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Decifrando a Entrevista Comportamental: quais perguntas fazer e como avaliar?

Saiba o que é a entrevista comportamental e como ela contribui para uma contratação mais assertiva.

Por Equipe iFood Benefícios

A entrevista comportamental faz parte de diversos contextos empresariais. Seja para contratar um novo profissional ou para fazer a gestão de pessoas, a prática contribui para um trabalho cada vez mais assertivo do RH.

Por meio da entrevista comportamental, é possível, por exemplo, saber informações importantes sobre o profissional e, a partir disso, traçar caminhos que façam mais sentido para ambas as partes. Além disso, pode ser o fator determinante para uma contratação.

A seguir, desmistificamos o que é a entrevista comportamental e como ela pode ser construída para maior eficiência. Continue a leitura e confira.

Índice:

O que é e como funciona uma entrevista comportamental?

A entrevista comportamental é uma importante ferramenta para entender como o candidato se porta diante de determinadas situações no ambiente de trabalho. Assim, é possível identificar qualidades e vulnerabilidades, o que ajuda a perceber a afinidade com o cargo a ser ocupado.

Vale ressaltar que essas entrevistas não se restringem ao processo seletivo e podem ser aplicadas internamente com os colaboradores.

Para entender o comportamento das pessoas, a entrevista comportamental se apoia em algumas perguntas sobre situações comuns do mundo corporativo que ajudam a descobrir qual seria a reação nessas ocasiões. Isso permite conhecer outras características do indivíduo, como sua capacidade de liderançaempatiarelação com outros colegas de trabalho, capacidade de solucionar problemas, entre outras.

Por que as entrevistas comportamentais são importantes?

Essas conversas podem ser o fator decisivo em um processo de recrutamento e seleção, por exemplo. Diante de profissionais com habilidades semelhantes, os aspectos comportamentais podem ser o insumo que falta para escolher quem deverá entrar na organização.

Além disso, ajudam o RH a conhecer melhor seus colaboradores e a direcionar os esforços de maneira mais produtiva. Isso reduz o turnover e aumenta a produtividade da equipe como um todo.

Como se preparar para uma entrevista comportamental?

Como em qualquer entrevista, é importante criar um roteiro para orientação ao longo de toda a conversa. Portanto, o primeiro passo é anotar quais perguntas serão feitas, em qual ordem e com qual objetivo.

Além disso, estipule uma data para a entrevista, envie os convites antecipadamente e com uma breve explicação sobre o encontro. Busque saber um pouco mais sobre o candidato ou colaborador para ter insumos para perguntas mais direcionadas. Você pode se basear no currículo, no perfil do LinkedIn e demais fontes de informações, como o portfólio, por exemplo. No caso dos colaboradores, busque informações com a liderança ou outros testes feitos anteriormente.

Quais perguntas devem ser feitas?

Saber o que perguntar é essencial para obter resultados fieis à realidade. Portanto, comece separando por temas e, dentro dos temas, explore questões que ajudem a saber exatamente os comportamentos das pessoas. 
A seguir, montamos uma sugestão de caminho:

Resolução de conflito

Em casos onde é necessário solucionar algum conflito, questione:

  • Descreva uma situação em que você resolveu um conflito com um colega de trabalho;
  • Como você lida com opiniões diferentes e discordâncias no ambiente de trabalho?

Trabalho em equipe

Sobre trabalho em equipe, pergunte:

  • Discorra sobre uma situação em que você precisou trabalhar com uma equipe diversificada para atingir um objetivo em comum;
  • Como você lida com colegas de equipe com opiniões divergentes das suas? 
  • Como você contribui para o sucesso da equipe? Dê alguns exemplos práticos do dia a dia.

Tomada de decisão

Quando o assunto é tomada de decisão, questione:

  • Conte uma situação onde você precisou tomar decisões difíceis e como lidou com as consequências;
  • Como você equilibra o cuidado com as opções disponíveis e a tomada de decisões rápida?
  • O que é essencial para você na hora de tomar uma decisão importante? 

Adaptabilidade e flexibilidade

Para saber se o indivíduo é flexível e se adapta às mudanças, pergunte:

  • Como você considera a sua adaptação a novos ambientes de trabalho? E a novas responsabilidades?
  • Conte uma situação em que você precisou se adaptar com rapidez a uma mudança inesperada no trabalho.

Comunicação

O aspecto da comunicação é essencial para qualquer profissional. Portanto, para saber mais detalhes, pergunte:

  • Você já precisou explicar ideias e termos complexos para um público não-técnico? Em caso positivo, como foi a situação?
  • Mal-entendidos e ruídos de comunicação: como você lida com essas situações no trabalho?

Liderança

Para saber sobre a postura de líder do profissional, questione:

  • Conte sobre uma situação em que você precisou assumir a liderança de uma equipe ou projeto. Você conseguiu motivar a equipe a atingir os objetivos? Como?
  • Como você lida com a resistência à mudança quando está liderando uma equipe ou um projeto?


Infinitas possibilidades

Você pode montar um roteiro com as perguntas que se adequarem melhor à pessoa em questão, projeto ou momento da empresa ou colaborador. Quanto mais personalizado, mais será possível conseguir respostas valiosas para o objetivo pretendido. A inteligência artificial pode ajudar você a elaborar questões mais assertivas e a fazer uma entrevista comportamental mais eficaz.

Como os recrutadores devem conduzir a entrevista?

O ideal é que os recrutadores não sejam tendenciosos e deixem as perguntas o mais abertas possível para que o candidato fale bastante. Dessa forma, é importante ter uma escuta ativa e perguntar de acordo com o que foi respondido, para desenvolver melhor as respostas.
Para que a comunicação fique fluida, é importante que os candidatos se sintam à vontade para falar, sem julgamentos ou represálias. Portanto, siga um roteiro, mas aproveite todas as oportunidades que surgirem e permita-se criar ao longo do processo.

Como analisar as respostas dos candidatos?

Recrutador analisando currículo de candidato a vaga de emprego

Além de perguntar, é preciso também saber analisar as respostas. Para ter maior assertividade nos resultados, faça uma análise completa, atentando-se aos detalhes e às situações escolhidas como exemplo:

Padrões de comportamento

É possível identificar padrões de comportamento dentro das situações descritas. Esses padrões podem ser tanto positivos quanto negativos, e acabam se repetindo ao longo do tempo em situações semelhantes.

Habilidades e competências-chave

Identifique quais são as habilidades e competências que o candidato possui ao lidar com desafios ou situações complexas. Isso ajuda a direcionar os esforços dentro da equipe.

Níveis de experiência e responsabilidade

Para cargos complexos e com mais responsabilidades, é importante contar com pessoas com ampla experiência. Portanto, avalie se as respostas condizem com as competências necessárias para o cargo para encontrar um candidato mais adequado para as funções.

Capacidade de adaptação

Se o ambiente da sua organização é dinâmico e muda constantemente, é importante encontrar pessoas que se adaptam com facilidade e que são flexíveis. Avalie esse aspecto para saber como o profissional lida com essas situações.

Liderança e trabalho em equipe

Mesmo para cargos de analista, a característica de liderança é importante para o andamento das atividades no dia a dia. Portanto, avalie a capacidade de liderança dos candidatos e como eles motivam outras pessoas. Isso é essencial para qualquer projeto dentro de uma organização.

Resolução de problemas

Observe e tome notas de como o candidato reage a situações problemáticas. Confira se a postura e a forma como ele buscou a solução fazem sentido com a cultura organizacional da empresa. Além disso, veja qual foi o raciocínio lógico e o pensamento crítico aplicado nesses contextos.

Comunicação eficaz

Verifique se o candidato possui uma boa articulação e comunicação, sabendo construir suas ideias de forma oral. Esse tipo de atividade é essencial para qualquer ambiente de trabalho, oferecendo clareza e precisão na comunicação.

Resiliência e gestão de estresse

Observe a capacidade de resiliência do candidato, como ele volta de situações desgastantes e como ele lida com estresse e pressão. A capacidade de se recuperar após situações estressantes diz muito sobre a inteligência emocional do profissional.

Ajuste cultural

Entender se o candidato possui fit cultural com a organização é essencial para realizar uma contratação mais assertiva e alinhada com os objetivos do negócio. Portanto, veja se as respostas conversam com os valores da empresa.

Perguntas que você jamais deve fazer em uma entrevista comportamental

Assim como aquelas perguntas ideais para conhecer melhor os candidatos, existem outras que você jamais deverá fazer. Alguns questionamentos, mesmo que tenham relação com o trabalho, são considerados abusivos e de cunho discriminatório, podendo prejudicar, inclusive, a imagem da empresa, principalmente se o candidato se sentir ofendido com a abordagem. Perguntas para jamais fazer:

  1. Você é casado(a)? 
  2. Você tem filhos ou pretende engravidar?
  3. Quem cuida dos seus filhos enquanto você trabalha?
  4. Qual a sua orientação sexual? (Até mesmo se a vaga for afirmativa para Diversidade, essa pergunta deve estar no formulário inicial de inscrição do candidato, para que você já saiba quando ele for selecionado para a entrevista. Se a vaga não for afirmativa, não existe razão para fazer essa pergunta, ok?)
  5. Você possui algum transtorno de ansiedade?
  6. Você tem alguma religião?
  7. Fale um pouco sobre seu posicionamento político. 

Para fechar com chave de ouro

Ao final da entrevista, deixe o espaço aberto para que o candidato sinta-se livre para tirar suas dúvidas. Mesmo que o candidato não pergunte nada, é importante passar uma previsão de retorno, seja positivo ou, infelizmente, negativo.

Dessa forma, independentemente do resultado, a empresa demonstra que se importa com os candidatos e com o tempo que foi dedicado para este momento. 

Da mesma forma, você deve abrir para perguntas após a entrevista comportamental com um colaborador da sua companhia, que pode ter dúvidas ou críticas em relação a empresa ou algum processo. Uma boa manutenção de marca empregadora também passa por isso!

Aposte na entrevista comportamental

A entrevista comportamental possui diversos benefícios, principalmente para as equipes de RH e gestores. Ela ajuda a encontrar profissionais mais alinhados com o que a empresa precisa e com soft skills que façam sentido para os cargos.

Hard skills são importantes, porém os aspectos comportamentais podem influenciar bastante no dia a dia do trabalho. Com a entrevista comportamental, você pode evitar diversos problemas futuros!

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Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 9 min