Ecolab aposta no people analytics para reter talentos

Projeto Viva Mais Saudável, da farmacêutica Elanco, visa incentivar o autocuidado e a prevenção e alcança 95% de NPS
Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.
27 de Março de 2025
Leitura de 3 min
Na Elanco, empresa farmacêutica voltada para o segmento animal, o time de pessoas sempre trabalhou o conceito de “Healthy Purpose”, criando ações voltadas para o bem-estar dos animais e das pessoas, aliando as iniciativas a projetos ambientais. Mas, em 2019, a companhia percebeu que era possível ampliar esses esforços.
“A partir de pesquisas internas de clima, identificamos a oportunidade de avançar no propósito de promover mais conhecimento e incentivo ao autocuidado para nossos funcionários, nas esferas da saúde mental, física e financeira, de forma mais regular e sistematizada”, conta Rafael Ribeiro Novaes, gerente de compensação e benefícios da Elanco Brasil na época.
Ele explicou que a empresa havia percebido, por exemplo, a dificuldade de alguns trabalhadores de alcançar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. “Esse foi um dos estopins do novo projeto”, completou.
Índice:
No ano seguinte, a Elanco lançou o projeto Viva Mais Saudável, unindo ideias e ações dos times de remuneração e benefícios, de aquisição de talentos e de diversidade e inclusão. Apelidado de “Viva +”, o programa foi criado com o objetivo de incentivar o autocuidado e a prevenção em diferentes segmentos de saúde.
Periodicamente, as equipes de gestão de pessoas e comunicação se reúnem para definir os temas que o Viva + abordará a cada trimestre. Em 2022, por exemplo, uma das missões foi “saúde e bem-estar transformando vidas”.
Segundo Rafael, após a definição do cronograma, foram desenvolvidas diversas ações sob o escopo do projeto, todas voltadas à temática de autocuidado e prevenção: comunicados na newsletter semanal da empresa, que passou a contar com uma seção específica para o Viva +, a construção de informativos especiais, palestras com especialistas convidados, vídeos e campanhas. Tudo para “levar conhecimento sobre os assuntos pré-definidos e também para o engajamento de funcionários e seus familiares”, contou.
Entre as iniciativas estão aulas de yoga para as equipes, confraternizações, permissão para que os funcionários tragam familiares e pets para o trabalho, subsídio para a prática de atividade física, cobertura acima do rol da Agência Nacional de Saúde (ANS), além do Programa de Assistência ao Empregado (PAE), com aconselhamento psicológico, jurídico e financeiro.
A Elanco também criou, dentro do Viva +, campanhas de combate ao sedentarismo, workshops sobre equilíbrio emocional, rodas de conversa sobre liderança feminina, parcerias com instituições e especialistas para abordar temas como alimentação saudável, educação financeira e atividade física e palestras sobre saúde mental.
Após a aplicação do projeto, a companhia verificou um alto índice de satisfação dos funcionários a partir de pesquisas internas, com 95% de aprovação. A procura por atendimento nos canais de assistência à saúde também cresceu.
O percentual de consultas e exames preventivos em relação ao valor total do sinistro de assistência médica da Elanco subiu de 48% para 60% entre 2020 e 2022.
Para Rafael, não se trata de uma coincidência. “Este é um reflexo do impacto que o Viva + vem trazendo à tomada da consciência de cada um para o autocuidado, para a prevenção e para as escolhas e esforços que precisam ser feitos na conquista de uma vida melhor e mais longeva”, analisou.
*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 1 de fevereiro de 2023 com o título “Elanco investe no bem-estar da equipe com projeto de autocuidado”. Atualizado em 03 de março de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.