Tone at the top e o sucesso organizacional
Descubra como o exemplo de cima impacta toda a cultura da empresa
5 de Agosto de 2025
Leitura de 4 min
A tradução literal de tone at the top é “tom no topo”, mas seu real significado é algo como “o exemplo vem de cima”.
Muito usado principalmente em questões de compliance, o termo se refere a como a conduta do board de diretores e administradores sênior ditam o tom de princípios e valores de toda a empresa.
Um exemplo muito clássico é o escândalo da Enron, empresa norte-americana de energia e commodities que detinha mais de US$ 60 bilhões em ativos até os anos 1990. Ao enfrentar um período de queda de lucros, os executivos passaram a adotar práticas contábeis duvidosas — incluindo o registro de ganhos mais elevados do que eram de verdade — para esconder os prejuízos e tentar reverter a situação.
Após uma série de atitudes fraudulentas e tentativas falhas de recuperação, as ações da Enron passaram a valer menos de US$ 1. Em 2 de dezembro de 2001, a empresa pediu proteção contra falência. Posteriormente, diversos envolvidos foram condenados a anos de prisão por conspiração e fraude.
O caso não apenas evidenciou a relevância do tone at the top para o sucesso organizacional, mas também motivou a criação de regulações de auditoria fiscal corporativa, como a Lei Sarbanes-Oxley (SOX), promulgada nos Estados Unidos em 2002.
Índice:
A relação com o compliance
A missão do compliance é garantir que a organização siga as políticas regulamentadoras de um setor e região. O cumprimento da lei é indispensável, mas os princípios éticos baseados em normas e cultura internas da empresa também são contemplados.
O cumprimento dessas diretrizes deve começar com os líderes por obrigação legal, mas também para que a mesma prática seja propagada por toda a empresa.
Não basta, portanto, apenas seguir a Lei Anticorrupção (12.846/2013) e as cartilhas de regras internas. O tone at the tone é uma construção fomentada em atuação ativa da alta gestão, com participação em reuniões e eventos relacionados, apoio explícito a elementos de compliance e incentivo à atuação ética.
Isso é importante porque encoraja os colaboradores — em todas as posições de senioridade — a seguir o exemplo. Um comportamento dúbio por parte da liderança pode incitar a reprodução de práticas questionáveis que colocam a integridade da organização em risco.
A lógica é: se os diretores podem agir de maneira pouco ortodoxa, não enfrentando qualquer tipo de retaliação e inclusive gerando benefícios pessoais e para a empresa, por que não fazer o mesmo?
O problema é que, quando a má conduta é exposta, não é apenas a companhia que sofre, mas também centenas ou milhares de colaboradores que acabam perdendo suas fontes de sustento — como aconteceu com a Enron, que empregava cerca de 20.600 pessoas antes de declarar falência por fraudes contábeis.
Como fortalecer o tone at the top?
Com o apoio do RH e dos gestores de outras áreas, a alta administração pode fortalecer o tone at the top a partir de algumas atitudes.
Comunicar e promover valores éticos
Em um board de executivos, não basta apenas fazer o certo — é preciso incentivar que os demais sigam o mesmo caminho.
Os valores da empresa, diretrizes do setor e leis daquele país ou estado devem ser disseminadas de forma clara e objetiva, mostrando por que são importantes, como segui-las e o que acontece caso não sejam contempladas.
Isso pode ser feito de diversas maneiras, como em guias escritos ou em vídeo, reuniões de equipe, memorandos, treinamentos e nas operações do dia a dia.
Estabelecer canais de denúncia
É importante estimular a denúncia de má conduta regulatória, mesmo que existem apenas suspeitas.
Os canais e seus condutores devem preservar dados sensíveis da empresa e de todos os envolvidos, permitindo que as pessoas se sentiam confortáveis para reportar comportamentos impróprios.
Também é imprescindível que os colaboradores sejam tranquilizados em relação ao receio de sofrerem algum tipo de punição por declararem ações potencialmente nocivas à organização. O RH pode ajudar nesse quesito.
Recompensa por integridade
Recompensar os colaboradores por cooperarem com o compliance da empresa é uma forma de valorizá-los e incentivá-los a sempre agir a favor do bem-estar organizacional.
Seja um agradecimento formal do board ou um feedback positivo, isso mostra como a integridade tem um impacto individual e coletivo favorável.
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