Porto distribui ações em iniciativa de reconhecimento

Programa disponibiliza treinamentos em educação financeira e promete ações da empresa para todos os funcionários em caso do atingimento de m...

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Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

24 de Outubro de 2025

Leitura de 3 min

Em 2021, durante a temporada de planejamento estratégico da seguradora Porto, o time de pessoas enxergou a oportunidade de criar uma ação de engajamento e reconhecimento que estivesse atrelado à missão de crescimento de negócios e clientes da organização. 

Segundo Andresa Cruz, então gerente de RH da empresa, a companhia sempre falou muito sobre sonhos para seus clientes, e era hora de conversar sobre isso também com os funcionários. “Queríamos que eles tivessem a experiência vertical de ver a empresa crescer, participando disso de maneira direta, sentindo que são, de fato, donos da companhia”, explica.

Assim, com a ideia de reconhecer o papel dos trabalhadores nos resultados do negócio e fortalecer sua cultura de propósito, a Porto debateu possibilidades com lideranças e conselho durante quase um ano, até criar, no início de 2022, o programa Porto em Ação.

Índice:

Caminho

A iniciativa previa que, se a empresa batesse duas metas previstas para 2022, todos os funcionários – excluindo estagiários, jovens aprendizes e profissionais da Porto no Uruguai – iriam ganhar ações da Porto na bolsa, se tornando acionistas.

Como parte do projeto, a seguradora também investiu na educação financeira dos colaboradores, com conteúdos em vídeo enviados por email e com materiais que podem ser acessados na plataforma interna de e-learning da companhia. 

O sistema oferece tópicos sobre renda variável, conta de investimentos, mercado de capitais e perfis de investidores, entre outros. “Além disso, nosso time de previdência fechada se colocou à disposição desde o lançamento do programa para esclarecer dúvidas e compartilhar informações, então qualquer trabalhador pode ir até eles para falar sobre investimentos e ações”, diz Andresa.

O gatilho de sucesso da ação tem como base o resultado ponderado de duas metas, sobre crescimento de negócios e crescimento de clientes. Se o resultado for igual ou superior a 70%, os funcionários ganham o bônus em ações. O limite é de 120% da meta. 

A iniciativa não interfere no programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que tem outras entregas previstas a partir de objetivos e resultados diversos. Também não há nenhum tipo de punição aos profissionais caso a meta mínima de 70% não seja alcançada. 

Resultados

Andresa conta sobre a mudança de mindset que foi sentida entre os trabalhadores. “É importante ver como a ação aumenta o sentimento de dono dos funcionários. Nos canais internos de comunicação, todos ficaram muito entusiasmados e falaram coisas como ‘agora vou ser sócio da Porto’, ou ‘agora também vou ser dono da empresa’”.

A gerente de RH também ressalta o quanto o programa trouxe novas perspectivas. “Para muitas pessoas, era a primeira vez que falavam sobre isso, e que tinham chance de ‘comprar’ ações de uma companhia. Esse senso de pertencimento e também de desafio é essencial”, conta.

A companhia espera medir como o projeto impactou a satisfação e felicidade dos colaboradores, além do senso de integração. “Ainda é cedo para colher resultados mensuráveis porque já tínhamos feito uma pesquisa de clima. Mas a próxima pesquisa, durante a vigência do programa, certamente vai indicar avanços nessas questões. De maneira informal, já percebemos no dia a dia a satisfação das pessoas”, pontua Andresa.

Segundo ela, os gestores e líderes de cada área também estão engajados para incentivar seus times a se engajarem no objetivo de atingir as duas metas. “Eles já têm outras metas que são acompanhadas mensalmente, e agora se comprometeram a colocar nas suas pautas os objetivos do Porto Em Ação”, completa. 

Sobre a necessidade de trabalhar a frustração entre os profissionais caso a meta não seja atingida e as ações não sejam entregues, ela destaca que clareza e transparência sobre a evolução dos números é fundamental. 

“Caso as metas não sejam alcançadas, os funcionários não vão ser surpreendidos com a notícia. Faz parte do jogo, então vamos trabalhar a animação e a energia para que todos tentem novamente”, finaliza.
 

Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 19 de novembro de 2022 com o título “Porto distribui ações em iniciativa de reconhecimento atrelada a metas”. Atualizado em 21 de agosto de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.
 

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