sab | Human Resources 2025: A Jornada do RH: da reação à proação

Confira como um bom gestor de RH pode se capacitar e desenvolver habilidades específicas
9 de Dezembro de 2024
Leitura de 4 min
No cenário corporativo moderno, o papel do gestor de Recursos Humanos (RH) vai muito além da administração de pessoas. Ele se torna um elemento estratégico na construção de equipes engajadas, na promoção de uma cultura organizacional saudável e na condução das empresas rumo ao sucesso. Mas como, exatamente, alguém pode se tornar um gestor de RH eficaz? Quais competências são necessárias para lidar com as demandas do cargo?
Hoje, neste artigo, vamos explorar os passos práticos para iniciar e desenvolver uma carreira nessa área, além de tirar suas dúvidas sobre os cursos e habilidades necessárias para se desenvolver como um gestor de RH. Confira!
Índice:
Existem diferentes caminhos quando falamos de estudos para quem quer se tornar gestor de RH, incluindo faculdades, cursos tecnólogos e até mesmo pós-graduações, e mestrados. Apresentamos alguns deles a seguir.
Essa formação proporciona aos profissionais uma base ampla em várias áreas relacionadas à gestão de negócios, como recursos humanos, administração organizacional, entre outras. No entanto, devido ao caráter generalista do curso de Administração, muitos especialistas em RH precisam buscar pós-graduações ou cursos complementares para aprofundar seus conhecimentos em aspectos mais específicos do setor.
A graduação em Psicologia também é uma alternativa para quem pretende ser gestor de RH, especialmente porque uma das principais funções desse setor é conduzir processos de recrutamento e seleção de funcionários. Com essa formação, o psicólogo pode aplicar seus conhecimentos para avaliar traços de personalidade dos candidatos, contribuindo para decisões mais assertivas nas contratações.
Frequentemente, o RH assume a responsabilidade pela produção de materiais informativos, como newsletters e jornais corporativos, criando oportunidades para que especialistas em comunicação contribuam nessa área.
Se você optar por uma das faculdades que mencionamos, a duração é de 8 a 10 semestres. Já se preferir fazer um curso tecnólogo, irá encontrar opções de em média 2 anos. Já se for formado e quiser fazer uma especialização na área, o tempo mínimo costuma ser de 18 meses.
Embora o curso de Recursos Humanos não seja voltado para as ciências exatas, a matemática desempenha um papel relevante tanto na grade curricular quanto na prática profissional. Ela é fundamental para a análise de dados e a tomada de decisões, ajudando a resolver questões administrativas, contábeis e jurídicas.
Ferramentas como o cálculo de turnover são amplamente utilizadas para avaliar o desempenho dos colaboradores e testar cenários estratégicos, tornando a matemática um importante instrumento para um gestor de RH.
Como você já viu, existem vários caminhos acadêmicos a seguir para ser um gestor de RH, mas algumas habilidades nessa jornada são indispensáveis para se destacar no mercado:
Os salários na área de gestão de recursos humanos costumam variar, em média, entre R$1.486,19 e R$6.132,00, conforme o nível de experiência do profissional e o porte da empresa. Mas é possível se deparar com diferentes valores, conforme a carreira do gestor de RH for evoluindo.
Conforme a 15ª edição do Guia Salarial da Robert Half, quatro áreas de Recursos Humanos estão entre as mais valorizadas: Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção, Administração de Remuneração e Business Partner, sendo as duas últimas associadas a cargos de maior senioridade.
Esperamos ter te ajudado a entender melhor sobre o trabalho do gestor de RH! Navegue pelo Acrescenta e leia mais artigos sobre Gestão de Pessoas. Além disso, não deixe de conferir como iFood Benefícios pode oferecer benefícios para diferentes empresas!