Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Conheça o Teste Palográfico e saiba como interpretar seus resultados

Saiba o que é avaliado no teste palográfico e quais são seus benefícios para os processos seletivos de empresas.

Por Equipe iFood Benefícios

A realização de processos seletivos assertivos em empresas se baseia bastante na aplicação de testes, como é o caso do teste palográfico.

Diante da diversidade de testes psicológicos que temos atualmente, é comum ter dúvidas sobre o que cada um avalia e como incorporar durante essa fase avaliativa de candidatos.

Para que o time de RH utilize de maneira correta o teste palográfico em seus processos de recrutamento e seleção, continue a leitura deste artigo. A seguir indicamos os principais aspectos avaliados no teste e como realizar sua interpretação. Confira!

Índice:

O que é Teste Palográfico?

O teste palográfico surgiu na Espanha  pelo professor Salvador Escala Milá, e foi desenvolvido no Brasil pelo Agostinho Minicucci. Seu objetivo, inicialmente, era ser um teste de personalidade. Porém, acabou se tornando uma avaliação psicológica voltada para identificar comportamentos dominantes das pessoas. 

Também chamado de “Teste dos palitinhos”, esse teste é comumente utilizado nos exames para obtenção de carteira de habilitação (CNH). Dessa forma, ele consiste em fazer traços (palos) paralelos em uma folha de papel durante determinado tempo. 

A partir das características dos traços, os avaliadores conseguem identificar questões psicológicas importantes do indivíduo e isso pode ser decisivo para uma aprovação em uma vaga de emprego, por exemplo.

O que o Teste Palográfico avalia?

Como falamos, o teste palográfico visa analisar características comportamentais de uma pessoa. Isso é feito através da interpretação dos traços, podendo gerar informações como:

  • se é uma pessoa organizada ou desorganizada;
  • se é uma pessoa segura ou insegura;
  • se é perfeccionista ou não;
  • se é confiante ou não;
  • se a pessoa está sob efeito de álcool ou drogas;
  • entre outros inúmeros aspectos.

Tudo isso é levado em consideração em um processo seletivo, juntamente com outros testes e conversas que o time de RH tem com um candidato. Além disso, dá para perceber também se o profissional está alinhado com a cultura organizacional, um fator muito relevante nas contratações atualmente.

Como interpretar os resultados do Teste Palográfico?

O resultado do teste palográfico deve ser interpretado por um profissional que tenha conhecimento pleno da metodologia. Mesmo assim, podemos destacar alguns aspectos que são considerados neste momento de interpretação dos dados. Confira!

Inclinação dos traços

A inclinação dos traços tem relação com a sociabilidade. 

  • Traços inclinados para a direita induzem à introversão;
  • Traços inclinados para a esquerda induzem à extroversão;
  • Traços deslocados para cima ou para baixo estão relacionados ao equilíbrio.

As margens

Margens que se alargam progressivamente demonstram vivacidade e impaciência, enquanto o estreitamento demonstra prudência e reflexão.

Distância entre as linhas

A distância entre as linhas está ligada aos aspectos do relacionamento interpessoal.

Direção das linhas

Já a direção das linhas se relaciona às disposições de humor do indivíduo.

Tamanho e organização dos palos

O tamanho dos traços tem relação com o dinamismo que o indivíduo exerce com seu ambiente. Por sua vez, a organização dos palos, como distância entre eles, direção e tamanho, avalia o nível de organização do sujeito.

Velocidade dos movimentos gráficos

A velocidade de execução dos palos diz respeito aos aspectos cognitivos e sua atividade mental.

Presença de arpões

Por fim, a presença de arpões pode indicar autoritarismo e agressividade.

Vantagens de utilizar o Teste Palográfico no RH

Um teste tão famoso e amplamente utilizado há anos certamente tem seus benefícios, não é mesmo? A seguir selecionamos suas principais vantagens, confira!

Auxilia no Recrutamento e Seleção de pessoas

Realizar testes psicológicos em candidatos às oportunidades da empresa é um passo importante para concretizar uma boa contratação. Isso porque só as experiências de trabalho e estudo anteriores não são suficientes para que o candidato tenha um fit completo com a vaga.

Dessa forma, se o objetivo é contratar um profissional que tenha soft skills específicas, o teste palográfico será um grande diferencial e um aliado para ajudar na tomada de decisão.

Precisão dos resultados

Os resultados do teste palográfico não costumam falhar. Por serem resultados de natureza qualitativa, estão abertos à interpretação. Mesmo assim, esse teste, combinado às entrevistas e conversas com o candidato, tem um potencial muito grande em assertividade nas conclusões.

Agilidade na aplicação

É um teste bem simples de ser aplicado. Basta ter um lápis ou caneta e uma folha de papel em branco. Além disso, a orientação de como executar o teste é bem simples, não sendo comum muitas dúvidas ou erros nessa parte.

Outro ponto é que o custo para aplicação do teste é praticamente nulo, o que o torna ainda mais atraente para os gestores de RH.

Possibilidade de avaliar habilidades múltiplas

Como falamos em outros tópicos, o teste palográfico permite diversas interpretações e análises. Cada ponto e cada detalhe diz respeito a questões diferentes sobre um indivíduo. Dessa forma, através de um único teste é possível saber muito sobre uma pessoa, o que otimiza bastante o processo de recrutamento e seleção.

Vale ressaltar que ele também é uma ferramenta que ajuda a reduzir o turnover, já que auxilia em contratações mais alinhadas com o que a empresa quer e precisa.

Outro ponto que fortalece a marca e evita um aumento na taxa de rotatividade é o investimento em um bom pacote de benefícios corporativos.

Atualmente esse tem sido um dos grandes diferenciais das empresas buscados pelos profissionais. Isso porque, além de compor sua remuneração, mostra que a organização está preocupada com seu bem-estar.

Conheça, então, o iFood Benefícios, o cartão multibenefícios que abriga uma diversidade de possibilidades para a empresa e seus colaboradores. Clique aqui para conferir mais informações sobre o cartão aceito em mais de 4 milhões de estabelecimentos em todo o Brasil.

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

12 de Junho de 2024

Leitura de 5 min