Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Treinamento de liderança: conheça todas suas vantagens!

Saiba como o treinamento de liderança pode potencializar o crescimento da empresa e dos colaboradores.

Por Equipe iFood Benefícios

Você sabia que um treinamento de liderança não precisa ser feito apenas por profissionais que já são líderes?

As skills de liderança são importantes para qualquer cargo, a fim de ajudar no desenvolvimento da autonomia, autoconfiança e na tomada de decisões.

A seguir falamos mais sobre esse tipo de treinamento, sua importância e como aplicar na sua empresa. Continue a leitura e confira!

Índice:

O que é Treinamento de Liderança?

O treinamento de liderança é qualquer tipo de curso ou grupo de estudos focado em assuntos para o desenvolvimento de líderes e gestores de empresas.

Através de palestras, cursos, livros, discussões em fóruns, treinamentos, atividades práticas e outros formatos, os líderes ou futuros gestores aprendem sobre skills de liderança, autoconhecimento, gestão de pessoas, visão estratégica e tantos outros diversos assuntos desse universo.

Qual o objetivo do Treinamento de Liderança?

O principal objetivo do treinamento de liderança é desenvolver habilidades e competências que qualquer pessoa, gestora ou líder precisa ter para atuar bem dentro do mercado de trabalho.

Portanto, os treinamentos precisam ser pensados estrategicamente para suprir as necessidades da empresa, e alinhar a gestão aos valores e cultura da corporação. Dessa forma, cada treinamento oferecido para a liderança pode ter diferentes objetivos, porém todos terão o propósito de desenvolver um líder com foco em pessoas e resultados.

Treinamento de Liderança: conheça suas vantagens!

Mulher, em pé, conduzindo reunião de um grupo de pessoas na empresa

Saiba como o treinamento de liderança pode contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores de uma organização.

Desenvolvimento de hard e soft skills

Cada cargo em um plano de carreira exige determinadas habilidades. A evolução profissional se apoia bastante nesse plano, a fim de orientar condutas e posicionamentos que cada cargo deve ter no dia a dia de trabalho.

Assim, o cargo de liderança não seria diferente. Existem hard e soft skills que são universalmente necessárias para que um profissional se torne um bom líder. Com isso, encontra-se no mercado muitos treinamentos e cursos para ajudar no desenvolvimento dessas habilidades.

A partir desse apoio educacional e instrucional, essas skills serão trabalhadas e aprimoradas, gerando bons resultados.

Fortalece a inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das principais características que um bom líder precisa ter. Dentro de suas tarefas diárias, muitas situações exigem bastante do seu emocional, como desligamentos, feedbacks, gestão de crise, entrega de resultados, entre outras.

Portanto, apostar em treinamentos, cursos e até mesmo no suporte psicológico, para ajudar no desenvolvimento da inteligência emocional, fará toda a diferença.

Melhora gestão de conflitos

Um líder bem preparado, que sabe se posicionar e sabe pensar estrategicamente, será uma peça fundamental para evitar conflitos internos entre colaboradores. Essas situações desgastam o relacionamento profissional e são prejudiciais à manutenção de um bom clima organizacional.

Cria uma equipe mais engajada e confiante

O papel da liderança é, além de orientar e direcionar os profissionais, também é de motivar e engajar os colaboradores em prol de melhores resultados. O líder consegue analisar o potencial de cada colaborador na equipe e traçar estratégias que aproveitem essas características e que crie um sentimento de união e trabalho em equipe.

Desenvolve um ambiente de trabalho mais vantajoso

Como falamos, ter um clima organizacional positivo ajuda a reter talentos, a diminuir o turnover, e a trazer melhores resultados para a empresa como um todo. 

A liderança é capaz de influenciar positivamente e a identificar lacunas, seja de aprendizado, desenvolvimento interpessoal, fit cultural, entre outros aspectos. Dessa forma, com toda a sua experiência, um bom líder poderá modificar um cenário negativo ou pouco otimizado.

Tipos de Treinamento de Liderança

Depois de saber sobre as vantagens dos treinamentos de liderança, conheça os principais tipos disponíveis no mercado.

Treinamento técnico

O treinamento técnico é voltado para habilidades muito específicas do cargo de liderança. Seja para aprender do zero ou para reciclagem do conhecimento, esse tipo de estudo é essencial, principalmente no mundo acelerado em que vivemos, com mudanças constantes.

Podemos encontrar modelos de treinamento online, presenciais ou até em eventos corporativos para a troca de experiências.

Treinamento para tomada de decisão

Um líder precisa tomar decisões no dia a dia que possuem um impacto relevante dentro de uma corporação. Diante disso, saber como fazer uma tomada de decisão assertiva é necessário.

Desde as estratégias de negócio até o desligamento e contratação de novas pessoas, tomar decisões pode ser uma tarefa difícil e ter técnicas para isso ajuda bastante no processo.

Treinamento para gestão de pessoas

Fazer uma boa gestão de pessoas é essencial para ser um bom líder. Nos treinamentos sobre esse tema, encontramos muitos estudos direcionados para aplicação de feedbacks, relacionamento interpessoal, transparência e confiança, e liderança por perfis.

A partir desses conhecimentos, o líder será capaz de engajar e motivar o time a cumprir metas e a ter um alto desempenho, sempre de forma saudável.

Mentoria

Já ouviu falar em “liderar pelo exemplo”? A mentoria funciona dessa forma. Através da troca de experiências e do acompanhamento constante, o mentor auxilia o mentorado a se desenvolver, a aplicar seus conhecimentos prévios e a potencializar as habilidades que possui.

Saiba como implementar o Treinamento de Liderança na sua empresa

Mulher escrevendo na lousa de vidro o planejamento para o treinamento de líderes

Se você, enquanto profissional de RH, tem o interesse em implementar o treinamento de liderança na sua empresa para desenvolver seus líderes, confira a seguir como fazer!

Faça um mapeamento dos principais pontos de atenção

Diante da gama de possibilidades de treinamento, saber qual é o objetivo principal a ser alcançado ajuda a direcionar a estratégia. Portanto, busque diagnosticar e analisar quais são as principais dores do negócio e quais treinamentos melhor se encaixam em cada situação.

Tenha um planejamento e escolha os materiais necessários

Com os objetivos em mente, veja as opções e defina os melhores formatos de conteúdo a serem repassados para os líderes. O ideal é tornar os treinamentos dinâmicos e atrativos, portanto, pense em e-books, vídeos, palestras e dinâmicas em grupo para ter bastante variedade de fontes de conhecimento.

Promova o autoconhecimento dos líderes e gestores

Pensar em testes psicológicos ou comportamentais pode ajudar a direcionar os líderes e gestores pela busca do autoconhecimento.

Outra alternativa é pensar em dinâmicas de grupo para que os profissionais discutam como se portariam diante de uma situação específica. Isso traz bastante aprendizado pela troca de experiências e pontos de vista.

Estabeleça uma boa comunicação

A comunicação entre RH e líderes precisa ser fluida e transparente. Isso porque a liderança pode trazer percepções da rotina que o time de Recursos Humanos nem sempre consegue acessar.

Portanto, crie um canal aberto para que a troca de ideias aconteça e gere bons insights para melhorias e otimizações dentro da empresa.

Avalie o antes e o depois do treinamento

É sempre bom se basear em dados para saber se uma iniciativa surtiu efeito positivo ou não. Dessa forma, antes de aplicar o treinamento, faça um diagnóstico da situação atual. Após o treinamento, observe e crie métricas para avaliar se houve mudança em decorrência dos aprendizados obtidos.

Promova a cultura do feedback

Peça feedbacks constantes para a liderança e para os liderados. Uma ótima maneira de saber como as lideranças da sua empresa trabalham é perguntando aos seus liderados. Por meio de uma avaliação anônima, é possível coletar informações sobre o estilo de liderança e como é a conduta no dia a dia com os colaboradores.

Por fim, procure outras iniciativas para motivar líderes e demais colaboradores a alcançar seu potencial máximo de trabalho. Assim, os benefícios corporativos são ótimas opções para valorizar os profissionais em uma empresa.

Conheça o iFood Benefícios, o cartão multibenefícios que concentra uma diversidade de benefícios em um só lugar. Clique aqui e confira!

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 7 min