Comerc realinha cultura e estratégia de negócio após aquisições e crescimento acelerado
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Com atendimento automático 24 horas por dia, sete dias da semana, chatbot de WhatsApp da BRF potencializa o recrutamento de talentos
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10 de Fevereiro de 2025
Leitura de 3 min
Os processos de recrutamento e seleção são um desafio constante para a área de gestão de pessoas. Mas quanto maior a empresa, maior o trabalho. Na BRF, o RH sabe bem disso.
Em 2023, a organização já tinha mais de 90.000 funcionários no Brasil e todo mês contratava cerca de 2.000 pessoas. Para se ter uma ideia, seu site de talentos recebeu mais de 7 milhões de visitas, em 2022, com uma taxa de conversão de 10%. O número de candidaturas chegou a 700.000 e aproximadamente 25.000 novos trabalhadores fizeram onboarding na companhia.
O que acendeu um alerta sobre a necessidade de um canal de atendimento exclusivo para quem busca trabalho na BRF foi o volume de comentários nas redes sociais da empresa, como Instagram e LinkedIn. Em posts sobre sustentabilidade ou diversidade, por exemplo, havia diversas perguntas sobre processos seletivos.
“Quem já estava participando de uma seleção tinha o recrutador como interface. Mas o profissional que ainda não estava concorrendo a uma vaga e queria informações sobre oportunidades de emprego não encontrava um canal de comunicação”, explica Cristiane Costa, gerente executiva de recrutamento e seleção da BRF.
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A primeira iniciativa da empresa foi criar um e-mail exclusivo para atender os interessados.
Em pouco tempo, no entanto, a solução se mostrou pouco eficiente. “Vimos que o e-mail não funcionava porque 80% dos nossos candidatos são de operações. Mesmo quando possuem e-mail, não têm o costume de checar”, diz Cristiane. Foi aí que surgiu a ideia de utilizar o WhatsApp.
Com números de contratações sempre na casa dos milhares, o uso do WhatsApp deveria ser automatizado para entregar o resultado esperado.
Assim, em março de 2023 nasceu Theo, um chatbot de recrutamento e seleção criado pelos desenvolvedores de software da companhia. Um time de UX (experiência do usuário, na sigla em inglês) auxiliou no desenho do protótipo.
Foi preciso ainda pensar na persona. “Por que escolhemos um homem branco? Porque não queríamos apresentar a diversidade de forma negativa. Ou seja, não queríamos associar o cargo de assistente, que trabalha ininterruptamente, a uma mulher ou pessoa negra. Afinal, o chatbot funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, explica Cristiane.
Depois, foi a vez de pensar na linguagem e “ensinar” o Theo a responder às várias questões possíveis que os candidatos viessem a enviar.
Ao longo do caminho, o time foi aprimorando a ferramenta, de acordo com as mensagens que chegavam. Foi preciso, por exemplo, treiná-lo para responder quando alguém enviasse um xingamento. Hoje, a capacidade de entendimento do Theo permite que as pessoas enviem até mesmo áudios.
Mas o processo de construção do chatbot da BRF não parou por aí. Os times que cuidam dele precisam estar atentos às interações para entender se é necessário fazer novas adaptações.
Quando o Theo recebe uma mensagem que não sabe responder, como o print do banner de uma vaga, profissionais da área de recrutamento e seleção, que fazem a curadoria do sistema, entram em ação. “Eles ligam para a pessoa a fim de entender qual é a dúvida dela, que informação ela gostaria de receber”, conta Cristiane.
Com a candidatura feita pelo WhatsApp, a empresa espera que os profissionais, principalmente os de operação, que costumam deixar os currículos em papel nas unidades da empresa, vejam como é fácil fazer uso do meio digital.
“Com o Theo, criamos um canal mais efetivo para acolher quem deseja trabalhar na BRF. Também já percebemos um aumento no nosso banco de talentos, algo importante porque, com frequência, precisamos contratar muita gente em pouco tempo”, diz Cristiane, que festeja os resultados.
“Desde janeiro de 2023, implantamos muitas melhorias na área de recrutamento e seleção e a produtividade do time cresceu 20%. Não temos dúvida de que o Theo contribuiu com esse índice. O tempo de contratação de novos colaboradores também caiu pela metade no mesmo período”, finaliza.
*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 13 de setembro de 2023 com o título “BRF cria Theo, chatbot que humaniza recrutamento e seleção”. Atualizado em 17 de janeiro de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.