Comerc realinha cultura e estratégia de negócio após aquisições e crescimento acelerado
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Encontros comandados por líderes criam engajamento e senso de pertencimento à Expresso Nepomuceno
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14 de Fevereiro de 2025
Leitura de 3 min
Em 2023, a transportadora rodoviária Expresso Nepomuceno já contava com mais de 7.200 funcionários distribuídos por 65 filiais e bases operacionais. Com isso, a companhia era considerada um herói local no setor de logística.
Aberta como uma empresa familiar em 1959, em Lavras, Minas Gerais, por Agnaldo de Souza, a organização viu seu tamanho dobrar algumas vezes ao longo de seus mais de 60 anos. Mas, com sua longa trajetória, também surgiram novos desafios.
Uma das questões a enfrentar era a desconexão entre os times e a empresa. Com a aceleração do crescimento a partir de 2007, quando a transportadora ampliou suas frentes de atuação, passando a operar no transporte de segmentos como o florestal e o sucroenergético e abrindo filiais nas regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste, o volume de contratações teve um aumento súbito, e muitos trabalhadores sentiam que caíram de paraquedas na empresa.
“Em 2022, conversando com uma série de funcionários, o setor de pessoas percebeu que poucos conheciam a história da empresa e a sua dimensão. A maioria só sabia aquilo que o seu setor ou filial fazia”, diz Andréia Campos, gerente de gestão de pessoas da Expresso Nepomuceno.
Essa falta de integração, logo se percebeu, estava na raiz de problemas como a pouca sinergia entre os times, a criação de projetos com baixa aplicabilidade e o uso de processos mal planejados. A solução passava por aproximar funcionários e empregador, ampliando o engajamento e o senso de pertencimento das equipes.
Índice:
No início de 2023, o time de pessoas começou a estruturar um evento para “criar liga” entre os seus milhares de funcionários.
“Queríamos apresentar a história da Expresso Nepomuceno para fazer com que os times tivessem orgulho de trabalhar aqui. Ao mesmo tempo, permitir que todos soubessem mais de outras áreas e de seus desafios ajudaria a criar soluções coletivas e a implementar boas práticas”, diz Andréia.
Ao lado dos gerentes de cada segmento e de Gustavo Pereira, diretor de gestão de pessoas, Andréia e sua equipe criaram um bate-papo online de noventa minutos para todos os funcionários do país. O encontro teve quatro edições, uma para cada segmento da empresa: florestal, sucroenergético, rodoviário e de bebidas.
A cada evento, a liderança de uma das quatro frentes se apresentava e falava sobre sua área. A conversa tinha início, em geral, com a trajetória pessoal e profissional do gerente, que em seguida discorria sobre a história do seu segmento, com detalhes sobre operações, clientes, locais de trabalho e serviços prestados. Por fim, ele compartilhava metas, indicadores, desafios, expectativas futuras e planos envolvendo inovações, expansões e melhorias.
Como não era possível reunir todos os convidados em um mesmo evento, os bate-papos foram gravados e disponibilizados na Academia Expresso Nepomuceno (AEN), plataforma digital de conteúdos e trilhas formativas da companhia.
“O conteúdo gravado é essencial também para que novos funcionários tenham acesso a informações sobre a empresa no processo de onboarding”, afirma a gerente de gestão de pessoas.
Cada conversa teve, em média, 400 pessoas, que deram à área de pessoas um retorno positivo. “Muitos disseram que passaram a entender mais a companhia e que amaram conhecer detalhes de outros times e setores. Além disso, o pessoal já está pedindo que o evento se amplie, com bate-papos com líderes de áreas como RH e saúde e segurança”, conta Andréia.
Para a gestora de RH, o evento trouxe ganhos em engajamento e endomarketing para a companhia, e teve impacto positivo no clima e na produtividade.
Ela também considerou bom o envolvimento das lideranças, que ajudaram a divulgar a iniciativa. “Pelos gestores, soubemos que o evento fez barulho, se tornando o assunto de todas as áreas por semanas.”
*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 13 de outubro de 2023 com o título “Transportadora aproxima equipes de todo o país com eventos virtuais”. Atualizado em 17 de janeiro de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.