Conta Azul cria poupança para filhos de funcionários

A cada 50 reais investido pelos pais, há uma contrapartida do mesmo valor da empresa. Poupança para filhos aumenta a conexão dos trabalhador...

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Por Think Work

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13 de Dezembro de 2024

Leitura de 4 min

Karin Ramos trabalha na fintech Conta Azul, criada para desenvolver sistemas de gestão online que otimizam processos financeiros de micro e médias empresas, desde 2015. Depois de alguns anos de casa, e já ocupando a cadeira de diretora de recursos humanos, Karin percebeu uma nova tendência.

“O perfil dos funcionários mudou”, ela disse. Antes, a empresa era nova e os empregados também eram muito jovens. Essas pessoas foram ganhando idade e começaram a ter filhos, enteados, a falar do sonho de formar uma família. “Vimos, então, que precisávamos repensar nosso pacote de benefícios. Quando o perfil da empresa muda, mudam os interesses, logo, os benefícios também precisam se adaptar”, conta Karin.

A companhia realizou uma pesquisa de clima e fez perguntas sobre finanças, descobrindo que seus funcionários tinham uma preocupação em economizar para o futuro – e que isso se intensificou durante a pandemia da covid-19.

A área de recursos humanos entendeu a necessidade de falar mais sobre poupança com seus colaboradores, já que muitos estavam buscando uma maneira de começar a investir. 

Essa necessidade, inclusive, é uma característica muito brasileira. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77% das famílias brasileiras estavam endividadas em 2022. Em julho de 2024, o endividamento estava ainda maior, atingindo 78,5% das famílias.

Dados da Serasa de 2021 apontavam que 51% dos pais e mães não investiam em fundos para os filhos, mas gostariam de começar a fazê-lo. Em outubro de 2023, a instituição divulgou a pesquisa "Finanças para os filhos: dinheiro é coisa de adulto?" e descobriu que a situação tinha se agravado: 72% das famílias ainda não faziam nenhum tipo de investimento ou poupança para os filhos.

Índice:

O caminho

Diante desse novo perfil de profissionais, a Conta Azul decidiu fornecer um novo benefício: uma poupança para os filhos dos trabalhadores, administrada pelo aplicativo Pulpa. Criada por ex-funcionários da Conta Azul, a Pulpa incentiva e ajuda as famílias a planejar o futuro das próximas gerações.

Qualquer colaborador com crianças de até 10 anos de idade pode aderir à poupança. A cada 50 reais descontados na folha de pagamento, outros 50 reais são depositados pela empresa na conta criada para o dependente. Assim, são 100 reais por mês destinados ao futuro dos jovens.

Os “Azuis”, como são chamados os que trabalham na Conta Azul, podem ainda convidar familiares e amigos para contribuir, mas não há contrapartida da empresa nesses casos. Se um funcionário deixar o quadro da fintech, a conta da criança continua ativa e os interessados podem manter seus depósitos caso queiram.

Há uma carência de 60 dias. Após esse prazo, o responsável legal pode fazer movimentações, como pedir a portabilidade para outra instituição financeira ou até sacar o dinheiro. 

app também conta com “cápsulas do tempo”, uma funcionalidade para armazenar mensagens de vídeos gravadas pelas famílias, que poderão ser assistidas pelos jovens no futuro. Contudo, se o valor é retirado antes de o dependente completar 18 anos, as cápsulas são perdidas e todas as pessoas que contribuíram com um depósito são notificadas.

“Quando falamos de pacote de benefícios, falamos de experiência, do que eles representam. É muito além do fator financeiro”, destaca Karin. “A Pulpa resumiu nossa ideia de oferecer um benefício que transmite e valoriza a ideia de bem-estar e cuidado. Ele é bem diferente dos oferecidos por outras empresas.”

Os resultados

Imediatamente após o lançamento, em novembro de 2021, 60 funcionários aderiram à poupança para os filhos. Quase um ano depois, eram 70 profissionais participando e 80 crianças beneficiadas. Em 2022, 45% das pessoas elegíveis usavam a Pulpa.

Em pesquisa interna feita após as adesões, 87% dos respondentes disseram ter conversado sobre o app e a poupança para os filhos em casa, com a família, nos últimos três meses. Além disso, 63% falaram com os amigos sobre o projeto. Essa troca de informações indica como uma boa iniciativa pode se espalhar para outras pessoas e organizações – fortalecendo sua marca empregadora.

Karin Ramos, atualmente CHRO da Conta Azul, afirma que a ação foi bem recebida internamente por ser diferenciada. “As pessoas gostam porque tem um fator emocional, envolve os filhos, e isso é um apelo importante, para além da questão financeira”, diz a executiva. “Recebemos feedbacks espontâneos, inclusive porque é um benefício que as pessoas não encontram em empresas por aí afora, e porque é muito simples e sem burocracia”, analisa.

Ela explica que não houve percalços no caminho para implementar a Pulpa, mas que sempre há aprendizados e que podem surgir novidades. “No futuro, podemos, por exemplo, estender o benefício para crianças além dos dez anos de idade, se fizer sentido.”

Em junho de 2024, a Pulpa foi incorporada ao PicPay, mas continua disponível como um dos benefícios dos colaboradores da Conta Azul. 

*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 16 de setembro de 2022 com o título “Conta Azul cria poupança para filhos de funcionários”. Atualizado em 14 de novembro de 2024 para o Acrescenta, de iFood Benefícios.

Cultura Organizacional

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