Como acessar o e-CAC, o portal do Imposto de Renda?

Este portal do governo permite que você confira as informações que precisa sobre o Imposto de Renda de forma prática e rápida

3 de Fevereiro de 2025

Leitura de 4 min

Os contribuintes que desejam verificar sua situação fiscal podem utilizar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). A plataforma foi criada para oferecer um acesso unificado, garantindo mais segurança e facilidade na realização de consultas e declarações

Entre as funcionalidades disponíveis estão a consulta da situação fiscal, a emissão de extratos do histórico de declarações do Imposto de Renda e o agendamento de atendimentos presenciais nos postos da Receita Federal.

O principal propósito do e-CAC é proporcionar um acesso mais rápido e eficiente às informações tributárias, permitindo que os contribuintes resolvam suas demandas sem a necessidade de deslocamentos e filas, já que a maioria dos serviços pode ser realizada online. Veja como você pode acessar o portal!

Índice:

Como acessar o e-CAC em 2025?

acesso ao portal e-CAC é fácil e rápido. O serviço pode ser utilizado com seu login e senha do gov.br. Siga este guia para acessar:

  1. Entre no site: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login.
  2. Insira seu CPF e a senha cadastrada no gov.br para fazer o login.
  3. Autorize o uso dos seus dados pessoais.

Após essa etapa, você será automaticamente redirecionado para a página inicial do e-CAC, onde poderá visualizar e utilizar todos os serviços oferecidos na plataforma.

Não tenho uma conta no gov.br - o que fazer?

Ao criar uma conta no portal gov.br, você terá acesso a diversos serviços digitais do governo utilizando uma única senha. Com essa conta, será possível acessar, por exemplo, os serviços do INSS, a carteira de trabalho digital e o seguro-desemprego. Além disso, ao se cadastrar no gov.br, o governo poderá identificá-lo sempre que precisar utilizar algum serviço público online.

Você pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta. Acesse esse tutorial detalhado, se tiver alguma dificuldade.

Como tirar o extrato do Imposto de Renda 2024?

O extrato do Imposto de Renda (IR) é um documento que apresenta os valores dos benefícios recebidos no ano anterior. Sua solicitação pode ser feita online, com emissão imediata.

Esse extrato é essencial para a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e está disponível para qualquer beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para obter o documento, é necessário apenas o número do CPF.

Como solicitar o extrato:

  1. Acesse o Meu INSS
  2. Informe seu CPF e senha do gov.br
  3. Clique em "Do que você precisa?"
  4. Digite "Extrato de Imposto de Renda"
  5. Selecione o serviço e faça o download do documento

Também é possível realizar a solicitação pelo aplicativo móvelMeu INSS”, disponível na Google Play ou App Store, ou pelo telefone "135". O tempo estimado de espera é de até cinco minutos.

Como saber qual o meu lote do Imposto de Renda 2025?

Para verificar a restituição do Imposto de Renda, após fazer a sua declaração anual do IRPF, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e preencher os seguintes dados: CPF, ano da declaração, data de nascimento e código verificador na seção "Consulta à Restituição".

Na página, estão disponíveis orientações e canais de atendimento, permitindo tanto uma consulta rápida quanto uma análise detalhada da declaração por meio do extrato de processamento, acessível no e-CAC. Caso haja alguma pendência, o contribuinte pode corrigir as informações enviando uma declaração retificadora.

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets, que permite consultar a liberação das restituições do IRPF, incluindo qual o seu lote da restituição, e verificar a situação cadastral do CPF diretamente nas bases do órgão.

Vale lembrar que se a restituição não for resgatada dentro de um ano, será necessário solicitar a devolução pelo Portal e-CAC. Para isso, o contribuinte deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e selecionar "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Conseguiu entender melhor sobre o acesso ao e-CAC? Temos mais artigos sobre Imposto de Renda aqui no Acrescenta. Não deixe de conferir e aproveite para conhecer as vantagens que iFood benefícios oferece!

Legislação

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Últimas publicações

Mais sobre: Legislação