Melhores práticas para escrever e-mails e mensagens profissionais

Das salas de reunião aos bastidores do poder, produções que retratam o universo do trabalho ajudam a refletir
9 de Outubro de 2025
Leitura de 4 min
O mundo corporativo pode ser cheio de desafios, mas também rende ótimos roteiros. Séries e filmes que exploram dinâmicas de trabalho, liderança, ética, inovação e relações humanas têm o poder de provocar reflexões importantes, além de entreter.
Para profissionais de RH, líderes ou qualquer pessoa interessada em entender melhor os bastidores das empresas, essas produções oferecem um olhar valioso sobre cultura organizacional, gestão de pessoas e comportamento em ambientes de alta pressão, além de serem boas opções para uma sessão pipoca sem compromisso.
Índice:
• O Diabo Veste Prada – as pressões do ambiente corporativo e os dilemas entre vida pessoal e profissional.
Por que é interessante assistir?
Ótimo para refletir sobre liderança tóxica, limites no trabalho e cultura organizacional. E se tem Meryl Streep no elenco, já vale a pena ver.
• Erin Brockovich – protagonismo feminino, persistência e senso de justiça dentro e fora do ambiente de trabalho.
Por que é interessante assistir?
Lançado em 2000, ele inspira debates sobre propósito, empoderamento e diversidade no ambiente profissional que ainda fazem sentido. Um filme tocante para uma boa sessão da tarde.
• O Método – um processo seletivo intenso que escancara comportamentos competitivos e éticos em situações-limite.
Por que é interessante assistir?
Mostra como processos seletivos revelam muito sobre valores, ética e cultura empresarial. O filme remete a obras icônicas como Doze Homens e Uma Sentença, em uma dinâmica de personagens que se aproveita do ambiente para se conectar com o público.
• WeCrashed e Super Pumped – histórias reais de startups que cresceram (e ruíram) rapidamente, revelando os bastidores do empreendedorismo.
Por que é interessante assistir?
São duas séries que alertam sobre os riscos de uma cultura movida a ego, pressão e descontrole ético. Com apenas uma temporada cada, elas se tornam um entretenimento rápido e estimulante.
• Emily em Paris – choque cultural, redes sociais e relações profissionais em um ambiente novo e desafiador.
Por que é interessante assistir?
A série ajuda a repensar inclusão, adaptação cultural e comunicação em times diversos e globais, mas compensa o tema com o clima francês “chic” e bastante humor para transportar o público ao longo de quatro temporadas.
A magia do cinema está em, além de entreter, ajudar a criar reflexões sobre a vida real, o que pode inspirar novas práticas no dia a dia de trabalho.
É claro que você pode criar insights valiosos para iniciar conversas com o time, usar cenas em treinamentos ou simplesmente pensar sobre sua cultura organizacional, mas nosso maior objetivo aqui é convidar você a expandir os horizontes, entendendo que boas ideias nascem não só do conteúdo técnico, mas do prazer em consumir conteúdos inéditos e viver novas experiências no tempo livre.
Gostou das dicas? No nosso hub de conteúdo Acrescenta, você encontra mais ideias, inspirações e reflexões sobre o universo do trabalho. E se quiser transformar na prática o bem-estar e a produtividade da sua equipe, conheça o iFood Benefícios: um cartão de benefícios conectado, taxa zero e com uma gestão simples para o RH — do jeito que o futuro do trabalho pede.