Liderança Situacional: saiba o que é e como se tornar um líder de excelência
Esse estilo de gestão traz diversos benefícios para a sua empresa. Confira aqui o que é!
Por Equipe iFood Benefícios
Você sabe o que é liderança situacional ou qual é o seu estilo de liderança? Hoje em dia, para ser considerado um bom líder, é necessário capacidade de adaptação sobre diversos cenários, ambientes e pessoas.
Saber gerenciar as equipes para lidar com todas as situações e melhorar os resultados é essencial. Por isso, você precisa conhecer bem os estilos de liderança situacional e os tipos de liderados. Assim, você terá uma gestão estratégica que impacta diretamente no crescimento da sua empresa.
Índice:
- O que é Liderança Situacional?
- Como surgiu esse método?
- As características da Liderança Situacional
- Entenda como a Liderança Situacional funciona
- Saiba quais são suas vantagens!
- Os 4 estilos de Liderança Situacional
- Como calcular o nível de maturidade dos colaboradores?
- Saiba como colocar a Liderança Situacional em prática!
O que é liderança situacional?
A liderança situacional define os líderes conforme a adaptação deles a contextos profissionais. Ou seja, o estilo de liderança dele é baseado na reação e ação às mudanças ou comportamento das equipes.
Isso significa que a liderança positiva não tem apenas um caminho, até porque os liderados possuem diversos tipos de comportamentos. A forma que você se comunica com um, pode não funcionar com o outro. Por isso, é preciso entender qual o nível de maturidade profissional de cada um deles.
Mas, o importante na liderança situacional, é que não há um estilo melhor do que o outro. Tudo depende de como o gestor irá ser flexível e adaptável aos cenários, e como lidará com seus subordinados.
Como surgiu esse método?
A liderança situacional surgiu através do livro “Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional”, escrito pelo cientista comportamental Paul Hersey e pelo especialista em gestão empresarial e sociólogo Kenneth Blanchard, em 1969.
Apesar do conceito ser antigo, o tema continua bastante atual e é aplicado, principalmente, em períodos de crise econômica, baixa produtividade e pouca demanda. Essa adaptabilidade da gestão é essencial para manter a motivação da equipe e o alto nível das entregas mesmo em momentos conturbados.
As características da Liderança Situacional
Como falamos anteriormente, uma das principais características da liderança situacional é a capacidade de adaptação a diferentes situações. Além disso, podemos destacar também o espírito motivacional com foco na equipe, para manter a energia alta mesmo em momentos complicados.
Portanto, somado a essas características, temos também a necessidade de se ter uma boa comunicação, assertividade e precisão nos comandos, e bastante maturidade profissional para saber lidar com adversidades e para delegar corretamente as atividades.
Entenda como a Liderança Situacional funciona
Na liderança situacional acredita-se que não há um modelo perfeito e ideal de liderança. Na verdade, o que se prega é que existem diferentes modelos de liderança que podem ser aplicados em situações específicas, sendo mais positivas para determinados momentos.
Portanto, o líder precisa conhecer bem a sua equipe e ter uma visão analítica sobre cada integrante. A partir disso ele cria um plano de ação de acordo com as habilidades de cada um, mas sempre prezando pela motivação e pelo exercício da auto confiança de todos.
Saiba quais são as vantagens da Liderança Situacional!
Esse estilo de liderança traz inúmeros benefícios para uma empresa, como:
- redução de conflitos internos, já que ela permite que haja mais empatia e maturidade no time;
- eficiência na comunicação, conectando a missão, visão e valores da empresa no dia a dia;
- funções melhor estabelecidas, já que o papel de cada colaborador fica mais definido;
- tomada de decisão mais assertiva e segura, pois ao conhecer melhor a equipe, fica mais fácil definir os próximos passos.
Os 4 estilos de Liderança Situacional
Agora que explicamos o que é liderança situacional, chegou o momento de saber quais são os estilos de líderes. Eles são baseados em 4 estilos de liderança situacional, e mostram quais são as melhores reações e ações nos diversos cenários. Isso influencia diretamente a relação de trabalho, tornando-o mais positivo e produtivo.
Direção
Tomar decisões faz parte do trabalho de um líder. Por isso, a gestão de direcionamento é importante. Nela, você deve ensinar para a equipe como, porquê, quando e o que precisa ou não ser feito.
Dando a direção para a realização das tarefas, o líder está organizando suas equipes e guiando para um caminho de sucesso. É preciso se envolver e supervisionar de perto o trabalho dos seus subordinados. Assim, caso aconteça algum erro ou surja alguma dúvida, você rapidamente saberá o que fazer.
Orientação
Diferente do estilo Direção, neste aqui, o líder deverá gerar motivação entre seus subordinados. E os principais meios de realizar isso é através de estímulos para a execução das tarefas, se manter aberto para sugestões e ideias, além de fazer uma supervisão constante.
Mas, mesmo assim, o líder precisa se colocar em uma posição de respeito, demonstrando que a última palavra é a dele. Por isso, o melhor a se fazer é conversar com a equipe, escutá-la e argumentar sobre a decisão final.
Apoio
Neste estilo de liderança situacional, o líder dará apoio para que seus liderados tenham maior motivação e energia. Isso é feito através de feedbacks, elogios, soluções de dúvidas e pequenas instruções.
Assim, você terá uma equipe confiante, que consequentemente se sentirá mais preparada e motivada para desenvolver suas tarefas. Essa é a principal maneira de enriquecer os processos colaborativos de forma eficiente.
Delegação
Esse estilo é aquele em que o líder possui a menor tomada de decisão e envolvimento com as tarefas ou colaboradores. Ao delegar, você irá deixar a responsabilidade inteiramente aos liderados.
E com essa ação, eles conseguem ser independentes e tomar decisões próprias sobre suas tarefas. Dessa forma, os colaboradores se desenvolvem profissionalmente, e o líder não fica sobrecarregado para decidir qualquer micro etapa.
Como calcular o nível de maturidade dos colaboradores?
É através dos graus de maturidade dos colaboradores que os líderes conseguirão descobrir a maneira de agir com cada um. Isso é feito por meio da análise do nível de empenho, autonomia, capacidade de assumir responsabilidades e de tomar decisões.
Os parâmetros usados para essa análise, são:
1 . Escala de maturidade no trabalho:
- experiência anterior;
- conhecimento do trabalho;
- compreensão das exigências do trabalho.
2 . Escala de maturidade psicológica:
- disposição para assumir responsabilidades;
- motivação e realização;
- empenho.
Quando são reconhecidas essas informações, fica mais fácil estimular a evolução profissional dos liderados. Isso porque, a aplicação da liderança situacional evita que os funcionários se mantenham inertes psicologicamente e profissionalmente. Assim, eles conseguem crescer, gerando bons resultados para a equipe e a empresa.
E, assim como os estilos de liderança situacional, o nível de maturidade dos colaboradores também é representado em 4 definições. Elas são:
- Baixa competência e baixo empenho: quando o colaborador não possui habilidades, conhecimento técnico, interesse na realização de tarefas ou responsabilidade profissional;
- Alguma competência e algum empenho: o funcionário não tem muita experiência na função, mas demonstra entusiasmo para aprender e se desenvolver;
- Média a alta competência e algum empenho: aqui o liderado possui conhecimento, mas está desmotivado, seja com a responsabilidade dada ou até com a própria tarefa;
- Alta competência e alto empenho: esse é o colaborador ideal, em que ele apresenta habilidade e confiança para realizar sua função.
Saiba como colocar a Liderança Situacional em prática!
Agora que você já sabe a importância e relevância que a liderança situacional tem para uma corporação, chegou a hora de saber como aplicar no seu dia a dia enquanto líder. Confira algumas dicas!
Faça um mapeamento e conheça sua equipe
Encontre alguma ferramenta para auxiliar e elabore algum esquema para consolidar mais informações sobre sua equipe.
Marque também reuniões individuais, como 1:1’s, e dinâmicas em grupo para ter ainda mais insumos. Além disso, trabalhar um plano de carreira também é um caminho interessante para descobrir mais anseios profissionais.
Identifique as Skills de cada colaborador
A partir das dicas do tópico anterior, ficará mais fácil identificar as principais habilidades de cada colaborador e, assim, saber delegar melhor as funções e responsabilidades dentro do time. Ao fazer isso de forma correta, haverá um aumento na produtividade e na qualidade das entregas.
Proporcione treinamentos de educação continuada
É normal que existam habilidades a serem desenvolvidas dentro de um time, ninguém chega perfeito para o mercado de trabalho. Portanto, ao identificar as oportunidades, um caminho é apostar em cursos e treinamentos para ajudar nessa capacitação.
Promova o engajamento e a motivação entre o time
Aposte na transparência para passar informações e em momentos de integração e descontração para manter a energia do time lá em cima. Isso é essencial para gerar confiança e segurança entre líder e liderados.
Desenvolva a cultura do feedback
O feedback é super importante para ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador. Sabendo do potencial de cada um e das skills que ainda precisam ser desenvolvidas, o feedback vem para auxiliar nesse processo de evolução constante.
Ao entender o que é liderança situacional, você compreende que oferecer as melhores vantagens aos seus liderados também é uma forma de mantê-los motivados, certo?
Além de apoiar no desenvolvimento das lideranças para elas conseguirem trazer essa motivação como parte do dia-a-dia, o iFood também possui benefícios que geral sorrisos diariamente, melhorando a vida profissional dos seus funcionários.
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