A reinvenção do RH com IA e ChatGPT
IA revoluciona o trabalho e o RH: entenda como o ChatGPT e as IAs generativas estão moldando o futuro das empresas.
O verão de 2023 foi o da inteligência artificial (IA). Foi assim que Tainá Junquilho, então pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS) e doutora em IA e Direito, descreveu aquele momento.
O termo inteligência artificial foi cunhado nos anos 1950, mas o conceito passou por alguns invernos de maturação e recentemente começou a florescer com a promessa de trazer uma transformação semelhante à que o mundo viveu com o surgimento da internet.
Nesse cenário, o ChatGPT tornou-se um marco. Desenvolvido pela empresa americana OpenAI, a ferramenta é uma inteligência artificial generativa, portanto, capaz de aprender a partir de dados e gerar conteúdo de maneira original, criativa e com uma qualidade comparável à produção intelectual de um humano.
A tecnologia impressiona principalmente pela quantidade de configurações, ou parâmetros de treinamento, que utiliza para aprender e tomar decisões.
A versão 3 do ChatGPT, lançada em 2022, tinha 175 bilhões de parâmetros de treinamento. Embora não confirmado pela empresa, as estimativas do mercado eram que a versão do GPT-4 tivesse mais de 1 trilhão de configurações do tipo. “Estamos falando de uma comunicação que é realmente muito semelhante à humana”, afirmou Tainá.
Um estudo da Universidade de Princeton e da OpenAI mostrou que 80% dos trabalhadores americanos podiam ter ao menos 10% de suas tarefas diárias automatizadas por ferramentas como o ChatGPT. Ou seja, não estamos mais falando apenas da substituição de tarefas mecânicas, mas também de atividades cognitivas. “A gente passou muito tempo achando que a inteligência artificial chegaria pelas coisas repetitivas mais óbvias, como um chatbot que responde às mesmas perguntas.
Mas a verdade é que todo mundo tem uma parte do dia com repetição e é nessa parte que a IA atua. Qual parte do dia você poderia ter automatizada? Em qual tarefa você poderia ter um robô trabalhando para você, como um parceiro, um gêmeo digital?”, explicou a pesquisadora e pensadora de futuro Ligia Zotini. Segundo ela, as mudanças não virão mais em degraus, mas em saltos. Transformações essas que atingem em cheio a área de gestão de pessoas. “A pergunta para o RH que olha para o futuro é: quão pronto estou para esses saltos?”, questionou.
A verdade é que, em 2023, a mudança já havia começado. O ChatGPT era apenas o bot mais famoso de toda uma geração de inteligências artificiais que passaram a revolucionar o mercado de trabalho ao redor do mundo. E empresas já estavam usando essas ferramentas para atrair, desenvolver e até prever quando um funcionário estaria prestes a deixar a companhia.
Quer conferir como trazer o IA e Chatgpt para seu dia a dia? Baixe o material completo e confira!