Planejamento Estratégico: tudo que você precisa saber!
O planejamento estratégico: a chave para o sucesso empresarial! Saiba como conectar passado, presente e futuro para alcançar metas.
Por Equipe iFood Benefícios
É bastante comum que, no início de um projeto – ou de uma empresa – os gestores estejam inicialmente muito mais preocupados com questões imediatas, sem gastar muito tempo olhando para o futuro.
Contudo, se num primeiro instante a (falta de) estratégia pode fazer com que a empresa decole e obtenha bons resultados, num segundo momento a falta de um plano de voo pode comprometer o desenvolvimento.
E é aí que está a importância do planejamento estratégico. Se antes de colocar as mãos à obra o gestor não trabalhar em um projeto estruturado, uma empresa dificilmente vai deslanchar e alcançar todo o seu potencial.
Sim: planejar, definir objetivos e metas são pontos fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa. Continue a leitura e entenda melhor!
Índice:
- Mas, afinal, o que é planejamento estratégico?
- Os 3 princípios do Planejamento Estratégico
- Quando realizar um Planejamento Estratégico?
- As vantagens de realizar um bom planejamento
- As principais etapas do planejamento estratégico
- Os tipos de planejamento mais usados
- Como colocar o Planejamento Estratégico em prática?
- Uma boa gestão é chave para um bom planejamento
Mas, afinal, o que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico envolve uma análise do passado, do presente e traça os caminhos que a organização precisará percorrer para conquistar seus objetivos no futuro. Um bom planejamento está diretamente ligado a uma boa gestão empresarial.
É preciso ter em mente que o planejamento estratégico é um processo bastante diferente do gerenciamento de projetos, geralmente utilizado para o manejo de projetos individuais.
Assim como também é distinto do mapeamento de processos – ação que ajuda na atribuição de tarefas a uma equipe tendo em vista o atendimento aos requisitos de entregas específicas, sejam elas para os clientes ou demandas internas de uma empresa.
Os 3 princípios do Planejamento Estratégico
O princípio do processo de planejamento estratégico está em começar a delinear as características de determinada organização. Ou seja, a definição da identidade organizacional composta pela Missão, Visão e os Valores de uma empresa.
Para tanto, os gestores encarregados de definir o planejamento organizacional devem começar respondendo às seguintes perguntas:
- Qual a razão pela qual a empresa existe? (Missão)
- Onde a empresa quer chegar a longo prazo? (Visão)
- Quais os princípios que guiam a empresa e quais não abrem mão? (Valores)
É importante destacar que é fundamental que a Missão, a Visão e os Valores estejam sempre presentes na cabeça dos colaboradores. Esse é um ponto crucial para as contratações futuras, plano de carreira crescente e para a gestão estratégica de pessoas e para a gestão organizacional da empresa como um todo.
Responder a essas questões é apenas o primeiro passo do planejamento. Confira.
Quando realizar um Planejamento Estratégico?
A mudança de curso de uma empresa muda constantemente. Em um momento tem-se o objetivo de aumentar as vendas, em outro encontra-se a necessidade de aumentar a relevância da marca, e por aí vai.
Pensando nisso, todo momento que precisa de uma mudança exige também um planejamento estratégico para tornar tudo possível. Portanto, observe essas necessidades e entenda quais são os momentos ideais para colocar em prática um planejamento de estratégia.
As vantagens de realizar um bom planejamento
A partir dele é possível criar um plano de trabalho seguindo os objetivos a serem alcançados. Ele também ajuda a direcionar os esforços, criando um cenário mais favorável para que uma empresa defina melhor suas iniciativas para o curto, médio e longo prazo.
E mais: o planejamento estratégico é uma ferramenta que, na prática, vai auxiliar o gestor a fazer melhores escolhas nos processos gerenciais. Além disso, ajuda a buscar as escolhas certas para cada tipo de negócio e, com por meio de boas escolhas provenientes de um bom planejamento, a comunicação corporativa entre toda a rede é muito mais assertiva.
Outro benefício é que o planejamento estratégico representa um diferencial bastante competitivo para a criação de cenários projetados com base em indicadores econômicos e financeiros.
Entenda: sem objetivos definidos de forma clara, uma empresa tende a ficar vulnerável aos ataques de concorrentes mais experientes. Sem contar que pode, também, acabar parte das estatísticas e ter que encerrar as atividades com pouco tempo de vida.
As principais etapas do planejamento estratégico
Agora que você sabe quais são as finalidades de um planejamento estratégico, conheça as principais etapas dessa iniciativa.
Análise da situação atual
O primeiro passo é fazer uma avaliação interna e externa da organização, procurando pelos pontos que precisam ser alterados ou melhorados. Além disso, entender o que influencia diretamente nos processos da organização e deixar tudo mapeado.
Definição da visão, missão e valores
É necessário definir a Visão, Missão e Valores do negócio, pois são esses conceitos que irão nortear o trabalho dos profissionais e o futuro da organização.
Como se posicionar no mundo é uma questão crucial. Qual o propósito da empresa? Como ela vai se relacionar com as questões que a cercam?
Formulação de metas e objetivos
Procure estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis e com prazo bem definido.
Definição da estratégia
Liste, um a um, os passos para chegar aos objetivos. Seja detalhista, analise e planeje.As estratégias tem como base novos produtos, novos mercados, parceiras estratégicas, e mais.
Implantação e implementação
Hora de trazer ao jogo todos os envolvidos, ou seja, desenvolver o planejamento tático e operacional. A comunicação precisa ser claro e eficiente, para que assim, todos os envolvidos na organização saibam quais são suas responsabilidades e metas, alinhadas à estratégia geral.
Monitoramento e Controle
Tenha métricas de controle e análise, não será possível avaliar um planejamento sem isso.
Atualmente, o mercado dispõe de um grande número de ferramentas – automatizadas ou não – para mensuração de resultados. E você também pode criar a sua própria forma de fazer esse controle, sempre de olho nas diretrizes do planejamento estratégico.
Feedback
Busque feedback. É preciso saber ouvir.
Para qualquer cargo e tipo de liderança, vale buscar esse retorno com o colaboradores, com os clientes e fornecedores. A escuta atenta traz crescimento na medida em que são apontadas questões que passaram despercebidas.
Avaliação e revisão
Periodicamente, busque olhar novamente para o planejamento. Ele ainda faz sentido diante do cenário atual?
Vivemos em um mundo em constante mudança, e não deve-se ficar preso às metas sem que elas estejam em sintonia com o entorno.
O mundo empresarial está em constante mudança e a tecnologia traz novas formas de trabalhar a cada instante.
Pensando nisso, é preciso estar aberto para as novidades e saber como aproveitá-las de uma maneira positiva.
Após a reanálise do planejamento realizada acima, redefina ações se considerar necessário. Mas faça isso sempre com base em dados, em análises do cenário.
Os tipos de planejamento mais usados
Agora que você entendeu as fases do planejamento estratégico, confira quais são os tipos mais utilizados.
1. Balanced Scorecard
Um dos tipos de planejamento estratégico mais usados atualmente é o chamado Balanced Scorecard, ou BSC, criado por Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School.
Segundo essa metodologia, devem ser levadas em conta quatro perspectivas para seu negócio – a para cada uma, devem ser definidos também objetivos.
Para colocar em prática essa metodologia é necessário responder a algumas questões.
Perspectivas do Balanced Scorecard
- Perspectiva financeira: quais são os objetivos financeiros que devemos atingir para obter o crescimento desejado?
- Perspectiva dos clientes: como atender melhor nossos clientes para aumentar rendimentos?
- Perspectiva dos processos internos: como maximizar nossos resultados por meio dos nossos processos internos?
- Perspectiva de aprendizagem e crescimento: como melhorar nossos processos e, de quebra, aumentar a satisfação dos clientes e a rentabilidade?
A partir de respostas bastante elaboradas a essas questões, defina um plano de ação – que terá como apoio um mapa estratégico.
Esses mapas mostram como cada uma das perspectivas se entrelaçam a outras, contribuindo para que se atinjam os objetivos financeiros.
Assim, a empresa maximiza resultados em seus processos internos para atender às necessidades dos clientes e, com isso, obtém também rentabilidade no processo. Ao final, todos ganham.
2. Situacional (PES)
Criado nos anos 70 pelo economista chileno Carlos Matus, esta abordagem leva em consideração o momento atual da empresa e busca determinar formas mais flexíveis para lidar com os desafios que se apresentam.
Ao optar por essa forma de planejamento, é preciso definir alguns pontos importantes para desenvolvê-lo.
Identificar os problemas
É o chamado ponto explicativo, quando o gestor deve buscar identificar quais os pontos que apresentam problemas na empresa. A partir daí, é determinada uma ordem de prioridade e, em seguida, deve descrevê-las detalhadamente.
É necessário ir além da análise fria dos números e dados estatísticos.
Criar cenários
No ponto chamado normativo, os gestores devem, então, determinar o que aconteceria com o negócio se tudo corresse da forma como planejado. Assim, se tudo colaborar para o plano dar certo, qual seria o resultado da empresa?
O que pode dar errado?
Esse é o momento estratégico mais importante. Nesse ponto é preciso se distanciar um pouco do processo e buscar as possibilidades que podem fazer com que o plano original dê errado.
Ter em mente algumas questões pode ajudar bastante.
- O que poderia dar errado na implementação?
- Há contradições entre os objetivos?
- A empresa tem todos os recursos que precisa para atuar com o plano?
- A proposta é de fato viável?
Ao responder essas questões, é preciso levar em conta fatores externos, como a conjuntura econômica, a situação política, fatores estruturais, de mercado, fiscais e outros.
Executar
Depois de todas as análises e planejamentos, chega o momento crucial para qualquer empresa. É tempo de executar. Esta é a hora de testar se os modelos criados são válidos e funcionam.
É importante se atentar às situações e, caso necessário, se adaptar a elas, conforme os momentos anteriores deram as indicações de como agir.
Como colocar o Planejamento Estratégico em prática?
Afinal, como aplicar o planejamento estratégico no dia a dia da sua empresa? A partir de alguns passos você consegue colocá-lo em prática, confira!
Comunicação e engajamento
É essencial ter uma comunicação clara e que acesse todas as partes interessadas no plano estratégico. Isso inclui líderes, colaboradores, parceiros e outros stakeholders.
Definição de responsabilidades
Para que o plano consiga acontecer em sua plenitude, é preciso designar funções. Dessa forma, identifique quais são as tarefas e delegue responsabilidades para as pessoas mais capacitadas para cada atividade.
Estabelecimento de indicadores de desempenho
Para medir a evolução do plano estratégico é importante definir indicadores de desempenho. Assim facilita a percepção da performance e ajuda a traçar o melhor caminho para atingir os objetivos da organização.
Alinhamento de recursos
Tenha organizado todos os recursos necessários para executar o plano, como recursos financeiros, humanos, tecnológicos e materiais. Tudo isso precisa ser considerado para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Plano de ação e cronograma
O planejamento estratégico conta com diversos planos de ação e, para conseguir cumprir com os combinados, é importante criar um cronograma alinhado à realidade da empresa.
Acompanhamento e controle
Faça o acompanhamento constante para entender se as ações estão surtindo efeito ou se precisam de ajuste. Esse controle ajuda a evitar desperdícios ou resultados ruins por más escolhas.
Flexibilidade e adaptação
Lembre-se de montar um planejamento que possa ser ajustado e adaptado à realidade da organização. Tudo está sujeito a mudanças, portanto, considere as incertezas do futuro nesse processo.
Incentivos e reconhecimento
Realizar momentos de feedback e reconhecimentos motiva os colaboradores e torna-os mais engajados com as entregas. Isso, consequentemente, gera melhores resultados. Busque separar estes momentos ao longo da execução do planejamento.
Comunicação contínua
Mantenha alinhamentos constantes para atualização dos rumos do planejamento e quais etapas já foram vencidas. Isso deixa todos os participantes na mesma página e por dentro de todas as tomadas de decisão.
Uma boa gestão é chave para um bom planejamento
Não basta apenas fazer um bom planejamento estratégico sem, no entanto, ter condições de colocá-lo em prática. Ter uma equipe apta, em sintonia, que pensa em soluções inovadoras e criativas para empresa e seus objetivos é primordial.
Mas não é só isso. Sobretudo, é preciso estar constantemente acompanhando os resultados, equilibrando e reavaliando o planejamento.
É preciso que ele esteja, como citado anteriormente nas fases do planejamento estratégico, de fato integrado ao dia a dia da empresa e dos colaboradores para que os resultados esperados sejam obtidos. Além disso, um bom planejamento estratégico aumenta e melhora a perspectiva de qualidade de vida no trabalho dos colaboradores.
Assim, a partir do planejamento estratégico, deve-se colocar em prática, também, uma gestão estratégica que passe por todas as áreas da empresa: produção, vendas, marketing, gestão de pessoas, projetos e financeiro.
E então, nosso guia para um planejamento estratégico eficiente foi útil para você?
Veja mais conteúdos sobre gestão em nosso blog!