Natura dá nova cara à comemoração de tempo de casa
Rebatizado de Tempo de Relação, o reconhecimento pelos anos de trabalho na Natura incorporou elementos que refletem valores da empresa
Por Think Work
Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.
29 de Novembro de 2024
Leitura de 4 min
Por mais de duas décadas, a Natura tem mantido uma tradição anual de celebrar o tempo de serviço de seus funcionários. Esse programa, conhecido como Tempo de Casa, vem sendo continuamente aprimorado ao longo dos anos. No entanto, a equipe de Recursos Humanos percebeu a necessidade de modernizar o projeto para refletir a essência contemporânea da Natura.
Na empresa de cosméticos, “reconhecer” é mais do que um verbo – é uma “ação que vem do coração”, conta Jacqueline Vasconcelos da Silva Pereira, coordenadora de benefícios.
“O Tempo de Casa já se destacava por não ser só a identificação de uma data, mas também envolver um presente e um encontro. Mas sentimos que isso precisava ser feito de acordo com nossa estratégia de reconhecer a importância do outro, de valorizar as relações”, afirma.
Até 2019, havia um evento para todos os homenageados, que eram presenteados com experiências ou viagens, de acordo com o tempo de casa. Os colaboradores mais antigos ganhavam uma viagem para Paris e uma joia. “Era um pin, no mesmo formato para todos, que acabava não sendo usado”, lembra Francielli Soares, analista de compensação e benefícios.
Índice:
O caminho
Em 2019, a Natura & Co iniciou estudos para reformular o conceito do Tempo de Casa. A empresa se preocupou em transformar o marco do reconhecimento, a joia, em algo que os funcionários valorizassem e usassem no dia a dia.
A Natura, conhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e ESG, buscou uma maneira de conectar o tempo de serviço dos empregados a essa causa. Como resultado, mudou o nome do benefício e revisou sua abordagem conceitual, passando do tempo cronológico (chronos) para o tempo qualitativo (kairós). Assim, o “Tempo de Casa” tornou-se “Tempo de Relação”, refletindo a importância dos trabalhadores para a organização.
O prêmio agora inclui três elementos: um convite para um evento, um presente e um “marco”. O marco é uma joia, acompanhada do plantio de uma árvore.
A joia foi reformulada para criar uma conexão mais próxima com o propósito da empresa. Inspirado na natureza, o marco representa os anéis de crescimento das árvores e é entregue em etapas.
Ao completar cinco anos, o funcionário recebe o primeiro círculo do anel. A cada cinco anos subsequentes, ganha um novo halo. Assim, a joia é montada com o passar do tempo, e aqueles que completam 35 ou 40 anos de serviço recebem o marco completo. “Consultamos especialistas para desenvolver essa ideia e para definir também qual árvore representaria cada idade do Tempo de Relação”, afirma Francielli.
Além do marco, os colaboradores recebem um documento com a localização de uma árvore plantada em seu nome, em Benevides, no Pará, onde a Natura possui um complexo industrial sustentável. Essa iniciativa simboliza o estágio de crescimento de ambos e fortalece a conexão da empresa com a sustentabilidade.
Além disso, o presente foi revisado para oferecer mais flexibilidade e autonomia de escolha, passando a ser um valor monetário para que o próprio homenageado escolha qual experiência mais se conecta com seu momento e desejo, seja uma viagem, seja dar o pontapé num projeto pessoal. “Para as próximas edições, estamos pesquisando como conectar mais esse presente aos valores da companhia”, diz Jacqueline.
O resultado
Por causa de questões ligadas ao solo, as primeiras árvores foram plantadas no início de 2024. São 1.148 árvores com os nomes dos trabalhadores em 2022 e 1051 com os de 2023. Entre os agraciados, há dois funcionários que completaram 45 anos na organização, um que já soma 40 anos e dez que estão na Natura há 35 anos.
A festa que reuniu todos os homenageados, com a presença dos familiares daqueles com maior Tempo de Relação, aconteceu na fábrica da Natura, em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. “Foi um desafio organizar uma festa dentro de casa, mas o objetivo, que era reforçar ainda mais a conexão com a empresa, deu certo”, comemora Jacqueline.
O programa considera a contagem de anos de serviço na Natura mesmo quando o período não é contínuo. Ou seja, se alguém foi funcionário por três anos, saiu por um período e voltou, ao trabalhar por mais dois, já recebe a homenagem por cinco anos. O mesmo vale para profissionais das empresas da marcas adquiridas, que passaram a fazer parte do grupo, como a Avon.
Em 2023, 1.148 funcionários foram homenageados, incluindo sete com 35 anos de serviço, 22 com 30 anos, 52 com 25 anos, 99 com 20 anos, 220 com 15 anos, 355 com 10 anos e 393 com 5 anos de Natura. “Agora a gente já vê as pessoas com a joia, que pode ser usada como colar, brinco, de diversas formas. É bonito vê-los com a joia que reconhece seus anos de relação com a empresa”, diz Francielli.
As pesquisas internas de satisfação, realizadas após cada ação, mostraram notas elevadas em todas as categorias, indicando a eficácia das mudanças implementadas.
Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 19 de julho de 2024 com o título “Natura dá nova cara à comemoração de tempo de casa". Atualizado em 31 de outubro de 2024 para o Acrescenta, de iFood Benefícios.