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Claro transforma funcionários em embaixadores, aumenta a atração e reduz a rotatividade de profissionais de tecnologia
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27 de Janeiro de 2025
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A transformação digital tem gerado uma demanda crescente por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) que o Brasil está lutando para atender.
A procura por pessoas da área de TI aumentou ainda mais durante a pandemia, à medida que as empresas aceleraram seus projetos de digitalização. Isso também aumentou a preocupação dos empregadores em reter seus talentos.
Em julho de 2021 esse era o cenário na Claro. A operadora estava enfrentando uma alta taxa de turnover entre seus funcionários, e a situação era mais crítica na área de TI, segundo Eliane Zuin, gerente de recursos humanos da Claro.
Para entender melhor a situação, a empresa realizou um benchmarking para determinar quanto tempo um profissional de TI geralmente permanece em um emprego no Brasil. Entre as companhias pesquisadas, o tempo mínimo era de 13 meses, com uma média de 24 meses.
Índice:
Entre as ações para entender o que levava os funcionários a não permanecer, o RH aplicou uma pesquisa, e um dos principais motivos indicados foi a burocracia.
“Eles relataram problemas com chamados, liberação de acessos ou de tecnologia, fluxos que precisavam ser simplificados”, conta Eliane.
Além de aspectos relacionados às dificuldades técnicas para realizar o trabalho, foram apontados processos demorados em outras áreas, como o próprio RH.
Com o apoio de um grupo multidisciplinar, um squad formado por funcionários de vários níveis e setores, o RH montou um plano de desburocratização. Batizado de Simplifica Claro, englobou 42 iniciativas para facilitar rotinas internas.
Ao mesmo tempo em que pavimentava o caminho para reter os trabalhadores na empresa, o RH focava em outro ponto: alavancar a atração de novos talentos. “Nossos planos de contratação mudaram. Fizemos parcerias com universidades, levando pessoas da nossa equipe para falar com os estudantes, propondo desafios e premiações. Essa é uma forma de aumentar a conexão da empresa com algumas universidades. Também fortalecemos aspectos de competitividade, como a remuneração”, explica Eliane.
E quem melhor do que os próprios colaboradores para falar sobre os fatores positivos da empregadora? A partir desse insight, a organização lançou os Embaixadores Claro, em maio de 2022, para atuar no LinkedIn.
Os Embaixadores Claro foram escolhidos a partir da observação de pessoas-chave, de diferentes níveis e departamentos, na área tech e digital, para a qual a Claro mais precisava manter e captar talentos. Todos passaram por uma capacitação para entender como deveriam se posicionar.
“A ideia era tornar essas pessoas referências entre os funcionários, alavancando o engajamento com a companhia, mas também atraindo novos profissionais”, detalha Felícia Fábula, analista employer branding da Claro. Ela explica: “Os embaixadores pensam nos temas e contam com ajuda para elaborar seus próprios conteúdos. Também repassamos a eles informações institucionais. O grupo tem liberdade para postar ou não. Não é nada obrigatório”.
O projeto Embaixadores Claro tem sido um sucesso, gerando aprendizados valiosos ao longo do caminho. Os próprios Embaixadores têm fornecido feedback útil, como dicas sobre quais tipos de posts são mais e menos eficazes.
A iniciativa começou com 36 membros, mas alguns funcionários optaram por sair, reduzindo o número para 31 embaixadores em março de 2024. Com base nessa experiência, o RH está considerando mudar o processo de seleção, passando de indicações para um sistema de voluntariado.
No aspecto mais importante, que é o fortalecimento como uma marca empregadora, há evidências claras de que o projeto está no caminho certo.
Entre maio e agosto de 2022, o perfil da empresa no LinkedIn experimentou um crescimento de 19% no número de seguidores. A meta de aumentar em 5% os seguidores de tech e digital foi mais do que alcançada, com um aumento impressionante de 10%. Além disso, as interações em posts sobre vagas dobraram no mesmo período, e o índice de compartilhamento subiu 72%.
“Alguns resultados não podem ser atribuídos apenas aos Embaixadores, mas eles definitivamente contribuíram”, celebra Eliane, gerente de RH. “Entre 2022 e 2023, ano contra ano, conseguimos reduzir a taxa de desligamento do público de tech e digital em 4 pontos percentuais. Além disso, a contratação e movimentação interna desse grupo cresceu 70% no mesmo período.”
Os números mostram o impacto positivo que iniciativas como o projeto Embaixadores Claro podem ter na retenção e atração de talentos, especialmente em áreas críticas como tecnologia e digital.
*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 26 de março de 2024 com o título “Embaixadores Claro ajudam operadora atrair e reter talentos de tech”. Atualizado em 12 de dezembro de 2024 para o Acrescenta, de iFood Benefícios.