SXSW: 10 mitos sobre IA que você deve abandonar

Desmistificando a inteligência artificial e mostrando o que líderes e empresas precisam entender para se manterem relevantes

Foto de SXSW 2025

Por SXSW 2025

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14 de Março de 2025

Leitura de 6 min

A inteligência artificial está avançando tão rapidamente que mal temos tempo de absorver suas transformações antes que novas inovações surjam. Mas com essa velocidade vêm também muitos mitos, medos e desinformação. No SXSW 2025Sandy Carter, COO e fundadora da Unstoppable Domains e autora do livro “AI first, human always”, desmistificou as principais crenças equivocadas sobre IA em sua palestra "10 Myths Busted: The Real Impact of AI and Emerging Tech".

Confira a seguir os principais mitos derrubados pela empresária e o que realmente devemos levar em conta ao pensar no impacto da IA.

Índice:

Mito #1: IA é só uma tendência passageira

Realidade: a IA já está transformando a forma como vivemos e trabalhamos – e isso é só o começo.

Se você acha que a IA é apenas uma novidade tecnológica, basta olhar ao redor. Algoritmos já otimizam rotas de motoristas da UPS, fazem recomendações de filmes na Netflix e até dirigem os Ubers da Waymo — uma visão constante aqui em Austin. A consultoria McKinsey prevê que a IA adicionará US$ 13 trilhões ao PIB global até 2030.

Mais do que uma ferramenta, a IA está se tornando a espinha dorsal de grandes negócios. E com a chegada da computação quântica, esse avanço será ainda mais acelerado. Como afirma Sandy: "A IA vai se mover mais rápido do que qualquer outra tecnologia antes dela. O que hoje é experimental, em breve será infraestrutura essencial dos negócios."

O que fazer agora? Se sua empresa ainda não tem uma estratégia de IA, comece já. Empresas que evitam a adoção dessa tecnologia correm o risco de se tornarem irrelevantes.

Mito #2: não podemos confiar na IA

Realidade: a confiança na IA é possível – desde que seja construída de forma responsável.

A IA tem desafios, especialmente relacionados ao viés algorítmico e à segurança de dados. No entanto, novas soluções estão surgindo para tornar a tecnologia mais confiável. Um exemplo é a CrowdGen AI, que desenvolveu uma marca d’água invisível para garantir autenticidade de imagens e proteger conteúdos contra uso indevido por IA. Outro é o Authentrics.AI, que identifica dados imprecisos e melhora a transparência de algoritmos.

Sandy apresentou um modelo de equação da confiança na IA, que equilibra transparência, confiabilidade e segurança contra fatores como viés e risco.

O que fazer agora? Empresas devem investir em governança de IA e assegurar que seus modelos sejam auditáveis e explicáveis, reduzindo riscos e aumentando a confiabilidade.

Mito #3: a IA vai acabar com empregos

Realidade: a IA está transformando funções, não as eliminando.

O medo da substituição por IA é real, mas os números mostram um cenário diferente. Segundo o Fórum Econômico Mundial:

  • 170 milhões de empregos serão criados pela IA até 2030.
  • 1,09 bilhão de empregos continuarão existindo, mas com novas funções.
  • 92 milhões de empregos serão deslocados – mas isso já acontece com qualquer revolução tecnológica.

Estudos da McKinsey indicam que de 60% a 70% das profissões não serão eliminadas, mas aprimoradas com IA. Em outras palavras, a IA não substitui pessoas, mas expande suas capacidades.

O que fazer agora? Empresas e profissionais devem focar na adoção de habilidades aprimoradas pela IA, em vez de temerem sua substituição.

Mito #4 e #8: minha marca não será impactada pela IA

Realidade: toda marca será afetada – para o bem ou para o mal.

A IA está mudando radicalmente o marketing e a forma como as pessoas descobrem as marcas. Hoje, 45% dos consumidores confiam em ferramentas de IA para encontrar informações sobre marcas. Além disso, o Google já observa uma queda de 25% nas pesquisas sobre marcas, à medida que assistentes de IA geram respostas diretamente.

Isso significa que estamos migrando de SEO (Search Engine Optimization) para GEO (Generative Engine Optimization) – ou seja, o que sua empresa está gerando de conteúdo para ser encontrado por IAs?

O que fazer agora? Comece a integrar hiperpersonalização com IA para adaptar mensagens aos interesses do seu público.

Mito #5: implementar IA é muito difícil

Realidade: ferramentas de IA sem código (no-code) estão democratizando o acesso à tecnologia.

Com o crescimento do mercado de IA no-code em 30% ao ano, qualquer pessoa pode criar soluções de IA sem precisar programar. A própria Sandy Carter compartilhou como usou a ferramenta aiXplain para transformar mensagens do WhatsApp em eventos no Google Calendar – tudo sem escrever uma única linha de código.

O que fazer agora? Experimente uma plataforma de IA no-code para simplificar tarefas no seu negócio.

Mito #6: qualquer dado serve para IA

Realidade: dados são mais valiosos do que código – e os dados certos fazem toda a diferença.

Estudos mostram que empresas que otimizam seus dados aumentam receita em 30% (McKinsey) e a precisão dos modelos em 26% (MIT). Exemplos como o AskMED.ai, que usa dados altamente específicos para prever diagnósticos médicos, demonstram o poder de dados exclusivos e bem estruturados.

O que fazer agora? Trate seus dados como capital e invista na qualidade da informação que alimenta seus modelos de IA.

Mito #7: IA se resume a grandes modelos de linguagem (LLMs)

Realidade: o futuro da IA está nos agentes inteligentes.

89% dos CIOs da Fortune 500 afirmam que agentes de IA fazem parte de suas estratégias para 2025. Empresas estão se movendo para um modelo A2A (Agent-to-Agent), onde agentes conversam entre si para otimizar operações.

O que fazer agora? Experimente implementar um agente de IA em seu trabalho até 2026.

Mito #9: IA é só software

Realidade: o próximo salto da IA será no hardware – incluindo robôs e humanoides.

O mercado de robôs e IA física está projetado para atingir US$ 66 bilhões até 2032. No SXSW, foi apresentado um braço protético movido por IA que permite aos usuários sentirem o que estão segurando. Isso abre possibilidades para áreas como saúde, logística e atendimento ao cliente.

O que fazer agora? Avalie como robôs e IA física podem impactar o seu setor nos próximos anos.

Mito #10: não dá para acompanhar a velocidade da IA

Realidade: com a abordagem certa, qualquer empresa pode se manter atualizada.

Sandy Carter recomenda que profissionais criem um roteiro pessoal de aprendizado em IA e estabeleçam checkpoints mensais de inovação. Estar atualizado não significa saber tudo – mas sim ter um processo estruturado para absorver novas informações e testar novas soluções.

O que fazer agora? Participe de eventos, acompanhe especialistas e testemunhe a IA na prática.

A tecnologia está aqui para amplificar o potencial humano – e não substituí-lo

A IA não é um destino – é um processo contínuo de inovação. Quem entender essa lógica agora estará sempre um passo à frente. E é por isso que a gente segue acompanhando todas as últimas novidades aqui de Austin para manter você e a sua empresa sempre atualizados com os insights mais relevantes.

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