SXSW: como evitar quebras culturais nas empresas

Trabalhar com concorrentes pode parecer contraintuitivo, mas a colaboração abre portas para oportunidades de crescimento coletivo
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11 de Março de 2025
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Na palestra que abriu nosso quarto dia de cobertura do SXSW 2025, Mack Garrison, cofundador e diretor de conteúdo da Dash Studio, compartilhou suas ideias sobre como a colaboração com concorrentes pode ser um motor poderoso para o crescimento dos negócios.
Em vez de enxergar os concorrentes como inimigos, Garrison propôs um novo olhar sobre o mercado: parcerias estratégicas que geram valor para todos. Durante a palestra, ele discutiu sua experiência no setor criativo e como essa mentalidade de colaboração tem levado sua empresa a novos patamares.
Índice:
Garrison abriu seu painel com uma reflexão pessoal sobre os desafios que enfrentou ao iniciar sua carreira. Após passar por um burnout e a perda de sua avó, ele se viu em um momento difícil dentro da indústria criativa. Foi então que começou a questionar a cultura de competição que prevalecia ao seu redor e percebeu que o verdadeiro sucesso poderia ser alcançado por meio de colaboração.
“Quando você tem burnout, é difícil sair sozinho dessa situação. Foi quando percebi que a colaboração e a comunidade são essenciais para o sucesso verdadeiro", contou Garrison.
Ele destacou como um festival de design em Nova York o ajudou a relembrar o verdadeiro propósito do trabalho criativo: fazer amigos e compartilhar ideias. A partir dessa experiência, ele fundou a Dash Studio, acreditando que as melhores soluções de design vêm de trabalhar em equipe, conectar pessoas e fortalecer a comunidade.
Garrison também trouxe para o painel a teoria de Adam Grant sobre os tipos de pessoas no ambiente de trabalho: doadores (givers), tomadores (takers) e equilibradores (matchers). Um estudo realizado com mais de 2 mil profissionais mostrou que, embora os tomadores possam alcançar resultados no curto prazo, são os doadores que, a longo prazo, têm os maiores sucessos.
O palestrante compartilhou sua experiência pessoal, na qual, ao dar apoio aos outros sem esperar nada em troca, criou vínculos duradouros que levaram a oportunidades de negócios importantes, como contratos de 1,7 milhão de dólares e 2,6 milhões de dólares em receita gerada com parcerias estratégicas com concorrentes.
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A Dash Studio tem atualmente 27 parceiros de pequeno e médio porte, o que resultou em 2,6 milhões de dólares de receita gerada apenas por colaborações com concorrentes. Garrison destacou a importância dessas parcerias e como, ao deixar de ver os outros como rivais, as oportunidades começaram a surgir naturalmente. A colaboração com concorrentes se provou mais lucrativa do que os negócios convencionais, com 8,1 milhões de dólares em receita derivada de parcerias, indicações de amigos e recomendações de comunidade.
“Quando começamos a trabalhar com nossos concorrentes, oportunidades que antes não existiam começaram a surgir. Agora, a colaboração é parte essencial da nossa estratégia”, disse Garrison, destacando como essas parcerias com concorrentes não só aumentaram sua receita, mas também melhoraram sua rede de contatos e abriram portas para novos projetos.
Uma das partes mais poderosas do painel foi quando Garrison discutiu como superar o ego e a inveja. Ele compartilhou que é natural sentir ciúmes quando um concorrente consegue um projeto desejado por você, mas que é crucial reconhecer essa emoção e deixá-la de lado.
"É importante entender que a competição não é sobre vencer a qualquer custo, mas, sim, sobre criar oportunidades para todos", afirmou.
Para Garrison, o segredo está em compreender que a perda de um projeto não é uma derrota, mas uma chance para novas oportunidades surgirem.
Garrison também compartilhou ações práticas que as empresas podem adotar para começar a colaborar com concorrentes de maneira eficaz:
Garrison encerrou sua palestra com a afirmação de que: “O jogo do capitalismo não é sobre ser o único vencedor, é sobre permanecer no jogo, e isso é mais fácil quando você cria alianças”.
O conceito de que colaborar com concorrentes pode ser uma estratégia poderosa para expandir oportunidades e aumentar a receita já está sendo testado por empresas inovadoras como a Dash Studio.
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