Confira como foi o Mastering HR Rewards, evento da EBDI
Imersão exclusiva sobre remuneração e benefícios teve três dias de muitos insights e conteúdo
Por Equipe iFood Benefícios
Essa semana, de 12 a 14 de junho, aconteceu o Mastering HR Rewards, organizado pela EBDI, referência em negócios no Brasil. A imersão exclusiva trouxe como temática “A nova era dos benefícios corporativos: foco no bem-estar das pessoas” e o iFood Benefícios não poderia ficar de fora.
Nessa 10ª edição do evento, pudemos ter uma visão abrangente que ajudou RH e empresas na construção de estratégias de remuneração e benefícios alinhadas às demandas do futuro do trabalho, pauta quentíssima em todos os debates dos três dias. Confira alguns dos principais temas discutidos no Mastering:
- Repensar a remuneração e benefícios rumo ao futuro do trabalho;
- O ser humano no centro dos negócios;
- Soluções tecnológicas a favor do RH;
- O futuro do trabalho: tendências e desafios.
Confira a seguir um pouco do que rolou de mais importante durante o evento:
Índice:
- Benefícios alinhados à organização
- Individualização dos benefícios
- Apostas na inovação e tecnologia
- Futuro do trabalho
- O poder dos dados
- O que mais rolou
Benefícios alinhados à organização
Para estrear o evento, Tatiana Gabarron, Org Design e Rewards da Raízen, apresentou a palestra “A importância da adaptabilidade e resiliência das estruturas de remuneração em um mercado em constante mudança”.
Contextualizando como é possível trazer um pacote de remuneração e benefícios cada vez mais alinhado a sua organização, ela fez um paralelo entre alguns fatores:
- Estratégias: devem ser cada vez mais simples e ágeis, com senso de propósito para atingir resultados mais assertivos
- Estrutura organizacional: a serviço das estratégias faladas acima e do modelo de negócio, proporcionando uma comunicação efetiva para a tomada de decisão
- Processos: fluxos de trabalho, sistemas e procedimentos bem estruturados permitem que a organização defina suas estratégias de forma mais efetiva, promovendo operações cada vez mais eficientes
Nessa engrenagem, entram os benefícios, alinhados às estratégias e valores da empresa, sendo um habilitador da melhor performance das pessoas, outra peça-chave desse quebra-cabeça.
Individualização dos benefícios
Mais tarde, ainda no 1º dia do evento, Tatiana Gabarron voltou ao palco ao lado de Leticia Dias, Diretora de Total Rewards na PepsiCo, para o painel de debates “Como integrar a estratégia de remuneração e benefícios, harmonizando as diferenças regionais em um contexto de transformação global”.
Fazendo um contraponto ao tema, salientaram a importância de adequar o pacote de benefícios às especificidades de cada região: “Um profissional estratégico de remuneração e benefícios precisa questionar. Nem sempre é automático harmonizar, pois tem coisas que não faz sentido e precisam ser diferentes para cada um. É preciso desafiar o senso comum”, comentou Leticia.
E, se no passado, era preciso igualar os benefícios devido à escassez de processos, hoje isso não é mais uma prática vista com bons olhos pelo mercado, principalmente com a chegada do modelo remoto durante a pandemia. “Já chega de ter um único pacote para todo mundo, porque é fácil administrar. Isso ficou no passado”, reforçou Tatiana.
As duas ainda falaram sobre a complexidade da legislação no Brasil e como isso pode gerar entraves para multinacionais aplicarem certos tipos de benefícios por aqui. “As estratégias são diferentes no Brasil, que é um dos países mais complexos nesse quesito. É um desafio pensar do global para o local, pois ainda existem vieses de que políticas globais são melhores”, explicou Leticia.
Para completar, Leticia e Tatiana reforçaram a necessidade de estratégias cada vez mais individualizadas que contribuam para a diminuição do turnover e levem mais qualidade de vida ao colaborador: “É preciso aplicar planos de ações individuais que ampliem os fatores de engajamento para propósitos de vida. Como podemos ter os melhores ganhos para os dois lados enquanto essa relação durar?”, questionou.
Apostas na inovação e tecnologia
No dia seguinte, foi a vez de Lilian Kazama, Diretora de Remuneração no iFood, falar na palestra “Avanços tecnológicos e seus impactos nas relações de trabalho”.
Com a aceleração tecnológica dos últimos anos, as relações profissionais precisaram se adaptar, contando com alguns aspectos fundamentais, como diferentes modelos de trabalho, flexibilização e customização, bem-estar e saúde mental como benefícios mútuos e, por fim, maior velocidade, da comunicação à tomada de decisões.
Lilian aposta na inovação, com a inteligência artificial e o fator on demand como propulsores do pacote de remuneração e benefícios, personalizando cada vez mais as compensações. Para ela, a área de dados também é fundamental na construção de um setor cada vez mais ágil e dinâmico, com resultados em tempo real.
Falando em dados, tecnologia e IA, ela apresentou alguns cases do iFood apoiados nesses fatores:
- Avaliação de performance e desempenho mais assertiva e sem vieses
- Ciclo de remuneração mais justo com o uso de algoritmos
- Fala Aí: pesquisa de engajamento que ajuda a promover maior segurança psicológica
- Alli, bot interativa de atendimento em diversas plataformas, que, só em maio de 2023, já respondeu mais de 13 mil dúvidas de foodlovers
Lilian também comentou sobre o lançamento recente do iFood Benefícios: o Acrescenta, o novo Hub de conteúdo da marca, que traz uma curadoria de materiais especializados, com tendências para o RH e tudo o que há de mais atual quando o assunto é gestão, carreira e pessoas.
Para as empresas que estão começando a investir na tecnologia em remuneração e benefícios, Lilian deu a dica: “É preciso enfrentar três desafios: primeiro, o de criar uma cultura aberta à inovação, depois, passar pelo orçamento, procurando alternativas com custo menor e, por último, apostar em uma estrutura de People Tech, ou seja, ter tecnologia de apoio dentro do próprio RH, para implantar com mais velocidade, sem competir com recursos de outras áreas na empresa”.
Para o futuro, a profissional fez duas provocações: a primeira diz respeito ao desenvolvimento de uma série de habilidades para se adaptar às mudanças inovadoras, como pensamento crítico, agilidade e adaptabilidade, colaboração e comunicação, criatividade e inovação. E para completar, questionou: “Já se perguntou o que pode fazer de diferente hoje?”, concluindo que o mundo é de quem vai saber fazer as melhores perguntas para a tecnologia e aproveitar as respostas da melhor forma possível.
Futuro do trabalho
Mauricio Baroca, Total Reward Manager na Unilever, abriu o último dia do evento com a palestra “Futuro do trabalho e Total Reward”, reforçando muitas das provocações dos dias anteriores, como a rápida transformação das carreiras, que modificaram as perspectivas das relações de trabalho.
Mauricio falou sobre as tendências em remuneração e benefícios, citando, por exemplo, a saúde e o bem-estar como pilares estratégicos e fatores de decisão na perspectiva dos colaboradores. Como não poderia deixar de ser, também comentou sobre o poder da inteligência artificial, a cultura da felicidade e como a geração Z pode modificar os modelos de trabalho.
Além disso, comentou sobre os principais desafios enfrentados no setor, como legislação e regulamentações, e gerenciamento de custo. Mauricio ainda reforçou a importância da aplicação de skills do futuro: “É preciso planejar-se para demandar o que ainda não existe. O gap de competências e profissões é real”, finalizou.
O poder dos dados
Depois, foi a vez de Giuliano Neri, Diretor de Planejamento de Pessoas na Heineken, falar na palestra “Alavancando o poder do analytics para potencializar entregas: uma jornada de transformação e eficiência”, fazendo uma provocação importante: “Quanto maior o tamanho da empresa, mais distantes costumamos ficar do negócio, mas é importante ter esse olhar de se aproximar dele para melhorá-lo”.
O diretor reforçou a importância da participação da liderança nessa aproximação: “Bem-estar e felicidade no trabalho dos times é uma responsabilidade primária da liderança”. Depois, mostrou o case e desafio da Heineken, que em 2022 tinha um turnover alto. Com a ajuda de People Analytics e de análises preditivas focadas em todas as áreas do negócio, foi possível analisar uma série de indicadores relevantes, que contribuíram para a implementação de ações, reduzindo a rotatividade na companhia em 91%.
Cada indicador também foi fundamental para movimentar a área de governança e levar a planos de ações efetivas nas áreas de diversidade, equidade e inclusão, aumentando, por exemplo, o número de colaboradores pretos e pardos, de pessoas com deficiência e de mulheres na liderança. Com o cruzamento dos dados obtidos, foi possível melhorar os níveis de absenteísmo, além de obter valiosos insights para saúde e segurança dos colaboradores. “Aprendemos a não ficar apenas questionando os números, mas movimentar áreas e fazer ações com base nesses dados”, completou Giuliano.
O que mais rolou
Outros profissionais de grandes companhias, como Gerdau, Hotmart, Neon e Bayer, também falaram ao longo do evento sobre temas importantes para a evolução do setor de remuneração e benefícios nas empresas. Transparência e flexibilização para engajamento e performance, práticas de remuneração que promovem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, jornada da felicidade, capacitação de lideranças, semana de quatro dias de trabalho e muitos outros assuntos foram pautas dessa imersão que chegou para somar no setor de remuneração e benefícios.
E além de acompanhar todas as palestras, debates e paineis, também podemos mostrar um pouco do produto que exemplifica muito do que foi falado durante o evento: iFood Benefícios é um vale flexível que permite ao colaborador transferir saldos entre categorias e usar o valor em mais de 4 milhões de estabelecimentos por aí, além de aproveitar o Clube iFood e diversas outras vantagens. Com iFood Benefícios, o seu time tem mais liberdade para adequar o saldo conforme sua rotina e necessidades - e tudo como manda a lei!
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Equipe iFood Benefícios
14 de Junho de 2024
Leitura de 9 min