Como medir o ROI de ações do RH

Entenda como calcular o ROI e por que isso é relevante para o setor de Recursos Humanos

10 de Julho de 2025

Leitura de 3 min

Do inglês Return on Investment – Retorno Sobre Investimento, em português –, o ROI serve para mensurar os retornos financeiros de uma setor ou uma ação específica. Em outras palavras, sua função é calcular o dinheiro que sai e entra, identificando lucros e prejuízos.

Esse é um dos principais KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Performance) em qualquer empresa para mensurar o desempenho das estratégias, prestar contas ao departamento financeiro e nortear atividades futuras.

Além das áreas contábeis, o ROI é especialmente utilizado nos setores de marketing, TI, produtos e, é claro, Recursos Humanos.

Índice:

Como o ROI aparece no RH?

O ROI pode ser aplicado em várias ações e investimento promovidos pelo RH, como:

O cálculo também vale para investimento feitos dentro da própria área, como a compra de um software, obtenção de equipamentos, contratação de novos profissionais ou capacitação dos membros da equipe.

Cálculo ROI

Para definir o retorno sobre os retornos citados acima, a fórmula é simples:

Receita – Custo/Custo = ROI

Vamos supor que uma empresa investiu R$ 10 mil na contratação e instalação de uma ferramenta que promete otimizar as operações do RH em termos de redução de erros, velocidade e maior força de trabalho para realizar tarefas complexas e numerosas.

Um tempo depois, a equipe notou que o investimento ajudou a empresa a economizar R$ 50 mil. O cálculo, portanto, fica assim:

50.000 – 10.000/10.000 = 4

Isso significa que o retorno sobre a utilização da plataforma foi quatro vezes maior que o dinheiro gasto para contratá-la. Para transformar esse resultado em porcentagem, basta multiplicá-lo por 100:

4 x 100 = 400%

Ou seja, o ROI da contratação da plataforma foi de 400%, pagando os custos do investimento e economizando com ações operacionais de maneira bastante considerável.

Por que o ROI é importante para o RH?

Calcular o ROI é importante por vários motivos. Para o RH, existem algumas razões específicas.

Justificar e incentivar/impedir investimentos

O ROI é essencial para mostrar a razão do investimento e até mesmo encorajar ações no futuro.

Se uma estratégia teve retornos satisfatórios, pagando pelos próprios custos e até mesmo economizando ou lucrando além do que foi gasto, por que não não tentar o mesmo em outras frentes?

O mesmo pode ser dito em um cenário oposto. Se uma estratégia não deu certo, gastando mais do que deveria ou não obtendo o retorno financeiro esperado, os líderes podem se basear nesses números para barrar ações potencialmente prejudiciais.

Definição de metas

A partir dos resultados obtidos através do ROI, a área de RH é beneficiada em relação à tomada de decisõesdefinição de metas.

Os números possibilitam a análise de custos embasada em dados reais, considerando e projetando os possíveis gastos e lucros.

RH mais estratégico

Muitos ainda consideram o RH como um mero braço operacional que apenas paga salários e coleta atestados médicos.

Ainda que essas funções sejam de extrema importância, o setor também é orientado por muitos planos táticos com foco no bem-estar e desenvolvimento dos colabores – e, consequentemente, da empresa como um todo.

O ROI pode ser muito útil para desenhar, ajustar e até eliminar estratégias. Os resultados dos cálculos servem como guias para entender o que está ou não funcionando, expondo os números de investimentos e performance de forma clara e objetiva.

 

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