Equipe multidisciplinar: saiba por que adotar em sua empresa
Entenda de uma vez por todas como uma equipe multidisciplinar fortalece o seu negócio e a cultura da empresa.
Por Larissa Trento Oliveira
Nas empresas, uma equipe multidisciplinar reúne especialistas de diversas áreas, com diferentes perspectivas para agregar ainda mais valor aos processos e entregas do time. Assim, essa é uma forte tendência do mercado atual, pois é um modelo mais eficiente e de alta performance.
Por isso, neste conteúdo, trouxemos as diferenças de equipe multidisciplinar e interdisciplinar, a importância do modelo, as principais vantagens e dicas para ter na sua organização.
Acompanhe a leitura e confira!
Antes de tudo: equipe interdisciplinar ou multidisciplinar?
Na prática, existem dois principais tipos de equipes que se diferenciam no modo de interação entre os profissionais, mas podem funcionar como complementares nos processos internos da empresa.
Uma equipe interdisciplinar consiste na alta colaboração de várias especialidades e qualificações específicas para atingir os melhores resultados. Para esse modelo de equipe ser efetivo, é necessário que os profissionais explorem sua criatividade e transformem o seu ambiente de trabalho em um espaço de constante colaboração e evolução.
Já a equipe multidisciplinar tem como objetivo principal a execução de tarefas com o apoio de profissionais de outras áreas e expertises. Atuando de forma menos conjunta, esse time permite outras intervenções para melhorias e maior desenvolvimento das técnicas utilizadas.
O que é equipe multidisciplinar?
Conhecemos como equipe multidisciplinar aquela composta por profissionais com qualificações complementares para agregar ainda mais valor às entregas. Tudo isso considerando habilidades técnicas, experiências anteriores, áreas de formação e estudo, interesses diversos e outras competências.
Esse time de alta performance na empresa traz diversos benefícios a curto, médio e longo prazo para os resultados e metas da organização. Como falaremos a seguir.
Importância e benefícios de uma equipe multidisciplinar para a sua empresa
Investir e formar times com pessoas de diversas áreas é o primeiro passo para alcançar excelência nos projetos. Isso porque a união de profissionais mais qualificados em determinadas etapas do projeto só tem a somar para o processo como um todo.
Assim, os diferentes pontos de vista, experiências anteriores relevantes e troca de experiências potencializa o desenvolvimento pessoal e, sobretudo, profissional desses colaboradores. Com isso, podemos notar os seguintes benefícios da equipe multidisciplinar:
Autonomia e melhores tomadas de decisão
Com o amplo conhecimento, qualificações e experiência das pessoas, a equipe consegue atuar com mais autonomia, confiança e assertividade na tomada de decisões para a resolução dos mais variados problemas. Aproveitando todo o seu potencial, o time é estimulado e motivado a se desenvolver mais a cada dia.
Desenvolvimento e aprendizado constante
Relacionado ao item anterior, essa autogestão da equipe e tomada de decisões proporciona o desenvolvimento acelerado dos profissionais. Incentivando a busca e compartilhamento de mais conhecimento entre todos os envolvidos nas atividades.
Mais criatividade nos projetos
Pessoas com visões diferentes em relação ao desafio proposto tendem a compartilhar ideias mais inovadoras e criativas. Ter esse espaço de maior colaboração, motivação e confiança nas suas habilidades gera valorização e satisfação desses colaboradores dentro do time.
Melhoria contínua nos processos
Os processos aplicados na empresa precisam estar em constante aprimoramento para manter sua eficiência, utilidade e seu dinamismo. As equipes multidisciplinares também auxiliam na percepção e identificação de pontos de melhoria, evitando maiores gargalos na operação.
Um exemplo prático é quando uma equipe da área de RH conta com o apoio de profissionais do financeiro e administrativo para mapear as situações em que os recursos podem ser otimizados. E, posteriormente, aplicar essas melhorias na prática.
Quais áreas podem trabalhar em conjunto?
As equipes multidisciplinares podem estar presentes em diversas áreas da empresa, auxiliando na eficiência, agilidade e performance de toda a sua operação. Separamos as mais comuns para exemplificar.
- Times de desenvolvimento e tecnologia;
- Times de RH e Administrativo;
- Times de Marketing e Vendas;
- Times de Atendimento e Customer Success;
E muitos outros.
Essa diversidade de qualificações nas equipes podem ser mapeadas, identificadas e aplicadas considerando a gestão de pessoas da empresa. Dessa forma, é possível unir os principais atributos e habilidades dos colaboradores nos times mais adequados, garantindo mais satisfação, motivação e produtividade a eles.
E é claro, em outros tipos e modelos de negócio são possíveis outras combinações de áreas. Como na saúde, por exemplo, equipes multidisciplinares podem ser compostas por diferentes áreas da saúde, tal como: enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc.
Ou mesmo na área da construção em que engenheiros, arquitetos, chefes de obra, decoradores e mais podem trabalhar em conjunto formanda ótimas equipes.
Então o que é ser multidisciplinar? Veja 3 dicas para aplicar no seu dia a dia
Ser um profissional em uma equipe multidisciplinar é unir as suas habilidades e qualificações técnicas com uma visão estratégica e criativa para resolução de problemas.
Assim, alcançar esse patamar não é fácil e exige muitos esforços na sua rotina, mas o mercado tem valorizado cada vez mais essa qualificação profissional dos colaboradores na empresa.
Então, para ajudar nessa jornada, confira essas dicas essenciais para ser um profissional mais multidisciplinar de alta performance.
Busque mais conhecimento
A principal forma de ser um profissional que agrega mais valor com uma visão mais estratégica é buscar conhecimento para aprimorar e/ou desenvolver novas habilidades. Sejam elas relacionadas às habilidades técnicas e comportamentais da sua principal área de atuação ou de outras.
Uma sugestão aqui é desenvolver habilidades relacionadas, mas não restritas, às suas atividades, como, por exemplo, especializações mais estratégias do negócio ou de processos caso a sua rotina seja mais operacional. Proporcionando uma nova visão do seu time e inúmeras chances de melhorias no dia a dia.
Com a tecnologia e internet, o acesso a materiais de estudo ficou mais simples, como cursos livres, online, artigos de blog e de profissionais no LinkedIn, a rede social profissional.
Compartilhe e vivencie novas experiências profissionais
Muito mais do que apenas buscar conhecimento fora da empresa, é compartilhar os aprendizados e buscar referências no seu próprio ambiente. Por isso, converse com pessoas de outras áreas, procure vivenciar novas experiências e perspectivas sobre o negócio.
Rodas de conversa, bate-papo na hora do café, intervalos de trabalho, coffee breaks e outros momentos de interação são extremamente valiosos e podem proporcionar visões inovadoras que ainda não haviam sido consideradas. Então aproveite esses momentos e gere conexões.
Assim, bons feedbacks formam também bons profissionais. Você já o aderiu na sua empresa como uma cultura? A importância do feedback numa empresa é de demonstrar a preocupação com o desenvolvimento dos seus colaboradores, já que ele ajuda as pessoas a crescerem pessoal e profissionalmente.
Trabalhe sua comunicação
Uma boa comunicação é fundamental para entender os objetivos da sua equipe e, de fato, conseguir trabalhar em conjunto. Essa habilidade precisa ser constantemente desenvolvida e aprimorada, proporcionando mais clareza e alinhamento das atividades.
Além de influenciar nos resultados da execução e na gestão de projetos, profissionais que se comunicam bem conseguem se aproximar melhor das outras pessoas do time e de outras áreas. E, como dito no outro item, essas conversas também são de extrema importância no desenvolvimento de novas habilidades.
Já pensou em trabalhar em um ambiente em que as pessoas conversam bastante entre si, se comunicam bem e estão alinhadas aos objetivos macro da empresa? Pois é.
Além da gestão de pessoas por parte do time de RH, a boa comunicação entre equipes é um grande influenciador do clima organizacional agradável que muitos profissionais sonham em ter.
Uma equipe multidisciplinar permite a união de habilidades de diferentes áreas e profissionais, causando um impacto muito positivo na operação e, consequentemente, nos resultados. Dessa forma, podemos unir essas forças para ganhar destaque no mercado e ter novas perspectivas em relação aos projetos da empresa.
Essas foram algumas dicas para aplicar no seu dia a dia e incentivar os seus colaboradores a se desenvolverem cada vez mais. E, também, aumentar a produtividade, satisfação, motivação e performance das equipes.
Gostou desse conteúdo? Confira também as 7 dicas para ter uma organização no trabalho efetiva e quais são as principais plataformas e ferramentas para isso, já que um ambiente organizado traz muitos benefícios para a eficiência e produtividade dos colaboradores.