Laboratório de tech da UFSC cria evento para refinar candidaturas
Bridge quase dobrou equipe em menos de um ano, e passou a ter procura de estudantes com dúvidas não só sobre o laboratório, mas também sobre...
Por Think Work
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6 de Janeiro de 2025
Leitura de 3 min
O Laboratório Bridge, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi lançado em 2013 com o projeto-piloto e-SUS APS e se consolidou como criador de soluções para a gestão pública e como polo atrativo de desenvolvedores de tecnologia, sobretudo de estudantes. Entre 2019 e 2020, viu sua equipe quase dobrar, passando de 70 para 130 pessoas.
O aumento na procura por vagas no laboratório foi também reflexo da melhor divulgação de oportunidades dentro e fora do campus da UFSC, e da ampliação do próprio escopo do Bridge, que passou a contratar para áreas além da tecnologia, como comunicação e psicologia.
Esse interesse despertado pelo laboratório seria ótimo, não fossem quatro pontos:
- Muitos candidatos só demonstravam conhecer a fundo o Bridge na fase final de entrevistas ou no onboarding;
- O time contava com poucos recursos para medir o conhecimento e o engajamento dos candidatos com o laboratório;
- O alto volume diário de e-mails com dúvidas sobre projetos e processos demandava grande tempo da equipe;
- A maioria dos candidatos eram estudantes em busca do primeiro emprego e cheios de questões sobre suas áreas de atuação ou sobre as atribuições de vagas.
Diante desses quatro desafios, a área de pessoas do Bridge entendeu que era necessária uma ação para tornar o processo seletivo mais claro e objetivo.
Índice:
O caminho
Assim, Bridge estruturou o b_discovery, evento para apresentar o laboratório, atrair candidatos e tirar dúvidas sobre vagas e processo seletivo. Elaborado em dois meses, o evento foi testado no chamamento do primeiro semestre de 2021.
Como o público-alvo era principalmente universitário, optou-se pelo horário das 18h às 19h30, que não conflitava com as aulas dos períodos matutino, vespertino ou noturno, e também não atrapalhava a ida dos estudantes ao restaurante universitário na hora do almoço.
O teste deu certo e, até 2023, o b_discovery já contava sete edições, com cerca de 140 inscrições por evento e 70 participantes ao vivo. Em um dos últimos processos seletivos, 549 pessoas se candidataram para sete vagas.
O b_discovery acontece de modo online, no mesmo período de inscrições do processo seletivo. Ele se inicia com todos em uma mesma sala. Primeiro, há apresentações introdutórias do RH e também do CEO do Bridge, Jades Fernando Hammes, sobre o laboratório e sua trajetória.
Na segunda parte do evento, os participantes se dividem em salas temáticas, de acordo com as vagas de interesse. Em cada sala, há um responsável pelo setor, que fala mais do dia a dia da equipe, das vagas disponíveis, das responsabilidades e dos desafios.
“Deixamos claro nossos valores e o que esperamos das pessoas que buscamos”, disse Maria Laura de Souza, que era responsável pelo recrutamento e seleção do Laboratório Bridge.
Resultados
Para aperfeiçoar o projeto, a empresa realiza pesquisas junto aos participantes a cada evento. O retorno recebido é que o b_discovery faz todo o sentido. “Os candidatos contam que aprendem muito sobre o laboratório durante o evento e que ficam mais interessados no processo seletivo. Com isso, sentimos que eles chegam mais preparados e engajados, conectados com a companhia”, afirmou Maria Laura.
O laboratório também faz pesquisa no onboarding, no primeiro dia da pessoa contratada e três meses depois, para entender como está o processo de adaptação e integração. Nessas pesquisas, mediu-se que quem passou pelo b_discovery está mais alinhado com o laboratório e a sua cultura. Antes do projeto, apenas 80% diziam entender perfeitamente as rotinas e processos de suas equipes. Agora, são 100% de respostas afirmativas.
“As pessoas estão mais alinhadas com a cultura e isso se mostrou benéfico em diversas frentes. Diminuímos o turnover, durante e após o processo seletivo, já que reduzimos as quebras de expectativa. O onboarding também se tornou mais ágil para o RH, pois gastamos menos tempo explicando coisas básicas da empresa”, finalizou.
*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 31 de outubro de 2023 com o título “Laboratório de tech da UFSC cria evento para refinar candidaturas”. Atualizado em 21 de novembro de 2024 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.