Como o RH pode melhorar a Jornada do Colaborador?
Saiba como construir a jornada do colaborador ideal para a sua organização, junto à equipe de RH.
Por Equipe iFood Benefícios
Prezar por boas experiências se tornou algo recorrente em nossas vidas, não é mesmo? Isso não seria diferente ao falar sobre trabalho. Ao entrar em uma empresa, um dos primeiros pontos que dita a experiência é a jornada do colaborador.
Para trazer melhores resultados e boas impressões no mercado de trabalho, o RH passa a ter um papel fundamental em desenvolver uma jornada que esteja alinhada à cultura e aos valores da empresa.
A seguir mostramos como tornar a jornada do colaborador mais potente e positiva. Continue a leitura e confira!
Índice:
- O que é a Jornada do Colaborador?
- As principais etapas da Jornada do Colaborador
- Por que é importante se atentar à Jornada do Colaborador?
- Como melhorar a Jornada do Colaborador?
O que é a Jornada do Colaborador?
A jornada do colaborador é o caminho que o profissional percorre a partir do momento em que se candidata a uma vaga na empresa. Esse “caminho” é definido pela empresa contratante, que realiza ações para que o colaborador se sinta à vontade no novo ambiente de trabalho e aprenda sobre a organização como um todo.
Assim, podemos dizer que é uma estratégia de gestão de pessoas, com o objetivo de aumentar o engajamento e a produtividade das equipes, melhorando os resultados da organização.
As principais etapas da Jornada do Colaborador
Como qualquer tipo de jornada, a jornada do colaborador também é composta por etapas. Confira a seguir quais são.
Atração
Atrair os candidatos é a primeira etapa da jornada do colaborador. Para que seja feita da melhor forma possível, é importante começar com uma boa job description, bem completa, para alcançar os profissionais ideais.
Além disso, é interessante investir na divulgação, para que ela seja atrativa e chegue até as pessoas certas para a posição. É o momento ideal para dar voz à marca, promover a cultura organizacional, falar sobre diversidade e inclusão, plano de carreira e benefícios corporativos oferecidos pela corporação.
Recrutamento e Seleção
O processo de recrutamento e seleção é a etapa em que é feita a triagem dos currículos, entrevistas e avaliações para identificar os melhores talentos para a empresa.
Nesta fase é importante ter o envolvimento tanto do RH quanto da liderança respectiva da vaga em questão. Esse alinhamento é essencial para selecionar o candidato que tenha fit cultural com a empresa e as habilidades necessárias para o cargo. Dessa forma, teremos um colaborador completo e de acordo com os objetivos da empresa.
Contratação
A contratação é a etapa final antes da entrada do colaborador na empresa. Nela o time de RH alinha com o candidato sobre salário, benefícios, horário de trabalho, diretrizes da empresa, data de início e outras questões trabalhistas.
Além disso, também alinha sobre equipamentos tecnológicos, caso o trabalho seja remoto e necessite do envio de máquinas para trabalhar.
Por fim, as partes assinam o contrato de trabalho e começam um novo relacionamento a partir de então.
Integração
A chegada de um novo colaborador exige atenção das equipes para um bom acolhimento e treinamento sobre seu universo corporativo. É importante que o colaborador se adapte à cultura, aos processos e às políticas da empresa.
Para tornar esse momento mais proveitoso, o RH precisa desenvolver um processo de onboarding, com vários momentos de integração ao longo dos primeiros meses ou semanas. Aos poucos o novo colaborador conhecerá as lideranças, as equipes e terá mais informações sobre o negócio e o dia a dia da empresa.
Outro ponto é que o onboarding também é o momento de praticar o employer branding e o employee experience. Dentro disso, muitas coisas podem ser feitas, como entrega de kit de boas vindas, divulgação nos canais internos e externos sobre a nova contratação, e mais.
Desenvolvimento e Treinamento
A fase inicial do colaborador na empresa geralmente é pautada em aprender e se desenvolver gradativamente. Para isso, é importante que a organização ofereça meios para isso, como mentorias, treinamentos formais, cursos, programas de capacitação, palestras, materiais de estudo, entre outros.
A equipe de recursos humanos pode ministrar treinamentos ou organizar com outras equipes momentos de aprendizado. Por exemplo: a equipe de TI pode ensinar os colaboradores a utilizarem determinadas ferramentas e softwares importantes para a rotina de trabalho.
Avaliação de Desempenho
Após certo tempo de empresa, é essencial que os colaboradores passem por um período de avaliação de desempenho. Através dela será possível medir o crescimento e o desenvolvimento de habilidades de cada colaborador.
A partir disso, a liderança e o RH disponibilizará feedbacks para identificar pontos fortes e a melhorar, definindo metas junto aos colaboradores para seu crescimento profissional.
Reconhecimento
Um dos principais papéis do RH é elaborar estratégias de engajamento e endomarketing. Para aumentar a satisfação do colaborador, é interessante realizar programas de reconhecimento pelas entregas e resultados.
Assim, a empresa pode oferecer recompensas e incentivos para agradecer o profissional pelo bom trabalho. Dessa forma, isso pode vir através de bônus, promoções, aumentos salariais, benefícios adicionais, brindes e mais. Tudo isso ajuda a motivar e reter talentos.
Plano de Carreira
O plano de carreira é um dos itens mais buscados pelos profissionais no mercado. Isso porque mostra uma preocupação da empresa em desenvolver seus colaboradores, visando seu crescimento e avanço dentro da organização.
Portanto, a partir de um certo tempo na empresa, o RH já pode aplicar o plano de carreira e mostrar os caminhos, como uma carreira em Y ou uma carreira em W.
Por que é importante se atentar à Jornada do Colaborador?
A jornada do colaborador tem um impacto direto no engajamento e na produtividade dos colaboradores. Através dela os profissionais passam a se sentir pertencentes à empresa e importantes para os resultados do dia a dia. Tudo isso contribui para a manutenção do clima organizacional, deixando-o positivo.
É também importante para valorizar a marca empregadora, melhorando a reputação e relevância da empresa frente ao mercado, aumentando sua competitividade. O employer branding é essencial para atrair e reter os melhores talentos.
Por fim, também eleva o senso de responsabilidade e trabalho em equipe, facilitando as trocas diária de informações e a união para a entrega de melhores resultados e soluções inovadoras.
Como melhorar a Jornada do Colaborador?
Afinal, como o RH pode atuar para melhorar a jornada do colaborador e torná-la ainda mais potente? Confira a seguir algumas dicas!
Mapear a jornada atual
O primeiro passo é mapear o atual percurso do colaborador dentro da organização e entender se as etapas fazem sentido, se há algo para acrescentar ou retirar.
Nessa etapa é possível fazer benchmarking com outras empresas do mesmo segmento para entender como elas trabalham a jornada e tirar ideias que podem aprimorar esse fluxo.
Por fim, elabore um documento para registrar cada fase e o que deve ser feito em cada uma delas. Além disso, coloque os responsáveis por liderar cada etapa, isso ajuda a tornar todo o processo organizado e fácil de administrar.
Definir metas claras e expectativas
A comunicação é um item fundamental na jornada do colaborador. Portanto, comunique claramente as metas, expectativas e valores da empresa para todos. Assim a empresa alinha desde o início quais são as expectativas e o que é esperado de cada colaborador.
Apostar em uma comunicação transparente é respeitar as relações e investir em um ambiente de trabalho ético.
Criar um ambiente de trabalho positivo
A cultura organizacional é o pilar principal de uma jornada do colaborador coerente com os valores e objetivos da empresa. Dessa forma, é essencial que o RH e a liderança estejam em concordância com isso, estimulando constantemente a colaboração, o respeito mútuo e o apoio entre os colaboradores.
Por meio de um clima positivo será possível desenvolver um ambiente criativo e agradável de se estar.
Estabelecer canais de feedback
O feedback é importante para qualquer relação de trabalho. Através dele é possível alinhar expectativas, entender os pontos positivos e os que ainda necessitam de melhoria, e obter uma orientação de como se desenvolver.
Portanto, crie rodadas de feedback para colaboradores e líderes se avaliarem constantemente. Além disso, crie um canal para envio de feedback para a empresa, de forma anônima, caso alguém queira reportar algo que não gostou ou até mesmo para elogiar.
Promover um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
A saúde mental precisa ser levada em conta e colocada em primeiro lugar. Para que isso aconteça, é preciso evitar a sobrecarga de trabalho e a execução de horas extras frequentemente.
Para otimizar o tempo e a produtividade, busque oferecer flexibilidade de horários, opções de trabalho remoto e políticas de licença adequadas quando houver necessidade. Esse conjunto de ações ajuda a tornar o trabalho mais leve e saudável.
Fomentar o desenvolvimento de liderança
A liderança é a principal referência para os colaboradores, pois é quem orienta e está junto deles no dia a dia. Por isso, desenvolver líderes é essencial para que eles realmente estejam adequados e alinhados ao seu cargo.
Além das hard skills, que geralmente são fortes nos profissionais que ocupam cargos de liderança, as soft skills são essenciais para que eles consigam ter bons relacionamentos. Portanto, o RH pode elaborar treinamentos e mentorias que foque nessas habilidades de relacionamento interpessoal.
Avaliar e ajustar regularmente
A jornada do colaborador é um projeto vivo e que precisa ser revisitado constantemente. Diante disso, realizar estimativas periódicas para identificar áreas de melhoria e fazer ajustes necessários é essencial para tornar a jornada ainda mais forte ao longo do tempo.
Além disso, acompanhar as novidades do mercado também pode ajudar a inovar e estar alinhado com as práticas das demais empresas.
Oferecer bons benefícios
Os benefícios corporativos certamente fazem a diferença na jornada do colaborador e a criatividade é livre quando falamos deles.
Sendo uma excelente ferramenta para reter talentos e fortalecer o employer branding, aqui vão algumas dicas de como aproveitar os benefícios da melhor forma:
- oferecer VA e VR para que os colaboradores se alimentem bem e tenham maior bem-estar no trabalho;
- inserir bônus e premiações de reconhecimento através de saldo livre no cartão de benefícios;
- oferecer o benefício de auxílio cultura para incentivar a ida dos colaboradores a cinemas, teatros, museus e exposições;
- ter o benefício de auxílio educação, para fomentar o desenvolvimento técnico dos profissionais.
São muitas opções, não é mesmo? Através do iFood Benefícios a sua empresa consegue executar todas elas e muito mais!
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