Decifrando a Entrevista Comportamental: quais perguntas fazer e como avaliar?
Leia em 6 min
A entrevista comportamental faz parte de diversos contextos empresariais. Seja para contratar um novo profissional ou para uma gestão de pessoas, ela contribui bastante para o trabalho do RH.
Através dela é possível encontrar informações importantes sobre o profissional e, a partir disso, traçar caminhos que façam mais sentido para ambas as partes. Além disso, pode ser o fator determinante para uma contratação.
A seguir desmistificamos o que a entrevista comportamental e como ela pode ser construída para uma maior eficiência. Continue a leitura e confira!
Índice:
- O que é e como funciona uma entrevista comportamental?
- Por que as entrevistas comportamentais são importantes?
- Como se preparar para uma entrevista comportamental?
- Quais perguntas devem ser feitas?
- Como os recrutadores devem conduzir a entrevista?
- Como analisar as respostas dos candidatos?
- Conclusão
O que é e como funciona uma entrevista comportamental?
A entrevista comportamental serve como uma ferramenta para entender como o candidato se porta diante de determinadas situações no ambiente de trabalho. Assim, é possível identificar qualidades e vulnerabilidades, o que ajuda a perceber a afinidade com o cargo a ser ocupado.
Vale ressaltar que essas entrevistas não se restringem ao processo seletivo e podem ser aplicadas internamente com os colaboradores.
Dessa forma, para saber o comportamento das pessoas, a entrevista se apoia em algumas perguntas sobre situações comuns do mundo corporativo para saber qual seria a reação nessas ocasiões. Isso permite conhecer outras características do indivíduo, como sua capacidade de liderança, empatia, sua relação com outros colegas de trabalho, sua capacidade de solucionar problemas, e muito mais.
Por que as entrevistas comportamentais são importantes?
Elas podem ser o fator decisivo em um processo de recrutamento e seleção, por exemplo. Diante de profissionais com habilidades profissionais semelhantes, os aspectos comportamentais podem ser o insumo que falta para escolher quem deverá entrar na organização.
Além disso, ajuda o RH a conhecer melhor seus colaboradores e a direcionar os esforços de maneira mais produtiva. Isso reduz o turnover e aumenta a produtividade da equipe como um todo.
Como se preparar para uma entrevista comportamental?
Como em qualquer entrevista, é importante criar um roteiro para orientação ao longo de toda a conversa. Portanto, o primeiro passo é anotar quais perguntas serão feitas, em qual ordem e com qual objetivo.
Além disso, estipule uma data para a entrevista, envie os convites antecipadamente e com uma breve explicação sobre o encontro. Busque saber um pouco mais sobre o candidato ou colaborador para ter insumos para perguntas mais direcionadas. Você pode se basear no currículo, no LinkedIn e demais fontes de informações. No caso dos colaboradores, busque informações com sua liderança ou outros testes feitos anteriormente.
Quais perguntas devem ser feitas?
Saber o que perguntar é essencial para obter os resultados fiéis à realidade. Portanto, comece separando por temas e, dentro dos temas, explore perguntas para conseguir saber exatamente os comportamentos das pessoas. A seguir, montamos uma sugestão de caminho a seguir!
Resolução de conflito
Em casos onde é necessário solucionar algum conflito, pergunte:
- Descreva uma situação em que aconteceu um conflito com um colega de trabalho e como você resolveu;
- Como você lida com opiniões diferentes e discordâncias no ambiente de trabalho?
Trabalho em equipe
Sobre trabalho em equipe, pergunte:
- Discorra sobre uma situação em que você precisou trabalhar com uma equipe diversificada para atingir um objetivo em comum;
- Como você lida com colegas de equipe com opiniões divergentes das suas?
- Como você contribui para o sucesso da equipe?
Tomada de decisão
Quando o assunto é “tomada de decisão”, pergunte:
- Conte sobre uma situação onde você precisou tomar decisões difíceis e como lidou com as consequências;
- Como você equilibra o cuidado com as opções disponíveis e a tomada de decisões rápida?
Adaptabilidade e flexibilidade
Para saber se o indivíduo é flexível e se adapta às mudanças, pergunte:
- Como você considera a sua adaptação a novos ambientes de trabalho? E as novas responsabilidades?
- Conte uma situação em que você precisou se adaptar com rapidez a uma mudança inesperada no trabalho.
Comunicação
O aspecto da comunicação é essencial para qualquer profissional. Portanto, para saber mais detalhes, pergunte:
- Você já precisou explicar ideias e termos complexos para um público não técnico? Se sim, como foi?
- Mal-entendidos e ruídos de comunicação: como você lida com essas situações no trabalho?
Liderança
Para saber sobre a postura de líder do profissional, pergunte:
- Conte sobre uma situação em que você precisou assumir a liderança de uma equipe ou projeto. Você conseguiu motivar a equipe a atingir os objetivos? Como?
- Como você lida com a resistência à mudança quando está liderando uma equipe ou um projeto?
Como os recrutadores devem conduzir a entrevista?
O ideal é que os recrutadores não enviesem as perguntas e deixem elas o mais abertas possível, para que o candidato fale bastante. Dessa forma, é importante ter uma escuta ativa e perguntar de acordo com o que foi respondido, para desenvolver melhor as respostas.
Além disso, é importante que os candidatos se sintam à vontade para falar, sem julgamentos ou represálias, para tornar a comunicação mais fluida. Portanto, siga um roteiro, mas permita-se criar ao longo do processo para aproveitar melhor as oportunidades.
Como analisar as respostas dos candidatos?

Além de perguntar, é preciso também saber analisar as respostas. Para ter maior assertividade nos resultados, faça uma análise completa, se atentando aos detalhes e nas situações escolhidas como exemplo.
Padrões de comportamento passado
É possível identificar padrões de comportamento dentro das situações descritas. Esses padrões podem ser tanto positivos quanto negativos, e acabam se repetindo ao longo do tempo em situações semelhantes.
Habilidades e competências-chave
Identifique quais são as habilidades e competências que o candidato possui ao lidar com desafios ou situações complexas. Isso ajuda a direcionar os esforços dentro da equipe.
Níveis de experiência e responsabilidade
Para cargos com mais responsabilidades e complexos, é importante contar com pessoas com ampla experiência. Portanto, avalie se as respostas condizem com as competências necessárias para o cargo para encontrar um candidato mais adequado para as funções.
Capacidade de adaptação
Se o ambiente da sua organização é dinâmico e muda constantemente, é importante encontrar pessoas que se adaptam com facilidade e que são flexíveis. Dessa forma, avalie esse aspecto para saber como o profissional lida com essas situações.
Liderança e trabalho em equipe
Mesmo para cargos de analista, a característica de liderança é importante para o andamento das atividades no dia a dia. Portanto, avalie a capacidade de liderança dos candidatos e como eles motivam outras pessoas. Isso é essencial para qualquer projeto dentro de uma organização.
Resolução de problemas
Observe e tome notas de como o candidato reage a situações problemáticas. Confira se a postura e a forma que ele buscou a solução fazem sentido com a cultura organizacional. Além disso, veja qual foi o raciocínio lógico e o pensamento crítico aplicado nesses contextos.
Comunicação eficaz
Verifique se o candidato possui uma boa articulação e comunicação, sabendo construir suas ideias de forma oral. Esse tipo de atividade é essencial para qualquer ambiente de trabalho, oferecendo clareza e precisão na comunicação.
Resiliência e gestão de estresse
Observe a capacidade de resiliência do candidato, como ele volta de situações desgastantes e como ele lida com estresse e pressão. A capacidade de se recuperar após situações estressantes diz muito sobre a inteligência emocional do profissional.
Ajuste cultural
Entender se o candidato possui fit cultural com a organização é essencial para realizar uma contratação mais assertiva e alinhada com os objetivos do negócio. Portanto, veja se as respostas conversam com os valores da empresa.
Conclusão
A entrevista comportamental possui diversos benefícios, principalmente para as equipes de RH e gestores. Ela ajuda a encontrar profissionais mais alinhados com o que a empresa precisa e com soft skills que façam sentido para os cargos.
Os hard skills são importantes, porém os aspectos comportamentais podem influenciar bastante no dia a dia de trabalho. Com isso, conte com a entrevista comportamental para evitar problemas futuros!
Gostou deste conteúdo? Confira outros como este no blog do iFood Benefícios.
Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida
