Assistente Administrativo: o que faz e quanto ganha?

Sabia que a alimentação pode melhorar seu rendimento no dia a dia? Conheça 7 alimentos para ter mais produtividade no trabalho!
11 de Junho de 2024
Leitura de 7 min
Você já sentiu a produtividade no trabalho diminuir após o almoço? Caso a resposta seja afirmativa, esse pode ser um dos indícios de que a sua alimentação pode estar prejudicando o seu desempenho profissional.
Com a adoção cada vez maior do home office, manter uma constante e alta produtividade no trabalho se tornou um grande desafio para muitos colaboradores. Mas, ao mesmo tempo, garantir a melhor eficiência no ambiente laboral é extremamente importante para alcançar bons resultados na equipe e ter um impacto positivo na empresa como um todo.
Nesse sentido, uma alimentação balanceada é uma aliada indispensável nessa jornada. Alimentos muito gordurosos ou comida em excesso, por exemplo, podem causar indisposição durante o dia de trabalho e fazer com que o rendimento caia.
Pensando nisso, ao longo deste artigo, você saberá com mais detalhes o que é produtividade no trabalho, além de conhecer 7 alimentos poderosos para estimulá-la. Acompanhe a leitura e aproveite todas as dicas!
Índice:
Afinal, o que é produtividade no trabalho? Em linhas gerais, a produtividade é a relação entre a produção de produtos ou realização de serviços e os recursos necessários para obter esse resultado. Assim, em uma padaria, por exemplo, a produtividade será a relação entre a quantidade de pães produzidos em determinado tempo.
Isso significa que, para uma equipe ser considerada produtiva, ela precisa executar mais atividades usando, de forma consciente, a menor quantidade de tempo ou outros recursos possíveis. Isso sem perder a qualidade do seu trabalho, considerando os objetivos e as metas da organização.
Principalmente no ambiente corporativo, os indicadores-chave de performance, também conhecidos como KPIs, são as métricas utilizadas para medir a produtividade e o desempenho das equipes.
A motivação e a satisfação dos colaboradores na empresa estão relacionadas à produtividade, já que pessoas mais felizes são mais produtivas. Esses fatores auxiliam na retenção de talentos, no potencial crescimento desses profissionais no ambiente de trabalho e no atingimento das metas da empresa.
Algumas das vantagens de se ter uma boa produtividade no interior das organizações são:
Para chegar a um mesmo resultado de trabalho, menos recursos são necessários. Isso potencializa os ganhos da empresa e, consequentemente, a motivação para executar cada vez mais e melhor.
Com a economia de recursos, os custos também são reduzidos de forma similar, considerando o tempo, a mão de obra, todos os custos pessoais, entre outros.
Uma operação mais produtiva trabalha com mais eficiência. Utilizando os recursos de forma consciente e estratégica, os resultados são extremamente positivos para a empresa.
No mercado de trabalho, empresas com equipes produtivas e motivadas se tornam mais reconhecidas. Esse é um grande e importante diferencial para o posicionamento da empresa no mundo corporativo.
Além de todas as outras vantagens, a produtividade na operação chama a atenção de novos talentos de alta performance em busca de desafios, possibilitando o crescimento no quadro de colaboradores sem perder a qualidade.
Estar em um ambiente estressante e desorganizado são alguns dos fatores que podem impedir ou diminuir a produtividade no trabalho, interferindo negativamente na rotina dos colaboradores.
No entanto, além desses aspectos, existem outros que fazem os times perderem a sua eficiência na execução das atividades. São eles:
A alta pressão por metas irreais pode resultar em maior desgaste, estresse, desmotivação e cansaço dos colaboradores.
Objetivos calculados de forma equivocada pelos gestores também causam um sentimento de frustração do profissional por não conseguir atingir aquela marca tão importante para a sua equipe.
A concentração, foco e disposição ficam bastante comprometidos com a falta de sono ou sono desregulado. Por isso, acompanhar e analisar a qualidade do sono dos colaboradores são atitudes essenciais para promover maior conscientização sobre o tema.
Poucas horas de sono fazem com que o corpo e o cérebro não tenham energia suficiente para manter em dia a eficiência das atividades, o que pode impedir ou diminuir a produtividade no trabalho.
Equipes desorganizadas podem influenciar negativamente em toda a área e, em casos mais extremos, em toda a empresa. Quando o tempo de trabalho é bem administrado, as atividades fluem de forma mais ágil e eficiente.
Assim, ter uma organização efetiva durante o expediente é essencial para aumentar a produtividade.
Uma alimentação desbalanceada pode ser muito prejudicial. Uma alimentação saudável e balanceada, por sua vez, melhora a saúde do cérebro, ajudando na concentração, bom humor, motivação, produtividade e capacidade cognitiva. Ela auxilia na redução dos sintomas de cansaço, ansiedade, estresse e outros problemas que alteram a rotina das pessoas.
Tendo isso em vista, vamos falar, a partir de agora, sobre os alimentos que realmente ajudam na produtividade no trabalho e devem ser considerados na dieta. Confira!
Alguns alimentos são ricos em vitaminas e compostos que auxiliam no funcionamento do cérebro, melhorando a concentração, o foco e, por consequência, a produtividade no trabalho.
A seguir, conheça 7 alimentos que podem te ajudar nesse sentido e já anote para começar a incluí-los em sua rotina.
Pesquisas realizadas ao redor de todo o mundo indicam que a ingestão de quatro a cinco xícaras de café, diariamente, está relacionada à redução das taxas de mortalidade. Isso equivale a, aproximadamente, 400 miligramas de cafeína, que atua no corpo como antioxidante, estimulando a mente a trabalhar com mais eficiência.
Contudo, a quantidade deve ser respeitada para não causar prejuízos ao corpo com o passar do tempo.
Além de aumentar a felicidade das pessoas, o chocolate amargo pode ajudar a melhorar a performance e a produtividade no trabalho, por conta dos seus nutrientes e compostos bioativos.
O consumo de chocolate amargo com 85% de cacau melhora o humor em adultos saudáveis, de acordo com um estudo controlado, auxiliando no bem-estar e na qualidade de vida.
Rico em inúmeras vitaminas e fonte de ômega 3, o peixe oferece diversos benefícios para quem o consome. Contribuições para o foco, disposição e concentração são alguns deles.
Salmão, atum e sardinha, por exemplo, são os peixes mais consumidos e podem contribuir para o bom funcionamento do corpo e da mente.
As frutas são essenciais em uma dieta pela quantidade de vitaminas e pontos positivos. Dentre elas, quando pensamos em produtividade no trabalho, a principal fruta para ajudar os colaboradores a exercerem melhor as suas atividades é a banana.
Fonte de vitaminas A, C e D, além de ferro, potássio, cálcio e magnésio, a banana é uma grande aliada para melhorar a digestão dos alimentos, bem como promover uma melhora na concentração no ambiente de trabalho.
O tomate é um alimento perfeito para ajudar a prevenir o estresse oxidativo, pois ele é um antioxidante. Ele contribui para a saúde do cérebro e ossos como um todo, podendo ser consumido para a manutenção do bem-estar do corpo.
Legumes como o brócolis e a couve-flor são ótimas fontes de potássio e vitamina B. Esses nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro, mantendo-o ativo e pronto para novas atividades de trabalho.
Essas frutas, assim como alguns outros alimentos da lista exposta nos itens anteriores, têm ação antioxidante no corpo, fortalecendo, principalmente, as conexões do cérebro e ajudando na produtividade dos colaboradores durante o trabalho.
Na série de frutas vermelhas, estão: morango, framboesa, amoras, mirtilos e muitas outras que são ricas em vitamina C e ácido elágico, responsável pela antioxidação. Por isso, que tal incluí-las em sua dieta e começar a sentir os resultados?
Gostou? Então, não deixe de continuar aprendendo: complemente a leitura deste texto, conferindo o artigo em que falamos mais sobre a metodologia 5s e a sua contribuição para o aumento da produtividade nas empresas.
E, agora que você já sabe todos os alimentos que estimulam a produtividade no trabalho, nada melhor do que um vale-alimentação para comprar todos eles, não é mesmo?