Confira as 5 etapas para implementar o funil de recrutamento
Está em busca de uma contratação mais ágil? Saiba como o funil de recrutamento pode te ajudar e quais são as vantagens de implementá-lo!
Por Equipe iFood Benefícios
Contratar um novo profissional para a sua empresa, muitas vezes, pode não ser uma tarefa fácil. Para encontrar a pessoa ideal, é necessário realizar várias etapas fundamentais. Nesse sentido, uma maneira de facilitar o processo de contratação é implementar o funil de recrutamento.
Nesse modelo de seleção, são medidas não só as competências técnicas, mas também a tendência comportamental dos profissionais. Assim, é possível fazer um recrutamento assertivo, ajudando na estabilidade cultural, receita e crescimento da empresa.
Ao longo deste artigo, você vai saber um pouco mais sobre o que é funil de recrutamento, quais são as suas 5 etapas, bem como as vantagens de implementá-lo. Confira!
Índice:
- O que é funil de recrutamento?
- Etapas para contratar através do funil de recrutamento
- Vantagens de utilizar o funil de recrutamento
- A importância do perfil comportamental e desenho de cargo
O que é funil de recrutamento?
O funil de recrutamento funciona como uma espécie de guia, sendo o seu principal objetivo ajudar a área de Recursos Humanos a compreender, de forma macro, as etapas de recrutamento e seleção de novos profissionais, proporcionando uma visibilidade do processo seletivo como um todo.
Com o funil de recrutamento, portanto, é possível ter uma representação gráfica de todas as etapas presentes no processo de seleção de pessoas, desde a aplicação de um candidato a uma determinada vaga até o encerramento dela.
A partir disso, fica muito mais fácil de fazer a análise da base de candidatos, já que o funil de recrutamento possibilita a triagem em cada uma das etapas e, consequentemente, mais clareza para atingir os resultados esperados.
Mas quais são essas etapas de recrutamento e seleção? Continue a leitura e descubra, a seguir, as características de cada uma delas!
Etapas para contratar através do funil de recrutamento
O processo de recrutamento e seleção de profissionais precisa ser feito independentemente da vaga disponível, já que ajuda a diminuir a rotação de colaboradores. No entanto, é importante saber que o funil não possui uma estrutura fixa, podendo variar de acordo com a complexidade da vaga. Porém, de modo geral, um funil de recrutamento clássico para você seguir e implementar em sua empresa possui 5 etapas principais. São elas:
Etapa 1: Atração
O primeiro passo é atrair os profissionais ideais, por meio de um job description detalhado e informações essenciais. Nesta etapa, é importante saber as características dos candidatos, a fim de entender qual é o melhor tipo de abordagem.
Caso muitas pessoas estiverem acessando ou recomendando a vaga, mas poucas estejam se candidatando, significa que algo precisa ser alterado. Nesses momentos, é importante analisar a linguagem abordada, se as informações estão completas e atrativas e se o meio de divulgação é o ideal.
Etapa 2: Conversão
Na hora de converter os candidatos para possíveis integrantes do time, é preciso realizar uma triagem e análise dos currículos. Para isso, primeiramente, a empresa precisa já ter decidido os requisitos que ela considera indispensáveis para a vaga.
Assim, a triagem na etapa de análise técnica ficará mais fácil de ser concluída. Logo após, é o momento de realizar a análise comportamental. Essa etapa será discutida ao final deste artigo para você ter uma melhor compreensão e detalhamento.
É importante lembrar, também, que a análise do currículo depende muito da vaga em questão. Se for uma vaga para designer sênior, por exemplo, a experiência constatada no CV vai contar mais. Porém, se for para designer júnior, o fit cultural é mais relevante.
Etapa 3: Método de avaliação
O terceiro passo para o processo de seleção de pessoas é a entrevista. Aqui, o ideal é escolher um modelo em que os candidatos se sintam mais à vontade. Caso fiquem muito nervosos com a abordagem, eles provavelmente não se abrirão o suficiente para que você os conheça.
É por isso que há diversos tipos de entrevistas, como, por exemplo, os testes de habilidade, dinâmicas em grupo, análise de fit cultural e a famosa entrevista individual com o líder da área, que vai avaliar o nível técnico e compatibilidade de valores com a empresa.
Você deve escolher a opção que melhor medirá o engajamento, conhecimento e valores do candidato.
Etapa 4: Oferta
A etapa de oferta no funil de recrutamento é o momento em que você conquistará os profissionais. Por isso, ter diversos benefícios corporativos inclusos na política da sua empresa, bem como oferecer uma excelente qualidade no ambiente corporativo são essenciais.
O vale-alimentação, por exemplo, é, muitas vezes, uma obrigação que as empresas precisam oferecer. Porém, você pode se destacar escolhendo um valor mais alto ou um vale diferenciado, como é o caso do vale-alimentação do iFood.
Etapa 5: Contratação e onboarding
Agora que você já cativou seu candidato, analisou bem todas as características e fez sua seleção, chegou o momento de contratar. E a etapa de onboarding fará a nova pessoa se sentir acolhida e aceita na equipe.
Nesse sentido, realizar um tour pelo espaço, demonstrar como funciona o dia a dia, presentear com um kit da empresa, além de se colocar à disposição para ajudar nesse início são algumas formas de realizar o onboarding.
Vantagens de utilizar o funil de recrutamento
O funil de recrutamento precisa fazer parte da rotina da área de Recursos Humanos. Com esse processo incluso, será muito mais fácil realizar um recrutamento assertivo, além de outras vantagens para a sua empresa.
Como algumas das vantagens de se utilizar o funil de recrutamento no processo de seleção de pessoas, podemos mencionar:
Redução de gastos
Uma má contratação resulta em muitos gastos. Além disso, dependendo do tamanho da empresa, pode comprometer seriamente os seus resultados futuros.
Assim, operando o funil de recrutamento com eficácia, você poupará erros e novas aberturas de processos seletivos. Por isso, é primordial realizar as etapas de recrutamento e seleção para encontrar o profissional ideal para a vaga e a empresa, evitando trâmites mais onerosos.
Fortalecimento do employer branding
Segundo um estudo da Jobvite, a imagem da empresa é um dos principais critérios que os profissionais avaliam para se candidatar a uma vaga.
Desse modo, com esse tipo de processo implementado na seleção de novas contratações, o employer branding será fortalecido, retendo os talentos da sua empresa.
Contratação mais assertiva
O recrutamento assertivo é a principal vantagem do funil, pois é ele quem gera todos os demais benefícios. Acertando no profissional, você terá a chance de mantê-lo na empresa durante muito tempo e até implementar um plano de carreira ao longo de sua trajetória.
Monitoramento de métricas
Uma outra vantagem da implementação do funil de recrutamento nas empresas é a possibilidade de monitorar as métricas, que poderão nortear ações e decisões futuras. Algumas das métricas mais comuns de serem analisadas são:
- Número de pessoas que visualizaram uma determinada vaga;
- Número de pessoas inscritas;
- Percentual de pessoas entrevistadas;
- Comparação entre o número de pessoas qualificadas para entrevistas finais e a quantidade de candidatos inscritos.
Com essas análises, você terá uma visão mais panorâmica a respeito dos pontos fracos, além de saber em qual etapa do funil precisará colocar mais foco para melhorar o processo.
A importância do perfil comportamental e desenho de cargo
De acordo com as características da segunda etapa do funil de recrutamento, é muito importante realizar o perfil comportamental na hora de converter candidatos para a entrevista. Segundo dados de 2018 de uma pesquisa realizada pela Page Personnel, 9 em cada 10 demissões acontecem por questões comportamentais.
Por isso, antes mesmo de fazer a análise comportamental dos candidatos, é necessário entender a sua equipe, ou seja, ver quais são as características que se encaixam no grupo e como receberão a nova pessoa contratada.
Assim, entenda se é preciso alguém que tenha o mesmo padrão que os outros integrantes da equipe ou uma pessoa com novas características. Dessa maneira, você saberá o que procurar no novo colaborador, a fim de manter a cultura organizacional da sua empresa qualificada.
Já o desenho do cargo deve levar em consideração as características que o candidato deve ter para realizar as tarefas da vaga com excelência. E, para isso, a empresa precisa entender bem o que aquele cargo exige, para saber quem selecionar na hora de realizar o funil de recrutamento.
Essa etapa é primordial para diminuir os índices de turnover, que prejudicam muito a imagem, cultura e ambiente da empresa. É por isso que o funil de recrutamento das análises comportamentais e o desenho da vaga são tão necessários.
Implementando os melhores benefícios na sua empresa, a valorização da oferta sobre a vaga de trabalho e o fortalecimento do employer branding aumentarão! Então, não deixe de conferir quais vantagens o iFood oferece para você gerar ainda mais sorrisos no ambiente corporativo, descomplicando cada vez mais a vida das pessoas. Se quiser saber mais sobre, clique aqui!