Grupo Cataratas fortalece marca empregadora com feira para jovens

Com duas edições, empresa quadruplicou o número de candidatos nos processos seletivos e impulsionou contratações em 11 setores

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

29 de Setembro de 2025

Leitura de 3 min

A área de Atração e Seleção de Pessoas do Grupo Cataratas, responsável pela gestão e operação de parques e atrações turísticas como o Corcovado e as Cataratas do Iguaçu, identificou que muitos candidatos desconheciam sua atuação no ecoturismo. Como resultado, o interesse pelas vagas era baixo, e os jovens atraídos demonstravam pouco engajamento.

“Eles chegavam no processo seletivo sem entender bem o que a gente faz. Somente após conhecerem melhor nossos produtos é que demonstravam maior entusiasmo”, conta Jefferson Yan, líder de RH do Grupo Cataratas. 

Diante desse desafio, no final de 2022, a empresa concluiu que precisava desenvolver uma solução que conversasse mais com os jovens, atraísse mais candidatos e divulgasse com mais eficiência sua marca empregadora. 

Índice:

O caminho

No início do ano seguinte, o Grupo Cataratas desenvolveu a Feira Primeiro Passo, criada para aproximar pessoas em início de carreira ou em busca de recolocação do universo da empresa.

A feira foi organizada em parceria com outras dez empresas, como L’Oréal e Amoedo, que também puderam promover suas marcas e atrair candidatos. A primeira edição aconteceu em outubro de 2023, no BioParque do Rio de Janeiro, e divulgou mais de cinco mil vagas ao longo de um dia inteiro.

Além da oferta de emprego, a feira promoveu oficinas e palestras sobre como organizar currículos e se preparar para entrevistas. Também ofereceu atividades na área de bem-estar, desde sessões de massagem, cortes de cabelo, campanha de vacinação, até outros serviços médicos em parceria com a Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro. 

“Foi ainda uma oportunidade para colocarmos em prática o pilar de responsabilidade social da empresa. No nosso estande, oferecemos aos jovens sem acesso frequente à internet a chance de criar seus currículos e se candidatarem às vagas que desejavam," conta Yan.

A edição seguinte, em outubro de 2024, foi ainda maior e contou com a parceria de mais 30 empresas. 

Resultados

A primeira edição da feira superou as expectativas ao atrair 10 mil participantes, muito acima das duas mil previstas pelo Grupo Cataratas. Na segunda, o evento recebeu mais de 15 mil pessoas. A iniciativa teve um impacto significativo, quadruplicando o número de candidatos nos processos seletivos da empresa. Apenas na segunda edição, mais de seis mil currículos foram cadastrados

Além disso, mais de 100 profissionais contratados pelo Grupo Cataratas após as feiras relataram que conheceram a empresa e descobriram as vagas por meio do evento. Ao todo, 11 setores foram beneficiados pela iniciativa, incluindo as áreas de operação, atendimento e financeiro.

A ampla visibilidade do evento garantiu espaço na imprensa, com cobertura ao vivo por grandes emissoras de TV. As reportagens destacaram, inclusive, histórias de jovens que conseguiram emprego durante a feira.

“Para as próximas edições, pretendemos incluir atrações culturais e parcerias com instituições dessa área no Rio de Janeiro. Também planejamos realizar uma edição extra fora do Rio, em Foz de Iguaçu”, comenta Yan. 

 

Conteúdo inédito da Think Work Lab para o Acrescenta, do iFood Benefícios. Em breve, também disponível no Think Work Lab, na área exclusiva para assinantes.

 

Diversidade e inclusão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Mais sobre: Diversidade e inclusão