People Radar revoluciona gestão de pessoas na Cogna

Linha fina: Ferramenta de people analytics ajudou a centralizar informações de 24 mil funcionários, melhorar segurança e tornar RH mais estr...

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

6 de Maio de 2025

Leitura de 4 min

Até 2020, a Cogna, o maior grupo educacional do Brasil com 24.000 empregados, enfrentava um desafio significativo em termos de gestão de dados de pessoas.  

A empresa não possuía uma infraestrutura adequada para armazenar e compreender as informações relacionadas aos funcionários em diferentes etapas de sua jornada na companhia, desde o recrutamento e seleção até a gestão de desempenho.

Muitas dessas informações estavam dispersas em planilhas de Excel, o que, como observa Priscila Rodrigues Pereira, então gerente de people analytics, apresentava uma limitação técnica considerável ao se trabalhar com um arquivo com pelo menos 24.000 linhas. 

Além disso, os dados estavam espalhados em diferentes programas que não se comunicavam entre si. Por exemplo, um programa armazenava as avaliações de desempenho, mas não estava integrado a nenhum outro processo de gestão de pessoas.

Essa descentralização dificultava a compreensão das práticas de recursos humanos, como processo seletivo, onboarding e gestão de desempenho.

O grupo Cogna, resultado da aquisição de várias empresas, também tinha um legado de sistemas utilizados pelos negócios incorporados. “Quatro anos atrás, nos deparamos com esse cenário e a dificuldade de ter os dados mais importantes sobre nossos times na ponta da língua”, diz Priscila.

Portanto, a estruturação dessa base de dados tornou-se essencial.

Índice:

O caminho  

O desafio técnico enfrentado pela Cogna envolvia a integração de várias plataformas a partir de uma fundação sólida. “Seria como construir um prédio sobre bases de palafitas. Isto é, qualquer mudança de um cadastro, uma mudança de coluna de lugar, traria problemas”, afirma. 

No entanto, a Cogna já estava se preparando para uma transformação digital, liderada pelo então vice-presidente de recursos humanos Fábio Lacerda. O RH contava com uma equipe de projetos capaz de atuar como uma ponte, traduzindo as necessidades do negócio para a criação de um novo sistema.

Para desenvolver a ferramenta de análise de dados de recursos humanos (people analytics), a equipe realizou vários testes de usabilidade que envolveram cerca de 200 líderes da empresa. Foi assim que nasceu o People Radar, um instrumento de business intelligence com armazenamento de dados na nuvem.

Com uma interface amigável e visualização intuitiva, o People Radar faz todos os antigos sistemas conversarem, facilitando o acompanhamento das informações dos funcionários da Cogna.

Atualmente, consolida registros de Recrutamento e Seleção, Gestão de Desempenho, Onboarding, Remuneração, Benefícios, Diversidade, Experiência do Funcionário e Contingências Trabalhistas. No total, são 32 indicadores disponíveis para consulta, com atualizações diárias ou na frequência de cada processo.

O desenvolvimento do People Radar da Cogna levou nove meses e foi lançado no final de 2020. Priscila destaca que essa é uma ferramenta viva que, nos três primeiros anos de uso, já tinha passado por várias atualizações. “As revisões aconteceram com mais velocidade porque a base foi bem feita”, afirma.

Resultados

Com a implementação do People Radar, a Cogna experimentou uma série de benefícios. Segundo Priscila, a atualização manual mensal de relatórios foi substituída, resultando em dados mais confiáveis e seguros, além de uma redução no retrabalho.

A centralização das informações dos funcionários em uma única ferramenta permitiu ao RH trabalhar na construção de análises mais estratégicas e avançadas, incluindo modelos de predição, correlações e identificação de padrões e tendências. 

O painel simplificado do People Radar também ajuda as lideranças com menos experiência em análise de dados a compreender as informações facilmente.

Outro avanço foi a possibilidade de criar diferentes perfis. Embora a área de RH tenha acesso a todas as informações, cada líder pode ver apenas os indicadores de sua própria equipe, garantindo uma maior segurança. “Por exemplo, os salários, que já estavam ocultos nas ferramentas anteriores, agora estão ainda mais protegidos”, diz Priscila.

Todos os líderes podem acessar o People Radar imediatamente após assumirem suas funções, sem a necessidade de qualquer solicitação. Se houver uma mudança em um time hoje, a informação estará disponível para o gestor da área no dia seguinte.

“No início de cada mês, todas as lideranças recebem um lembrete para consultar o People Radar”, diz Priscila. “Não é mais possível para a liderança dizer que não tem acesso aos números.”

O People Radar tornou o RH da Cogna mais estratégico. “Só conseguimos mostrar que as políticas são eficazes e que as ações geram resultados se pudermos quantificar. Para o nosso negócio, isso é essencial”, afirma.

Em uma pesquisa interna realizada em maio de 2023, aproximadamente 70% dos respondentes avaliaram a navegação no People Radar como boa ou muito boa, demonstrando a eficácia e a aceitação da ferramenta.

Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 12 de junho de 2024 com o título “Como o People Radar revolucionou a gestão de pessoas na Cogna”. Atualizado em 10 de abril de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.
 

Gente e gestão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Mais sobre: Gente e gestão