em capacitação para líderes e gestores
- 6 - Incentive o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
- 7 - Estimule hábitos saudáveis
1 - Entenda as causas dos atrasos e faltas de cada colaborador
As ausências e os atrasos podem ter diferentes causas, muitas vezes relacionadas a questões pessoais de cada colaborador. Dessa forma, é fundamental que o gestor dialogue com os funcionários para compreender o que está gerando essas situações, estabelecendo uma comunicação aberta e criando um ambiente em que o colaborador se sinta à vontade para expor o que está acontecendo.
Assim, juntos, é possível tentar encontrar uma solução que funcione para ambas as partes envolvidas.
2 - Estabeleça uma frequência para feedbacks individuais
Os feedbacks são uma ferramenta essencial na gestão de pessoas, pois permitem acompanhar o progresso dos colaboradores e apontar os aspectos que podem ser aprimorados. Essa prática reforça para os funcionários que a empresa valoriza seu crescimento e está comprometida com seu desenvolvimento dentro da organização.
Como resultado, os profissionais tornam-se mais engajados e menos propensos a faltar, entendendo que sua presença é indispensável para o avanço da organização. Além disso, é igualmente importante que os colaboradores forneçam feedbacks sobre a empresa e os gestores, permitindo que a organização identifique falhas nos processos e trabalhe para solucioná-las.
Esses momentos também são ótimas oportunidades de fazer pequenos ajustes e adaptações individuais para tornar o trabalho do colaborador melhor para ele e para a empresa. Lembre-se que a flexibilidade pode ser uma chave para melhorar os índices de absenteísmo.
3 - Faça pesquisas e acompanhe o clima organizacional
Um aspecto crucial para reduzir o absenteísmo na empresa é garantir e acompanhar um clima organizacional positivo para os colaboradores. Somente em um ambiente agradável é possível se sentir motivado, sustentar a produtividade, reter talentos e reduzir a ausência dos colaboradores.
Para garantir um bom clima organizacional, você pode realizar o monitoramento por meio de pesquisas internas, identificando problemas e planejando soluções para os principais pontos levantados.
4 - Implemente planos de carreira
Uma maneira eficaz de manter os colaboradores motivados é oferecer planos de carreira, que possuem grande importância para profissionais interessados em oportunidades de crescimento dentro da empresa. Além disso, eles servem como um guia claro do que os colaboradores precisam realizar para alcançar suas metas dentro da organização.
Essa é uma medida valiosa porque quando o colaborador percebe que a organização não oferece condições para atingir seus objetivos profissionais, ele tende a se desmotivar. Sentir-se assim pode levar a comportamentos como atrasos frequentes, queda na produtividade e atrasos na entrega de tarefas, entre outros sinais de desengajamento.
5 - Invista em capacitação para líderes e gestores
Líderes e gestores têm um papel essencial na construção de um ambiente de trabalho equilibrado e saudável e, em outros pontos que já falamos neste artigo, como dar feedback e estabelecer confiança para ser um canal aberto de comunicação com o colaborador.
Por isso, é importante garantir que estes cargos de liderança estejam preparados para lidar com questões relacionadas à saúde mental, gerenciar conflitos e oferecer o suporte necessário aos colaboradores.
6 - Incentive o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal é fundamental para prevenir o esgotamento, como a Síndrome de Burnout, reduzir o estresse e as consequências que tudo isso traz.
Tendo isso em mente, é necessário estimular práticas eficientes de gestão do tempo, além de oferecer e implementar políticas que contribuam com maior flexibilidade para tornar o dia a dia de trabalho mais produtivo, sem esquecer dos compromissos pessoais que todos nós temos.
7 - Estimule hábitos saudáveis
Implementar programas de conscientização sobre doenças laborais, saúde mental e outras condições, além de oferecer acesso a refeições nutritivas e incluir ginástica laboral durante o expediente são algumas medidas eficazes para tratar o absenteísmo no trabalho.
Além disso, dispor de um plano de saúde é um grande diferencial, pois facilita o acesso rápido a consultas, exames e tratamentos, ajudando a prevenir complicações e promovendo o bem-estar tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal dos colaboradores. Nesse contexto entram também outros benefícios corporativos, como passes para aulas na academia, yoga, pilates e outros exercícios físicos.
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