Mentoria de carreira: alavanque sua profissão com essa estratégia!
Saiba como a mentoria de carreira pode ajudar você a mudar o rumo da sua jornada profissional.
Por Equipe iFood Benefícios
Você já ouviu falar em mentoria de carreira? Essa é uma das maneiras que os profissionais encontraram para evoluir suas carreiras e se desenvolver profissionalmente. Essa prática é oportuna em diversos momentos, seja para iniciar uma carreira, realizar uma transição de área ou até mesmo para conquistar cargos mais altos, como de gestão.
Portanto, preparamos este texto para contar melhor sobre a mentoria de carreira, mostrar como ela funciona e tirar outras dúvidas comuns sobre o assunto. Vamos lá?
Índice:
- O que é uma mentoria de carreira?
- Como funciona?
- Por que fazer uma mentoria de carreira?
- Como escolher um mentor?
- Como estruturar uma mentoria de carreira?
- Dúvidas comuns
- Conclusão
O que é uma mentoria de carreira?
Como qualquer mentoria, seu objetivo final é auxiliar alguém em determinado assunto. Assim sendo, a mentoria de carreira tem como foco ajudar as pessoas a se desenvolverem profissionalmente para atingir determinados objetivos em sua carreira.
Dessa forma, o mentorado (quem solicita a mentoria), recorre a um mentor (o orientador) com alguma questão. E as intenções podem variar, como: iniciar uma carreira, fazer uma transição de carreira, progredir para um cargo de liderança e mais. Seja qual for a necessidade, o mentor fará o possível para ajudar o mentorado em seus objetivos.
Como funciona?
A mentoria de carreira funciona como uma orientação profissional, onde o mentor é uma pessoa com vasta experiência no assunto a ser tratado. Geralmente são profissionais com bastante visibilidade no mercado de trabalho, somando anos de bons frutos em sua área.
Com isso, outros profissionais confiam nestes grandes nomes para solicitar uma ajuda e orientação do que fazer em sua carreira. Geralmente existe uma relação de confiança e admiração, onde o mentorado confia plenamente nas palavras de seu mentor.
Para que a mentoria aconteça da melhor forma, é necessário ter sempre liberdade e sinceridade na relação entre mentor e mentorado. Assim a conversa flui e o aprendizado aumenta.
Por que fazer uma mentoria de carreira?
Existem diversos motivos para fazer uma mentoria de carreira, sendo o primeiro deles a possibilidade de aprendizado e desenvolvimento de habilidades essenciais para o exercício profissional.
Além disso, contar com orientações constantes e dicas de quem já tem uma maior experiência na área ajudam a evitar erros e saber melhor qual caminho seguir. Outro ponto positivo é que a mentoria fornece a possibilidade de bons networkings, o que ajuda qualquer profissional, seja em início de carreira ou não, a se conectarem com parceiros no mercado.
Ao longo do processo de mentoria e da aplicação do plano de ação desenvolvido, o mentorado recebe feedbacks construtivos sobre seu desempenho e consegue visualizar suas metas profissionais com mais clareza.
Como escolher um mentor?
Como falamos anteriormente, é importante que a relação entre mentor e mentorado seja boa e nutrida por admiração. Portanto, um caminho interessante é buscar indicações de pessoas que realizam mentorias. As indicações têm um peso bem alto na hora de decidir pelo mentor.
Outro caminho é buscar eventos para realizar networking e encontrar ali alguma conexão profissional que faça sentido para o seu momento. Por fim, as plataformas digitais, como o LinkedIn, são ótimas alternativas para encontrar profissionais aptos para esse tipo de trabalho.
Como estruturar uma mentoria de carreira?
A estrutura de uma mentoria de carreira certamente sofrerá variações de acordo com os objetivos profissionais e da área de atuação. Entretanto, temos pontos em comum que toda mentoria abraça.
Não se preocupe que esse caminho, geralmente, é definido pelo próprio mentor. Mas é interessante saber o que se esperar de uma mentoria. Confira a seguir!
Defina seus objetivos
Para que a mentoria tenha um sentido, é preciso definir os objetivos a serem alcançados a partir dela. Portanto, o primeiro passo é esse: entender quais são seus objetivos de carreira, onde você deseja chegar, quais situações necessitam de mudança e qual o prazo para que isso aconteça.
Escolha o mentor
Com os objetivos em mente, chega o momento de encontrar um mentor que terá a experiência que você precisa. Dessa forma, faça perguntas, confira seu currículo, procure opiniões de outras pessoas que realizaram mentorias com este profissional para certificar de que é a melhor opção.
Estabeleça metas claras
Agora junto de seu mentor, chega o momento de estabelecer as metas que a mentoria ajudará a alcançar. Neste momento, aposte na clareza, pois objetivos confusos são difíceis de serem concluídos.
Alguns exemplos de metas são: aquisição de habilidades, crescimento de carreira, conclusão de projetos específicos, liderança de equipes.
Crie um cronograma
Além das metas, é importante definir prazos para sua conclusão. Assim o projeto ganha forma e não se estende por tanto tempo.
Para ajudar nessa organização, crie um cronograma com datas para execução de cada ação e para a conclusão de cada meta. Isso ajuda a visualizar o progresso do plano e os resultados atingidos nas fases.
Faça ajustes
A partir dos resultados encontrados e da avaliação das metas, realize ajustes se necessário for. O cronograma não precisa e nem deve ser engessado, permitindo atualizações constantes para melhor evolução e desenvolvimento.
Portanto, seja crítico, ouça seus feedbacks e verifique se é necessário realizar mudanças no percursos antes que seja tarde demais.
Dúvidas comuns
Ao buscar por mentoria de carreira, vemos algumas dúvidas que são mais comuns entre as pessoas com interesse no assunto. Para contribuir com a sua busca por mais informações, confira duas dúvidas recorrentes: quanto custa e quanto tempo dura uma mentoria.
Quanto custa uma mentoria de carreira?
Os valores da mentoria variam de acordo com o tempo de duração e com o nível de experiência que o mentor possui. É possível encontrar mentorias de até R$ 30 mil por projeto ou R$ 1 mil por hora, porém são com profissionais extremamente bem conceituados no mercado de trabalho e que se dedicam a essa função.
Entretanto, encontra-se diversos valores, e geralmente são cobrados por hora ou por projeto.
Quanto tempo dura?
As sessões de mentoria podem durar de 50 a 120 minutos, sendo os primeiros encontros maiores, em sua maioria. Isso varia de acordo com o trabalho de cada profissional.
Os mentores, geralmente, fecham pacotes de sessões para serem realizadas durante um determinado período, como semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Porém, todos os combinados serão feitos no momento da contratação da mentoria.
Conclusão
A mentoria de carreira é uma ferramenta importante para alavancar a vida profissional e aumentar o aproveitamento durante a jornada de trabalho. Usado por milhares de pessoas, a mentoria certamente é uma prática que perdurará por muito tempo.
Desde a antiguidade vemos os conhecimentos sendo passados de geração em geração, e a mentoria se baseia nessa prática. Portanto, feita com um bom profissional, certamente será um excelente investimento.
Gostou deste conteúdo? Confira outros como este em nosso blog!