Neon mira liderança para gerar motivação em cascata

Projeto Liderança Maluca por Pessoas foi criado para aprimorar gestores na jornada por uma cultura colaborativa, divertida e de alta perform...

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

27 de Outubro de 2025

Leitura de 4 min

Um dos pensadores mais respeitados na atualidade por profissionais dedicados a cuidar de pessoas, o acadêmico norte-americano Otto Scharmer é autor de O Essencial da Teoria U – Princípios e Aplicações Fundamentais, livro em que apresenta a teoria do título e aqueles que considera os cinco passos que um líder deve dar.

Segundo o autor, são eles: desenvolver a habilidade de ouvir os outros e abrir-se ao que a vida o chama a fazer; buscar pessoas e lugares de maior potencial e escutá-los com a mente e o coração; isolar-se e refletir para permitir-se o autoconhecimento; criar um microcosmo em que seja possível explorar o futuro na prática; e, por fim, cultivar ecossistemas de inovação a partir da atuação em um todo emergente.

Em outras palavras, trata-se de se conectar com o outro e consigo mesmo, deixar-se permear pelo novo e proporcionar a circulação dessa energia renovadora como rota de melhoria contínua. 

É difícil encontrar alguém que discorde de algum dos pontos listados por Scharmer, e é provavelmente essa propensa unanimidade que faz desse professor sênior do MIT e cofundador do Presencing Institute uma voz importante no campo dos recursos humanos. 

Foi esse perfil de líder que a fintech Neon buscou esculpir com o projeto Liderança Maluca por Pessoas, que resumiu em três pontos-chave o roteiro para um líder estimular o desenvolvimento de sua equipe e fazer todos brilharem.

As três essências definidas pelo programa, criado em 2022, são: potencializar o brilho de cada um; performar com times que cintilam juntos; e inspirar um futuro radiante para o mundo. Elas se conectam com as três duplas de valores da fintech: “Divertida e Responsável”, “Incrível e de Alta Performance” e “Talentosa e Colaborativa”. Uma cultura que faz todo o sentido quando pensamos no contexto a que a Neon pertence. 

Primeira conta digital do Brasil, a empresa é um unicórnio – como são chamadas as startups que atingem avaliação de mercado de 1 bilhão de dólares antes de abrir capital em bolsa. Com foco nas classes C, D e E, que respondiam por 88% de sua carteira em 2021, a Neon conta com mais de 22 milhões de clientes.

“O nosso principal objetivo com o projeto Liderança Maluca por Pessoas era fortalecer e desenvolver a liderança, trazendo comportamentos práticos que guiassem a gestão de rotina e decisões estratégicas, revisitando e fortalecendo os direcionais da nossa cultura, guiados pelas nossas duplas de valores”, diz Gabriela Eloi do Amaral, partner & change management expert da Neon. 

Índice:

O caminho

Os líderes são vistos como modelo por outros funcionários, e é a partir deles que os elementos da cultura organizacional são cascateados, gerando engajamento. Por isso, os gestores devem estar preparados. “O público-alvo do projeto eram os 450 líderes da companhia, mas a mudança cultural acaba afetando toda a empresa”, afirma Gabriela

O Liderança Maluca por Pessoas foi disseminado em toda a Neon, beneficiando direta e indiretamente os quase 2 mil trabalhadores.

A eficiência do programa pode ser atribuída à sua construção. A tríade de pontos essenciais a serem seguidos por um líder da Neon foi desenhada com base em conversas profundas, entrevistas com “neowners” (como são chamados internamente os funcionários da fintech) e de workshops com grupos multidisciplinares. A ideia sempre foi a de valorizar os pontos positivos de cada um e fazer com que todos trabalhassem bem juntos.

As Essências da Liderança foram lançadas em um evento batizado de Liderança Maluca Por Pessoas. O encontro teve duração de um dia e foi dividido em abertura e mais três blocos – cada um dedicado a uma essência.

Os blocos eram compostos por vídeo com neowners, contando o que consideram comportamentos de uma boa liderança; dinâmica para que as pessoas pudessem viver aquela essência na prática; divulgação oficial da essência e seus comportamentos, com vídeo curto explicativo e conclusão do bloco de experiências, conduzida pelo fundador e CEO, Pedro Conrade, interagindo com o público. 

Após o evento, a empresa divulgou a trilha da liderança com diversos minicursos associados às essências. Além disso, elas foram incorporadas à rotina corporativa, sendo utilizadas como embasamento em reuniões e integração de equipes.

As essências passaram a integrar a avaliação de desempenho da liderança, bem como as pesquisas pulso mensais. A cada semestre, a Neon reconhece gestores que foram exemplos em cada um dos três pilares.

Resultado

Em um ano, o projeto Liderança Maluca por Pessoas mostrou resultado. De julho de 2022 a julho de 2023, subiu de 61 para 69 a métrica de LNPS, índice usado pela Neon para aferir a satisfação e o engajamento dos liderados com seus líderes, inspirado no NPS. O indicador gira em torno da questão “O quanto você recomenda sua liderança direta?”.

“Percebemos a evolução do indicador com o amadurecimento do que é esperado da liderança e com as ações de ativação das essências, além do entendimento, absorção e aplicação prática das essências pela liderança”, afirma Gabriela.

A iniciativa não só se conecta com a estratégia de negócios e cultura organizacional, como serve de guia para ambos. Quando existem dúvidas sobre qual caminho seguir, a liderança traz as essências para a mesa para tomar a decisão.

 

Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 14 de outubro de 2024 com o título “Projeto da Neon mira liderança para gerar motivação em cascata”. Atualizado em 29 de agosto de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.

Gente e gestão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Mais sobre: Gente e gestão