Liderança baseada em confiança, delegação e responsabilização
Como uma boa gestão permite o crescimento e o desenvolvimento dos profissionais
Por Guilherme Cavalieri
Conselheiro de Empresas com mais de 37 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos em empresas multinacionais e nacionais, foi Conselheiro da Associação Brasileira de RH (ABRH-SP) e presidente no período de 2019 a 2021.
7 de Novembro de 2024
Leitura de 3 min
Esse é um estilo de liderança no qual eu realmente acredito. Entendo que a verdadeira liderança está enraizada na confiança e no respeito mútuo. Para mim, ser líder não é sobre controle, mas sobre possibilitar o crescimento e o desenvolvimento das pessoas ao meu redor. Ao longo de minha carreira, tive a oportunidade de trabalhar em organizações de tamanhos, culturas e segmentos diferentes. Independente de onde estivesse, confiava na capacidade da minha equipe de tomar decisões e assumir responsabilidades. Considero que delegar tarefas não é apenas uma questão de eficiência, mas também uma maneira de capacitar cada indivíduo. Trata-se de acreditar nas pessoas.
Índice:
- A diferença entre um líder e um gestor
- Liderar pelo exemplo significa incorporar os valores que desejamos ver refletidos na equipe
A diferença entre um líder e um gestor
Enquanto o gestor está focado em administrar recursos, processos e prazos, o líder olha para o desenvolvimento das pessoas e para a criação de uma visão compartilhada. O gestor gerencia, o líder inspira. Um bom líder vai além da supervisão e da cobrança de resultados; ele fomenta um ambiente de colaboração, criatividade e autonomia. Essa foi a liderança que sempre pratiquei e que está muito mais relacionada a influenciar e motivar do que em monitorar ou controlar.
O poder da liderança reside não apenas em delegar tarefas ou em compartilhar uma visão, mas também em ser um exemplo constante. Percebi ao longo da minha carreira que meus hábitos e atitudes tinham um efeito direto sobre a equipe. A forma como eu lidava com desafios, como tratava os outros e como me posicionava em relação ao trabalho definia o tom da cultura da equipe. Transparência, responsabilidade e proatividade são características que naturalmente se espalham pelo grupo, criando um ciclo de comportamento positivo.
Liderar pelo exemplo significa incorporar os valores que desejamos ver refletidos na equipe
O comprometimento com o crescimento contínuo, a abertura para o feedback e a perseverança diante das adversidades são hábitos que, ao serem adotados pelo líder, tendem a ser replicados por aqueles que o seguem. Isso tudo cria um ambiente diferenciado onde as pessoas se engajam e têm vontade de permanecer. Uma liderança sólida cria uma cultura de responsabilidade coletiva, onde todos entendem seu papel e sua contribuição para o sucesso da equipe.
Acredito que hábitos consistentes são a base da liderança de longo prazo. Pequenas ações diárias – como ouvir ativamente, apoiar a autonomia da equipe e manter uma postura de aprendizagem – formam a base para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Procurei sempre praticar o que pregava e, assim, vieram os resultados com confiança e respeito duradouros.
Acredito que um líder que confia em sua equipe constroi relações mais fortes e resultados mais consistentes, pois o comprometimento das pessoas é muito maior quando sabem que são valorizadas e têm autonomia no trabalho.
Guilherme Cavalieri possui mais de 37 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos em empresas multinacionais e nacionais de médio e grande porte como Unilever, Tritec, Motors, Tam Linhas Aéreas, LG Electronics, Serasa Experian, A.C.Camargo Câncer Center e outras. Foi Conselheiro da Associação Brasileira de RH (ABRH-SP) e presidente no período de 2019 a 2021. Também é sócio-fundador do Instituto Polaris, Conselheiro da Prosper Tech Talent, Instituto Brasil Digital e membro do Comitê de Pessoas do Instituto Jô Clemente (IJC).