Programa no Youtube conecta os 3 mil funcionários da Rodobens

Programa Conectados visa engajar seus mais de 3 mil profissionais espalhados pelo país

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

15 de Julho de 2025

Leitura de 4 min

Como garantir que a cultura organizacional alcance todos os funcionários?

Esse já era um desafio para a Rodobens antes mesmo de a pandemia de covid-19 enviar 49% de seus trabalhadores para o home office. Com sede em São José do Rio Preto (SP), mas com equipes espalhadas pelo país, a companhia com mais de 3 mil funcionários sentia a dificuldade de conectá-los, principalmente quando se tratava dos times das revendas.

Para entender melhor: a Rodobens envolve negócios de consórcio, seguros, crédito, leasing e locação. Esse ecossistema é suportado por uma rede de concessionárias próprias de automóveis e veículos comerciais de distintas marcas.

A sensação era de que os funcionários que atuam nas revendas e os gerentes de negócio – que correspondem a 51% do quadro – não se sentiam pertencentes ao grupo. 

“Hoje sabemos que a cultura das montadoras é forte, mas precisávamos criar um equilíbrio. Ou seja, fazer com que esses profissionais também se sentissem parte da Rodobens”, afirma Mônica Berbel, Head de treinamento, desenvolvimento e comunicação interna da empresa.

Isso ficou mais evidente por questionamentos vindos do Diálogo Aberto, um projeto interno em que a diretoria e o presidente respondem perguntas dos colaboradores, além da escuta ativa em integrações, programas de desenvolvimento e pesquisa de clima organizacional realizada em outubro de 2021. A avaliação antecedeu a renovação da marca empregadora, que também definiu novos propósitos e valores da organização. Havia, portanto, o desafio de também compartilhar essa nova identidade.

Até então, a Rodobens usava o e-mail como principal meio de distribuição de informações para os funcionários. Havia também uma revista impressa, enviada para a casa de cada trabalhador. No entanto, a publicação, que começou mensal, passou para semestral devido aos custos. A produção de cerca de 3.300 exemplares chegava a custar aproximadamente 15 mil reais.

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O caminho

A inspiração para o novo modelo de disseminação de notícias da empresa veio das redes sociais. Durante a pandemia, os vídeos se tornaram ainda mais populares para a realização de transmissões ao vivo. 

“Eram formatos até mesmo mais caseiros. Muitas vezes, a pessoa se filmava contando alguma coisa, algo que era de fácil consumo até mesmo pelo celular”, diz Ricardo Muraroto, analista de comunicação. “Foi aí que pensamos que isso facilitaria o envio de novidades por parte dos funcionários das revendas.”

Em fevereiro de 2022, a ideia de um programa nas redes sociais começou a tomar forma. Batizado de Conectados, ele teve seu nome inspirado na revista em papel, Conectas, que deixou de circular.

A área de comunicação interna, ligada ao RH, montou quatro pilotos para serem apresentados um a cada semana. 

A partir de março de 2022, o Conectados passou a ser divulgado na primeira sexta-feira de cada mês, às 9h, com as principais notícias da organização, campanhas, ações e quadros especiais com convidados que falam sobre os negócios e outros temas que impactam os profissionais da Rodobens e fortalecem a cultura organizacional

“Colocamos esse horário fixo para o lançamento de uma nova edição para que se torne um hábito, haja aquela expectativa e passe a fazer parte da nossa cultura”, afirma Mônica.

O projeto tem a mesma premissa de um programa de televisão, mas acompanha os estilos de vídeos utilizados em redes sociais como TikTok e Instagram. A participação de todos é incentivada.

A duração de cada episódio do Conectados é de 20 a 30 minutos e a veiculação acontece no canal da companhia no YouTube. Os vídeos não são listados, o que significa que são compartilhados apenas para consumo interno de quem trabalha na Rodobens. Um link de fácil acesso fica disponível na intranet.

Os resultados

Para gravar alguns dos quadros e editar os vídeos do programa Conectados, a equipe conta com uma produtora que presta serviços para a Rodobens. O custo gira em torno de 10 mil reais, uma economia de 33% em relação à revista impressa.

Depois de pouco mais de um ano no ar, o Conectados já cumpria com o objetivo de manter os funcionários informados e alinhados à cultura organizacional da Rodobens. 

“Em algumas revendas, o pessoal se junta para assistir”, diz Mônica, que destaca a participação dos business partners de RH para trazer novidades de todas as regiões, negócios e revendas e ainda estimular as pessoas a produzirem seus vídeos para o programa de TV. “A cada nova edição, tem mais gente participando, de todos os níveis e cargos da empresa”, comemora.
 

 


Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 16 de abril de 2024 com o título “Rodobens lança programa no Youtube para conectar os mais de 3 mil funcionários”. Atualizado em 12 de junho de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.
 

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